Edital do Comitê de Busca - OBF

Chamada Pública
O Comitê de Busca nomeado pelo Conselho Deliberativo (CD) da Sociedade Brasileira de Física (SBF) com a finalidade de indicar o novo Coordenador da Comissão da Olimpíada Brasileira de Física (COBF), por meio desta chamada pública, declara que se acham abertas, a partir de 18/03/2013 as inscrições para candidatos ao referido cargo para o período de 2014 a 2016. Candidaturas devem vir acompanhadas de uma proposta de trabalho com características descritas no que segue.

Funções do Coordenador da Olimpíada Brasileira de Física:
- Coordenar em nível nacional as atividades da OBF articulando equipes acadêmicas e administrativas que sejam capacitadas para realizar as atividades da OBF durante o ano;
- Elaborar e coordenar propostas de financiamento junto a órgãos de fomento;
- Coordenar a preparação e participação das equipes brasileiras nas Olimpíadas Internacionais de Física,.
- Manter estreito contato com a diretoria da SBF, mantendo-a inteirada das ações da Olimpíada;

Elegibilidade dos candidatos
Poderão se candidatar professores doutores integrantes da Carreira de Magistério Superior de Instituições Públicas que sejam sócios da SBF, representando grupos interessados em coordenar a OBF;
O Comitê, através de seus membros, se coloca à disposição para articular entendimentos entre pretendentes e grupos (não apenas indivíduos) interessados, no sentido de estimular o estabelecimento de parcerias.

Ações e Estratégias que devem ser explicitadas nas propostas
a) ações junto às escolas e professores relativas à OBF que incentivem o estudo e ensino da Física e a participação dos alunos nessa olimpíada;
b) estratégias que aprimorem a participação dos estudantes das escolas públicas na OBF;
c) estratégias que aprimorem a participação dos estudantes nas Olimpíadas Internacionais das quais a OBF participa;
d) desenvolvimento de estratégias que visem ao aprimoramento da influência da OBF no processo de ensino e aprendizagem de Física.

Características da proposta
As propostas apresentadas deverão conter:
(i) clara exposição das ações e estratégias a serem adotadas;
(ii) metodologia a ser utilizada;
(iii) cronograma das atividades previstas, a partir do início da execução do projeto;
(iv) resultados pretendidos e esperados;
(iv) a apresentação de um texto (de preferência, sintético) que contenha um memorial resumido expondo as atividades do candidato; uma justificativa de por que ele se considera um nome adequado; e eventualmente mais detalhes de sua capacidade operacional dentro de sua instituição, formação de equipe, etc.
(v) nomes da equipe colaboradora..

Inscrição e Prazos
As candidaturas, com os respectivos documentos, devem ser enviadas para a Secretaria da SBF, aos cuidados da Beatriz Mattos ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ), até o dia 30 de abril de 2013.

Da indicação dos nomes para o CD
O Comitê de Busca, após análise das propostas, indicará até três nomes para apreciação do CD, a quem caberá a decisão final.

Comissão de Busca
Euclydes Marega Jr.
Caio Lewenkopf
Suely Druck
Marcelo Lyra
Nilson Marcos Dias Garcia

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física