Workshop discute cooperação internacional em física

Evento da SBF acontece neste domingo (5) em Foz do Iguaçu, antes da abertura oficial do Encontro de Física 2011

A cooperação internacional é hoje um elemento essencial aos avanços da física, não só porque muitos projetos de alto custo acabam exigindo a participação de diversos países em consórcios, mas também porque a inclusão de várias nações em torno de objetivos comuns ajuda a acelerar o desenvolvimento nas regiões onde ele é mais necessário.

Com isso em mente, a Sociedade Brasileira de Física, em parceria com o Centro Internacional para Física Teórica (ICTP) e a Sociedade Física Argentina (AFA), está realizando, no próximo domingo, 5 de junho, um workshop voltado para as discussões em torno desse tema.

“É uma forma de trazer alguns dos maiores interessados na promoção da cooperação internacional para que possam se reunir e discutir ideias e estratégias”, afirma Ronald Shellard, físico do CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas) e vice-presidente da SBF.

Algumas das maiores instituições de física do mundo estarão representadas, como o CERN (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear), o ICTP, o IOP (Institute of Phyisics, do Reino Unido) e a APS (American Physical Society).

Diversos esforços nacionais de fomento à cooperação deverão ser apresentados, como o desenvolvimento do Programa Latino-Americano de Física (PLAF), e ao final das apresentações individuais haverá uma mesa-redonda batizada de "Chamado à ação" (A Call for Action), onde as principais conclusões devem emergir e ajudar a estabelecer os rumos para a criação de programas internacionais de cooperação.

Após o workshop, deve ocorrer o anúncio da criação de um novo instituto ligado ao ICTP, em parceria com a UNESP, para o fomento de pesquisas físicas na América do Sul. O South American Institute for Fundamental Research terá sua formação apresentada pelo diretor do ICTP, Fernando Quevedo, pouco antes da cerimônia oficial de abertura do Encontro de Física 2011.

Apelidado de “Encontrão”, o evento reunirá pela primeira vez na história da SBF especialistas de todas as áreas da física. São esperados cerca de 3.000 pesquisadores, que participarão de diversos simpósios durante cinco dias. A cerimônia de abertura contará com a participação do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

CONTATOS:
Ronald Shellard (CBPF)
Tel: 0/xx/21 2141-7331
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Assessoria de comunicação da SBF
Salvador Nogueira
Tel: 0/xx/11 9178-9661
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física