CNPq - Bolsistas de Produtividade em Pesquisa

Reunião Geral de Avaliação de Bolsistas de Produtividade em Pesquisa

O Comitê Assessor de Física e Astronomia (CA-FA) do CNPq realiza em Abril de 2013 uma reunião de avaliação de todos os bolsistas de produtividade para identificar aqueles que possuem potencial para progressão de nível.

Dessa forma, o CA-FA vem enfatizar os principais pontos que serão levados em consideração neste julgamento:
•    Relevância, originalidade e repercussão da produção e do projeto científico do pesquisador;
•    Impacto da produção científica avaliado com base em índices bibliométricos;
•    Contribuição específica do candidato em seu grupo de pesquisa e, quando houver, em colaborações interdisciplinares;
•    Contribuição para processos de inovação e obtenção de patentes;
•    Formação de recursos humanos;
•    Ações de divulgação científica;
•    Coordenação de projetos científicos e aplicados.

Os candidatos que fazem parte de grandes colaborações internacionais devem ainda levar em conta os requisitos específicos para a área (vide item 1.4 da página http://cnpq.br/web/guest/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/49593).

O CA-FA  solicita aos pesquisadores que atualizem os seus curricula Lattes incluindo informações sobre: publicações científicas, livros, patentes, citações, índice H, orientações e supervisões, participação em conferências internacionais como palestrantes convidados, coordenação de projetos de pesquisa envolvendo uma equipe (Pronex, INCT, projetos temáticos etc), coordenação de projetos de divulgação científica e inovação tecnológica, participação em comitês nacionais e internacionais entre outros.  Os curricula Lattes serão “congelados” na data de 15 de Março de 2013 para essa avaliação.

Cabe ressaltar que nem todos os pesquisadores com mérito poderão ser promovidos devido às limitações orçamentárias. Em particular, as progressões para o nível 1A são limitadas pelo teto de que o número de pesquisadores neste nível não pode exceder a 10% do número total de bolsistas.

Certos de contar uma vez mais com a colaboração da comunidade de Física & Astronomia do país,

Atenciosamente    
Comitê Assessor de Física e Astronomia (CA-FA)
27/02/2013

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física