Evento leva professores do Ensino Médio para visita ao CERN

Escola de Física, organizada no Brasil pela SBF, recebe inscrições até o próximo dia 31 para estágio e curso de uma semana no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear

Pelo quarto ano consecutivo, os professores brasileiros de Física no Ensino Médio serão representados numa visita de uma semana ao CERN, a famosa instituição europeia de física de partículas que abriga o maior acelerador do mundo, o LHC (Large Hadron Collider).

O curso, que vai de 26 a 31 de agosto, é organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) com apoio do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e recursos da CAPES-Educação Básica e do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Originalmente concebido no CERN, em 2007, para atender professores de escolas secundárias portuguesas, foi ampliado em 2009 para abranger também os de origem brasileira e africana. O evento é inteiramente realizado em português, como parte de um esforço educacional do centro europeu de promover o ensino de ciências e de física de partículas entre seus países-membros.

No ano passado, foram 20 professores brasileiros e a ideia é ampliar neste ano. "Agora, esperamos levar mais professores", diz Nilson Marcos Dias Garcia, coordenador da Escola de Física CERN 2012. "A expectativa, a exemplo do que já aconteceu nos anos anteriores, é que eles possam aproveitar a oportunidade, aprofundar seus conhecimentos de Física de Partículas e sentir de perto o dia a dia de um grande laboratório de Física."

Aprende-se lá, transmite-se aqui. Segundo Garcia, o objetivo é que as novidades absorvidas lá possam ser passadas aos alunos e sirvam de motivação para ampliar o interesse em Física.

Há um plano, ainda não confirmado, de expandir o projeto por mais um dia. "Neste ano, caso os recursos obtidos junto à CAPES, o grande financiador do projeto, sejam suficientes, pretendemos oportunizar aos professores uma parada em Lisboa, para visita a museus e à própria cidade, além de estender um dia da viagem para que os participantes possam visitar mais detalhadamente a cidade de Genebra e alguns de seus museus", diz Garcia.

Para participar, basta visitar o website (http://www.sbfisica.org.br/ensino/EscoladeFisicaCERN), clicar no ícone "2012" (no canto superior direito da página) e seguir as instruções. O prazo para as inscrições vai até o dia 31 de maio.

CONTATOS
Nilson Marcos Dias Garcia (UTFPR)
Tel: 0/xx/41 3310-4718
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Assessoria de comunicação da SBF
Salvador Nogueira
Tel: 0/xx/11 9178-9661
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física