Reconexão magnética assimétrica vista do espaço

Destaque em Física, semana de 14 de setembro de 2017

destaque 140917

Em 22 de outubro de 2015, uma espaçonave da Nasa em órbita da Terra registrou um evento que deu aos cientistas uma ótima chance de estudar o processo de reconexão magnética. Trata-se de um fenômeno que acontece quando a interação entre o campo magnético da Terra e o do plasma circundante no ambiente espacial leva a um realinhamento das linhas de força, muitas vezes com grande liberação de energia.

A reconexão magnética é um dos fenômenos fundamentais para a melhor compreensão da interação entre o vento solar e a magnetosfera terrestre, e essa é a principal missão da sonda MMS (Magnetospheric Multiscale), lançada pela NASA em 2015.

Leia mais...

Licenças do programa Mathematica para associados da SBF

Acontece na SBF, semana de 11 de setembro de 2017

acontece 11092017

Como já descrito no boletim e na página da SBF, estamos em contato com a Wolfram negociando uma licença ilimitada para o programa Mathematica para associados da SBF, que seria disponibilizado em várias plataformas em versões sempre atualizadas.

Estimamos um custo anual adicional de R$40 (R$20) para doutores (estudantes) que seria pago junto com a anuidade da SBF apenas pelos que optarem em ter acesso ao programa. Lembramos que o contrato com a Wolfram é de 3 anos, renovável por iguais períodos. 

Leia mais...

Lance polêmico de futebol vira chance de ensinar física

Destaque na Revista A Física na Escola, semana de 11 de setembro de 2017

destaque ensino 11092017

Era um lance polêmico de uma partida de futebol do Campeonato Paulista. Mas, nas mãos de um professor ligado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, tornou-se um problema para ser resolvido com os alunos em sala de aula, envolvendo astronomia e geometria.

Em 12 de fevereiro de 2017, Santos e RB Brasil se enfrentaram no Pacaembu, em São Paulo. Aos 47 minutos do segundo tempo, o goleiro do RB Brasil consegue espalmar uma bola, mas o árbitro diz que ele o fez depois que ela já havia cruzado totalmente a linha de gol. O lance polêmico definiu a vitória santista por 3 a 2 e se tornou matéria-prima para programas esportivos na TV.

Leia mais...

Partículas de queimadas causam danos ao pulmão humano

Destaque em Física, semana de 11 de setembro de 2017

destaque 11092017

Um estudo realizado por pesquisadores brasileiros, em parceria com americanos, demonstrou que o produto das queimadas florestais, quando inalado, causa danos ao DNA e morte celular em tecido pulmonar humano.

O resultado foi publicado em 7 de setembro pela revista "Scientific Reports", do grupo Nature, em artigo que tem como primeira autora Nilmara de Oliveira Alves, da Escola de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).

Leia mais...

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física