Workshop de Avaliação: o caso da Física

17 e 18 de Maio de 2011
Centro Internacional de Física da Matéria Condensada -
CIFMC - Brasília - DF
Comissão Organizadora: Adalberto Fazzio, Rita M.C. de Almeida e Tarcísio M. da Rocha Filho

Objetivos:

Avaliação em qualquer atividade é importante por diferentes razões. Uma delas é a premiação do mérito que serve para o reconhecimento do trabalho do indivíduo e, também, como um critério para a alocação futura de recursos e atividades. Um segundo ponto é a utilização da avaliação como uma ferramenta de indução de uma agenda científica. Neste Workshop temos por objetivo produzir um sumário de sugestões que, levando em conta uma agenda científica de consenso e um diagnóstico da situação atual, desenhe um sistema de avaliação mais adequado à nossa realidade atual, propondo ações concretas para que tal sistema seja alcançado.

Resultados:

Publicação eletrônica dos Proceedings deste Workshop. Para tanto, solicitamos aos palestrantes um pequeno artigo ou a sua apresentação (pdf, ppt, ou qualquer outro formato, enviar para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) para serem disponibilizados na home page da SBF. Adicionalmente a diretoria da SBF juntamente com a comissão organizadora deste Workshop produzirá um relatório contendo um sumário de sugestões, referindo-se ao que foi apresentado. Tal documento será divulgado primeiramente em uma mesa-redonda específica durante o Encontro de Física 2011 (Encontrão) que acontecerá de 5 a 10 de junho de 2011 em Foz do Iguaçu.

Método:

A participação como debatedor neste Workshop é por convite e pretendemos ter de 20 a 24 palestrantes. A assistência é aberta. O sumário do documento será discutido previamente por via eletrônica entre os convidados (ver sumário, abaixo). Para cada sessão, convidamos dois palestrantes-debatedores. Cada palestrante dispõe de até 12 minutos para a colocação de suas ideias, restando 21 minutos para debate aberto à plateia.

O Workshop ocorrerá nos dias 17 e 18 de maio em Brasília, quando os tópicos serão amplamente discutidos por todos os participantes. A forma final do relatório será elaborada pela equipe organizadora do Workshop, na semana posterior ao Workshop, e circulará entre os participantes do Workshop para sugestões, críticas e aprovação.

O relatório deste Workshop será apresentado durante o Encontrão e o documento será amplamente distribuído se estiver pronto.

Proposta de Sumário e de participantes

Apresentações dos Participantes

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física