I Simpósio Nacional de Avaliação Científica

(Consulte aqui o documento final com as propostas às Agências de Fomento)

DSC00865Na última segunda-feira, dia 20 de setembro, realizou-se no Centro Internacional de Física da Universidade de Brasília, o I Simpósio Nacional de Avaliação Científica, em uma iniciativa conjunta da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Academia Brasileira de Ciências (ABC). O evento, que teve o apoio da CAPES e do CNPq, consistiu de 10 palestras convidadas, dentre as quais uma do Presidente do CNPq, Carlos Aragão de Carvalho Filho e outra do Diretor de Avaliação da Capes, Lívio Amaral, e duas horas de debate aberto ao público sobre as diferentes facetas da avaliação científica. No público estavam várias figuras eminentes da comunidade científica brasileira, dentre elas os Presidentes da ABC, Jacob Palis, da SBPC, Marco Antônio Raupp, e da SBF, Celso Pinto de Melo.

DSC00867Tanto as palestras quanto as manifestações do público revelaram forte interesse no aprimoramento dos procedimentos de avaliação de mérito científico praticados no País. Houve notável concordância quanto à necessidade de inovações nos procedimentos de avaliação que possam vir a contribuir para acelerar o avanço da qualidade da nossa ciência.

No dia seguinte, 21 de setembro, um grupo de trabalho, que incluiu palestrantes, membros do Comitê de Programa e mais dois debatedores, permaneceu em Brasília para redigir um documento que consolidasse as propostas dominantes no simpósio sobre inovações em nossos métodos e critérios de avaliação.

Apresentações:

Livio Amaral
Diretor de Avaliação da CAPES
Apresentação - PDF

Paulo Sergio Lacerda Beirão
Professor Titular de Bioquímica - Instituto de Cências Biológicas
Universidade Federal de Minas Gerais
Apresentação - PDF

César Zucco
Diretor de Pesquisa Científica e Tecnológica
Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina – FAPESC
Apresentação - PDF

Constantino Tsallis
Coordenador do Departamento de Física Teórica
CBPF
Apresentação - PDF

Claudio José Barros de Carvalho
Professor Titular - Departamento de Zoologia
Universidade Federal do Paraná
Apresentação - PDF

Francisco Cribari-Neto
Departamento de Estatística - Coordenador da Pós-Graduação em Estatística
Universidade Federal de Pernambuco
Apresentação - PDF

Mauro Copelli Lopes da Siva
Professor Adjunto 3 - Departamento de Física
Universidade Federal de Pernambuco
Apresentação - PDF

João Lucas Marques Barbosa
Professor Titular - Departamento de Matemática
Universidade Federal do Ceará
Apresentação - PDF

Luiz Bevilacqua
Professor Emérito
COPPE - UFRJ
Apresentação - PDF

Confira algumas fotos do evento.

I Simpósio Nacional de Avaliação Científica

Na última segunda-feira, dia 20 de setembro, realizou-se no Centro Internacional de Física da Universidade de Brasília, o I Simpósio Nacional de Avaliação Científica, em uma iniciativa conjunta da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Academia Brasileira de Ciências (ABC). O evento, que teve o apoio da CAPES e do CNPq, consistiu de 10 palestras convidadas, dentre as quais uma do Presidente do CNPq, Carlos Aragão de Carvalho Filho e outra do Diretor de Avaliação da Capes, Lívio Amaral, e duas horas de debate aberto ao público sobre as diferentes facetas da avaliação científica. No público estavam várias figuras eminentes da comunidade científica brasileira, dentre elas os Presidentes da ABC, Jacob Palis, da SBPC, Marco Antônio Raupp, e da SBF, Celso Pinto de Melo.

Tanto as palestras quanto as manifestações do público revelaram forte interesse no aprimoramento dos procedimentos de avaliação de mérito científico praticados no País. Houve notável concordância quanto à necessidade de inovações nos procedimentos de avaliação que possam vir a contribuir para acelerar o avanço da qualidade da nossa ciência.

No dia seguinte, 21 de setembro, um grupo de trabalho, que incluiu palestrantes, membros do Comitê de Programa e mais dois debatedores, permaneceu em Brasília para redigir um documento que consolidasse as propostas dominantes no simpósio sobre inovações em nossos métodos e critérios de avaliação. O texto básico do documento será aprimorado e divulgado nos próximos dias.

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física