Maior reunião da história da SBF termina com sucesso


Quase 3.000 pessoas participaram do evento com programação de nível internacional e palestras de dois ganhadores de Prêmio Nobel

O maior evento da história da Sociedade Brasileira de Física terminou, mas seu impacto ainda será sentido por um bom tempo na comunidade. Quase 3.000 físicos se reuniram em Foz do Iguaçu na semana passada e apresentaram seus últimos resultados, durante o Encontro de Física 2011.

"Planejamos o evento para cerca de 2.200 pessoas, mas apareceram mais de 2.800", afirma Celso de Melo, presidente da SBF. "E ainda assim, tudo saiu conforme as expectativas. Havia gente que duvidava da possibilidade de conduzirmos um evento desse porte na localidade que escolhemos, devido aos custos, mas os resultados falam por si mesmos."

Com pesquisadores de renome internacional, brasileiros e estrangeiros, dentre os quais dois ganhadores de Prêmio Nobel, o "Encontrão" comemorou em alto estilo os 45 anos da SBF. "Até mesmo o pessoal da APS [American Physical Society] ficou surpreso com o tamanho do nosso evento. Lá, nos Estados Unidos, eles reúnem umas 7.000 pessoas para seus encontros. Nós, aqui, na primeira edição desse novo formato que contemplou todas as áreas da física, conseguimos atender quase 3.000", comemora Melo.

Além de permitir a maior troca de experiências entre físicos de áreas diferentes, o evento trouxe ciência para a região de Foz. Cerca de 600 crianças de escolas locais, acompanhadas por 60 professores, participaram de palestras voltadas a elas, com a finalidade de promover a educação científica.

O Encontrão também discutiu temas importantes para o futuro do Brasil, como o desenvolvimento do programa espacial e do programa nuclear, e apresentou novas perspectivas sobre diversos ramos de pesquisa. Durante o encontro foram discutidos novos projetos de infraestrutura, como a construção do Anel 2 de Luz Síncroton e o reator Nuclear Multipropósito, assim como várias experiências de físicos trabalhando em projetos avançados em indústrias de alta tecnologia. O evento contou com a participação do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, que abordou em sua palestra de abertura a importância do uso dos recursos do pré-sal em favor do desenvolvimento científico e tecnológico.

Em princípio, o próximo Encontrão deve acontecer em 2013. No ano que vem, as reuniões devem ser divididas por área, como de costume. Mas ainda não há certeza absoluta sobre como isso irá evoluir. "O Conselho [da SBF] vai se reunir e discutir isso. Há quem defenda que todo ano seja assim, um grande evento, e há quem diga que o espaçamento entre Encontrões deveria ser maior, coisa de cinco anos. É algo que ainda está em discussão e certamente será um tema importante para a próxima diretoria, após o processo eleitoral da SBF, que termina em 25 de junho”, afirma Melo.

CONTATOS
Celso de Melo (UFPE)
Tel: 0/xx/11 7242-3874
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Assessoria de comunicação da SBF
Salvador Nogueira
Tel: 0/xx/11 9178-9661
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física