Mensagem da Comissão de Relações de Gênero


São Paulo, 30 de outubro de 2011.

"Estimadas/os Colegas,

A Comissão de Relações de Gênero (CRG) foi instituída em 2003 pelo Conselho da SBF. A primeira Comissão atuou de 2003 até 2010 com a seguinte composição: Marília Junqueira Caldas (USP), Solange Bessa Cavalcanti (UFAL), Mônica Alonso Cotta (Unicamp), Sandra Denise Prado (UFRGS) Regina P. Carvalho (UFMG) e José Sá Vianna (UFF). Seu relatório de atividades pode ser encontrado no link da SBF www.sbfisica.org.br (relatórios). Este ano a CRG foi renovada por indicação do Conselho da SBF, em nome do qual agradecemos o trabalho realizado anteriormente, que servirá de base para o prosseguimento de nossas futuras atividades.

A CRG tem como atribuições identificar obstáculos para que as atividades de física possam ser desempenhadas independentemente de gênero e etnia. Uma vez que estes obstáculos tenham sido identificados, a CRG em conjunto com os associados deve buscar mecanismos para superá-los. Este trabalho só terá sucesso se houver o engajamento de todos.
Como uma etapa inicial, vamos construir uma página web, assim como estabelecer outras formas de comunicação eletrônica, para consolidar e divulgar dados estatísticos sobre a atuação de físicos nos diversos níveis de formação e atividade profissional, identificados por gênero.
A ata da reunião da CRG, realizada em 10 de outubro de 2011, na sede da SBF, será oportunamente disponibilizada para todos os membros de nossa Sociedade.
A próxima reunião da CRG será realizada no CBPF em 6 de dezembro de 2011."

Cordialmente,

Elisa Maria Baggio Saitovitch – Coordenadora (CBPF) - Matéria Condensada
Renata Zukanovich Funchal (IF-USP) – Partículas e Campos
Maria Cristina Batoni Abdalla Ribeiro (IFT-UNESP) – Partículas e Campos
Marcia Cristina Bernardes Barbosa (IF-UFRGS) – Física Estatística
Suani Tavares Rubin de Pinho (IF-UFBA) – Física Estatística
Ademir Eugênio de Santana (IF - UnB) – Partículas e Campos

 


PION

Portal SBF de
Divulgação da Física