ICTP no Brasil

Por Nathan Berkovits

Em fevereiro de 2012 iniciaram-se as atividades no Brasil do primeiro centro regional do International Centre for Theoretical Physics (ICTP) fora da sua sede em Trieste. O novo centro sul-americano é denominado ICTP South American Institute for Fundamental Research (ICTP-SAIFR) e é uma colaboração entre o ICTP, a Universidade Estadual Paulista (UNESP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O centro está localizado em São Paulo no prédio do Instituto de Física Teórica (IFT)  da UNESP, um instituto com pós-graduação nota 7 de CAPES e uma tradição de mais de 60 anos em física teórica.

O Comitê Diretivo do ICTP-SAIFR inclui os diretores do ICTP (Fernando Quevedo), da UNESP (Julio Cezar Durigan), e da FAPESP (Carlos Brito Cruz), o presidente da Academia Brasileira de Ciências (Jacob Palis), e o representante dos outros países sul-americanos (Juan Maldacena).  O Conselho Científico é formado por dez cientistas renomados com ligações sul-americanas, e é coordenado pelo ex-diretor do Institute for Advanced Studies de Princeton, Peter Goddard.

As metas do ICTP-SAIFR , semelhantes as metas do ICTP em Trieste, são:
1) Conduzir pesquisa nos mais altos padrões internacionais;
2) Organizar escolas, minicursos e workshops para alunos de pos-graduação e pesquisadores;
3) Apoiar pesquisa nos outros países sul-americanos.

Até o momento foram organizadas 8 escolas internacionais em tópicos diferentes de física teórica, além de vários minicursos e workshops. Não há taxa de inscrição e existem recursos financeiros para apoiar alunos de outras cidades e países. Todas as atividades são divulgadas na página do ICTP-SAIFR (http://www.ictp-saifr.org), onde aplicações podem ser feitas online. Propostas para organizar atividades também podem ser feitas nesta página, e as propostas são julgadas anualmente pelo Conselho Cientifico.

O ICTP-SAIFR também dispõe de bolsas da FAPESP para visitantes e pós-doutores, e posições da UNESP para pesquisadores permanentes. Aplicações para todas estas posições são feitas online na página do ICTP-SAIFR. As posições de pequisadores permanentes podem inclusive ser no nível titular, e um Comitê Internacional de Busca foi formado para analisar as aplicações e identificar as sub-áreas em que os concursos seriam abertos.

É consenso que a internacionalização da física no Brasil é necessária para que o país possa dar um salto de qualidade e realizar seu potencial de ser um líder tecnológico e científico. Embora ainda existam muitos obstáculos para a internacionalização, acreditamos que o ICTP-SAIFR seja um passo importante na direção certa.

Para mais informação sobre o ICTP-SAIFR ou para receber boletins trimestrais sobre suas atividades científicas (disponíveis na página do ICTP-SAIFR),  escreva para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

31/10/2013

Nathan Berkovits
Diretor em exercício do ICTP-SAIFR  
Professor titular do IFT-UNESP

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física