Brasil é campeão da Olimpíada Ibero Americana de Física

Acontece na SBF, semana de 01 de novembro de 2017

acontece 01112017

Foi realizada, entre os dias 17 e 24 de setembro, a XXII Olimpíada Ibero Americana de Física, na cidade de Armênia, na Colômbia, e a delegação brasileira teve, mais uma vez, ótimo desempenho. Nossos quatro estudantes conquistaram três medalhas de ouro e uma de prata, incluindo estudante com melhor prova teórica e melhor pontuação geral. O resultado deixou o Brasil em primeiro lugar na contagem geral.

A XXII OIbF teve presença de 19 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colombia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai. No total, 67 estudantes participaram da competição.

Leia mais...

IUPAP envia carta a Temer contra cortes em ciência e tecnologia

Acontece na SBF, semana de 26 de outubro de 2017

acontece 26102017

Entre os dias 11 e 13 de outubro, a Assembleia Geral da IUPAP (União Internacional de Física Pura e Aplicada) aconteceu em São Paulo, e a comunidade internacional de física foi sensibilizada com a delicada situação orçamentária da ciência brasileira.

Em resposta, o presidente da IUPAP, Kennedy Reed, enviou uma carta ao presidente da República, Michel Temer, alertando para a gravidade da situação. "A Assembleia Geral ficou satisfeita em conhecer as excelentes pesquisas em física sendo feitas no Brasil, mas também constatou que, no Brasil, o orçamento de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações teve um corte de 44% em 2017, e um novo corte de 15,5% é esperado para 2018", disse a carta, enviada em 19 de outubro ao gabinete da Presidência.

Leia mais...

Experimento no LHC descobre novo tipo de bárion

Destaque em Física, semana de 26 de outubro de 2017

destaque 26102017

Pesquisadores de uma das grandes colaborações internacionais operando no LHC, o Grande Colisor de Hádrons, descobriram um novo tipo de partícula, um "primo" exótico dos clássicos prótons e nêutrons.

Hádrons são partículas mantidas coesas pela força nuclear forte. Dentre eles, o tipo mais comum são os bárions, compostos por três quarks. É o caso do próton e do nêutron.

Leia mais...

SBF inicia com Steven Weinberg série de webinars ao vivo

Acontece na SBF, semana de 19 de outubro de 2017

A Sociedade Brasileira de Física está iniciando uma série de colóquios transmitidos pela internet denominada "SBF Distinguished Colloquia". O colóquio inaugural foi apresentado por Steven Weinberg, Prêmio Nobel em Física de 1979.

Com o título “The rise of the Standard Models”, ele foi transmitido ao vivo sexta-feira, dia 20 de outubro, às 13h (horário de Brasília).

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física