Maior evento mundial de raios cósmicos chega ao Rio

Trigésima-terceira edição da International Cosmic Ray Conference acontece pela primeira vez na América do Sul a partir de terça-feira, com mais de mil cientistas inscritos.

O mais prestigioso evento científico internacional sobre radiação cósmica começa nesta terça-feira (2), no Rio de Janeiro, trazendo diversas novidades impactantes, que vão das fronteiras do Sistema Solar à investigação da matéria escura. É a primeira vez que a ICRC (International Cosmic Ray Conference) acontece na América do Sul.

Organizado em parceria pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o evento ocorre no Centro de Convenções SulAmérica, até o dia 9 de julho.

Em sua 33ª edição, ele deve reunir mais de mil cientistas, que compartilharão os últimos resultados na área, abordando temas que vão desde o estudo do Sol até os mistérios mais instigantes das profundezas do espaço, como as explosões de raios gama.

TURBULÊNCIA LOCAL

Até agora, as manifestações que estão ocorrendo no Brasil não provocaram desistências, mas exigiram agilidade dos organizadores em tranquilizar os pesquisadores estrangeiros com viagem marcada para o país.

“Fomos questionados por alguns dos inscritos e emitimos uma nota de esclarecimento, garantindo que as manifestações são majoritariamente pacíficas e parte do nosso processo democrático. Acreditamos que haja total segurança para a realização do evento”, afirma Ronald Shellard, vice-presidente da SBF, pesquisador do CBPF e membro do comitê organizador do ICRC-2013. “Quem vê de fora, pela imprensa, tem a impressão de que o país está em chamas, como me disse um colega estrangeiro. Mas isso está longe da verdade”, completa.

CIÊNCIA DE PESO

Entre os resultados mais esperados da conferência estão aqueles que serão apresentados por Samuel Ting, físico americano e vencedor do Nobel em Física em 1976. Ele é o atual líder do experimento AMS (Espectrômetro Magnético Alfa, na sigla em inglês), construído a um custo de US$ 2 bilhões e instalado em maio de 2011 na Estação Espacial Internacional (ISS).

Em estudo recentemente publicado, Ting e seus colegas já apresentaram os resultados iniciais do AMS, que indicam um possível sinal de partículas conectado com o fenômeno de aniquilação de matéria escura. Caso isso se confirme, será a primeira evidência não-gravitacional da existência dessa misteriosa entidade que aparentemente não interage com a matéria convencional por nenhuma outra via.

“Espera-se que Ting apresente na conferência dados preliminares que vão além do trabalho já publicado e podem já conter sinais de confirmação de que se trata mesmo de evidência de matéria escura”, diz Shellard.

Além da apresentação de Ting, a ICRC contará com cerca de 300 palestras científicas, em sessões plenárias e paralelas, além de diversas palestras para o grande público.

FRONTEIRAS DO SISTEMA SOLAR

Um dos participantes ilustres é Ed Stone, que coordena a chamada missão interestelar das sondas Voyager. Lançadas na década de 1970 em uma rota para além das fronteiras do Sistema Solar, elas avançam rapidamente na direção da chamada heliopausa -- região em que a radiação solar já não mais predomina sobre a que vem das outras estrelas. Espera-se que Stone apresente os resultados mais recentes obtidos com a Voyager-1 (a mais distante das duas sondas) e confirme a quantas anda a busca pelos limites extremos da influência solar.

A ICRC também será palco da entrega dos prêmios concedidos pela IUPAP (União Internacional de Física Pura e Aplicada) para a pesquisa em física de raios cósmicos e astrofísica de partículas.

MAIS INFORMAÇÕES
http://www.cbpf.br/~icrc2013/

CONTATOS
Ulisses Barres (CBPF)
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: +55 21 2141-7192

Ronald Cintra Shellard (CBPF)
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: + 55 21 2141-7331

Assessoria de comunicação da SBF
Salvador Nogueira
Tel: +55 11 99178-9661
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Twitter: http://twitter.com/sbfisica
Facebook: http://www.facebook.com/sbfisica

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física