IUPAP concede bolsas de viagem para mulheres na Física

Estudantes de países em desenvolvimento poderão ter apoio financeiro para participarem de conferências regionais ou internacionais

iupap_logoPesquisadoras brasileiras de física agora podem solicitar à IUPAP (União Internacional de Física Pura e Aplicada) bolsas para viajar ao exterior quando participam de eventos científicos. O programa de bolsas de viagens foi criado em 2002 pelo “Working Group on Women in Physics” da instituição e tem financiado inúmeras estudantes de Física para participar de eventos nacionais e internacionais, inclusive jovens brasileiras. Com bolsas de até 800 dólares, elas podem ter suas despesas com passagem área, hospedagem e alimentação custeadas pela IUPAP. Até mesmo a taxa de inscrição do evento pode ser abatida.

Os eventos são escolhidos pelas próprias estudantes, podendo ser em escolas, conferências ou workshops. Não é necessário que o evento seja patrocinado pela IUPAP. “Em muitos casos é uma oportunidade para estabelecer contatos para um pós-doutorado ou para apresentar um trabalho em um evento internacional”, afirma Marcia Barbosa, professora titular do Instituto de Física da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e vice-presidente da IUPAP.

Segundo Marcia, além do apoio financeiro e de valiosa chancela, a IUPAP pode ainda remeter uma carta para a organização do evento escolhido, solicitando a diminuição ou mesmo a eliminação da taxa de inscrição. Isso possibilita um melhor aproveitamento do evento pela estudante.

A expectativa do programa é de financiar 14 mulheres. O valor da bolsa é entre 700 e 800 dólares. Devido ao financiamento limitado, apenas poderão participar estudantes que não tenham sido agraciadas com essa bolsa no passado. A seleção será feita em maio e o resultado divulgado no início de junho de 2013.

As interessadas devem remeter para o e-mail ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ), aos cuidados de Jackie Beamon-Kiene, as seguintes informações:

1. Informações de contato: nome, endereço, e-mail e número de telefone.
2. Quantos anos desde a concessão do último título adquirido (graduação, doutorado etc.).
3. Breve descrição do evento que deseja participar (incluindo data, local a ser realizado e site, se disponível). Informar também se fará alguma apresentação.
4. Breve argumentação do porquê da escolha do evento e o que irá melhorar em sua carreira.
5. Lista de conferências nacionais ou internacionais que já tenha participado.
6. Como será empregado o dinheiro da bolsa (ex: passagem aérea, taxa de inscrição, refeições).
7. Lista de suas publicações nos últimos 5 anos.
8. Carta de recomendação.

A data limite para o envio é 15 de abril de 2013. As informações devem ser anexadas ao e-mail em documento Word ou na forma de texto no próprio corpo da mensagem. Não enviem arquivos no formato PDF. Caso sejam enviados arquivos anexados, o sobrenome da interessada deverá estar em todos os nomes dos arquivos.

 

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física