Condições de contorno e simetrias em sistemas de tamanho finito

Destaque no Brazilian Journal of Physics (BJP), semana de 28 de setembro de 2017

destaque bjp 28092017

Com o avanço da nanotecnologia, que ambiciona a criação e manipulação de sistemas pequenos, medidos na escala dos milionésimos de milímetro, a compreensão dos efeitos físicos presentes em todos os pontos dessas estruturas se torna fundamental.

Isso levou a um aumento crescente de interesse nos sistemas de tamanho finito, que são convenientes para a realização de análises numéricas que por sua vez poderiam ser extrapoladas para estruturas infinitas. Em todo caso, um dos elementos mais fundamentais nesse esforço é o estudo das condições de contorno, que podem ou não preservar a simetria da estrutura infinita.

Leia mais...

Raios cósmicos de altíssima energia são extragalácticos

Destaque em Física, semana de 28 de setembro de 2017

destaque 28092017

Pela primeira vez, temos a confirmação de que os raios cósmicos de energia ultra-alta – mais de 1 milhão de vezes maior que os prótons acelerados no LHC – têm mesmo origem fora de nossa galáxia.

O trabalho, fruto da Colaboração Pierre Auger, um vasto consórcio internacional de mais de 400 cientistas em 18 países, inclusive no Brasil, foi publicado em 22 de setembro na revista "Science".

Leia mais...

XX EVJAS - Física Nuclear Experimental

Acontece na SBF, semana de 26 de setembro de 2017

Encontram-se abertas as inscrições para a XX Escola de Verão Jorge André Swieca de Física Nuclear Experimental. A Escola será realizada no Laboratório Aberto de Física Nuclear do Instituto de Física da USP de 29 de janeiro a 9 de fevereiro de 2018.

A Escola de Verão de Física Nuclear Experimental ocorre a cada dois anos desde 1984, e tem como objetivo propiciar aos alunos de pós-graduação um contato com os aspectos mais recentes e excitantes da Física Nuclear Experimental que envolvem desde o planejamento de uma experiência até a sua execução e interpretação dos resultados.

Nessa escola, daremos enfoque na utilização de aceleradores de partículas para o estudo dos efeitos da radiação ionizante em dispositivos e sistemas eletrônicos. Nessa edição, serão selecionados 20 participantes, sendo dada preferência para estudantes de pós-graduação: mestrado e doutorado.

As informações sobre as inscrições e submissão dos trabalhos podem ser acessadas no site da escola .

Pesquisas brasileiras ameaçadas no CERN

Acontece na SBF, semana de 21 de setembro de 2017

acontece

Em nota enviada por Claudio Lenz e Ignacio Bediaga, este último presidente da RENAFAE (Rede Nacional de Física de Altas Energias), pesquisadores alertam para o risco de interrupção das pesquisas brasileiras no CERN, o centro europeu de física de partículas que abriga o LHC, maior acelerador do mundo.

Leia mais...

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física