CBPF lança edital do Prêmio CBPF de Física 2012

Em sua segunda edição, ação prestigiará mérito científico de uma contribuição pontual, não o conjunto da obra dos cientistas indicados

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI) lançou na última quarta (4) o edital da segunda edição do Prêmio CBPF de Física. Concedido pela primeira vez em 2010, o Prêmio, criado para reconhecer o trabalho científico de excelência desenvolvido no país no campo da física, será patrocinado este ano pela CVD Vale, empresa de alta tecnologia baseada na pesquisa e no desenvolvimento de materiais avançados.

Em sua primeira edição, em 2010, o Prêmio foi conquistado pelo físico Vanderley Bagnato, professor titular e coordenador do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica da USP de São Carlos, pelo ineditismo e importância de seu trabalho sobre turbulência quântica. "Este ano, o Prêmio será novamente entregue em julho, durante a IX Escola do CBPF, e irá prestigiar o mérito científico de uma contribuição pontual, e não um cientista pelo conjunto da sua obra", afirma o diretor do CBPF, Fernando Lázaro Freire Jr.

Como na edição passada, as candidaturas ao Prêmio CBPF de Física de 2012 deverão ser referendadas por cientistas reputados na comunidade científica e analisadas pela Comissão de Seleção do Prêmio, criada com essa finalidade e integrada por cientistas indicados pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e pelo Conselho Técnico-Científico do CBPF. Mais informações em www.cbpf.br. Confira o edital.

EDITAL DO PRÊMIO CBPF DE FÍSICA 2012

Art. 1o - O Prêmio CBPF de Física será concedido em reconhecimento à excelência de trabalho cientifico realizado no País, por pesquisadores externos aos quadros do CBPF.

Art. 2o - O Prêmio será constituído de um diploma, uma medalha e quantia a ser definida pela empresa CVD Vale, empresa patrocinadora desta edição do Prêmio CBPF de Física.

Art. 3o - A Comissão de Seleção do Prêmio CBPF de Física será formada pelo Diretor do CBPF, que a presidirá, sem direito a voto, e cinco cientistas de reconhecida reputação, sendo dois indicados pela Sociedade Brasileira de Física e três pelo Conselho Técnico-Científico
do CBPF.

Parágrafo Único - As indicações mencionadas neste artigo deverão ser sigilosas, e a composição da Comissão de Seleção só será divulgada na ocasião de outorga do Prêmio.

Art. 4o - As candidaturas para o Prêmio deverão ser encaminhadas diretamente ao diretor do CBPF, no endereço de sua sede, até o prazo limite de 18 de maio de 2012, para recebimento da documentação pertinente.

Art. 5o - A indicação de um candidato deverá ser feita por pelo menos cinco cientistas de reconhecida reputação na comunidade, com uma descrição clara e objetiva do(s) trabalho(s) que dão sustentação à candidatura. Especificamente, devem ser consideradas apenas
contribuições pontuais de excelência e não o conjunto da obra científica do candidato.

Art. 6o - O anúncio do ganhador do Prêmio será feito no dia 29 de junho de 2012. Somente um ganhador será escolhido; caso a Comissão de Seleção julgue que nenhum dos candidatos apresentados seja merecedor, o Prêmio não será concedido nesta ocasião.

Art. 7o - O Prêmio será outorgado durante a realização da IX Escola do CBPF, em julho de 2012.

Fernando Lázaro Freire Jr.
Diretor


CONTATOS
Dayse Lima
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF
Núcleo de Comunicação Social - NCS
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
+55 (21) 21417291/ 81076699
MSN: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Skype: dayse.skype

 

 

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física