Premiados 2012

PRÊMIO PROFESSOR JOSÉ LEITE LOPES DE MELHOR TESE DE DOUTORAMENTO DE 2012

Concorreram ao prêmio dezesseis (16) trabalhos das áreas de Física Teórica e Experimental cujas teses foram defendidas no período de 2011-2012.

Indicações:

A comissão julgadora outorgou o Prêmio de 2012 ao Dr. Alexandre Pereira dos Santos (UFRGS), com a tese intitulada “Estudos em Sistemas Eletrolíticos: Interfaces e Coloides” orientada pelo Prof. Yan Levin, pelo desenvolvimento de uma teoria para eletrólitos próximos de interfaces e para suspensões coloidais carregadas, trazendo um novo entendimento para a série de Hofmeister, que classifica os íons de acordo com seu efeito na solubilidade de proteinas. O mecanismo responsável pela série era desconhecido há mais de 100 anos.

Receberem menções honoríficas:

Dr. William Couto Corrêa de Lima com a tese “Do mecanismo de despertar do vácuo (ou de como fazer o vácuo pesado)”, orientada pelo Prof. Daniel Augusto Turolla Vanzella (USP-São Carlos).

Dr. Bruno de Moura Escher com a tese “Estimação de Parâmetros em Sistemas Quânticos Abertos”, orientada pelo Prof. Dr. Luis Davidovich (UFRJ).

Dr. Jonas Mazeiro com a tese “Quantificação, Dinâmica, Testemunho e Aplicações da Discórdia Quântica”, orientada pelo  Prof.  Roberto Menezes Serra  (UFABC).


PION

Portal SBF de
Divulgação da Física