SBF inicia com Steven Weinberg série de webinars ao vivo

Acontece na SBF, semana de 19 de outubro de 2017

acontece 16102017

A Sociedade Brasileira de Física está iniciando uma série de colóquios transmitidos pela internet denominada "SBF Distinguished Colloquia". O colóquio inaugural será apresentado por Steven Weinberg, Prêmio Nobel em Física de 1979.

Com o título “The rise of the Standard Models”, ele será transmitido ao vivo nesta sexta-feira, dia 20 de outubro, às 13h (horário de Brasília).

Leia mais...

Delegados da SBF participam da Assembleia Geral da IUPAP

Acontece na SBF, semana de 19 de outubro de 2017

acontece 19102017Delegação da SBF na Assembleia Geral da IUPAP, em São Paulo

Aconteceu entre os dias 10 e 13 de outubro, no campus da Cidade Universitária da USP (Universidade de São Paulo), na capital paulista, a Assembleia Geral da IUPAP, a União Internacional de Física Pura e Aplicada. Foi a primeira vez em sua história que a Assembleia Geral se deu na América Latina e tudo transcorreu com sucesso.

Em paralelo ao evento, também foi realizado um workshop especial, organizado pelos professores Vanderlei Bagnato e Alinka Lépine-Szily, intitulado "New Challenges in Pure e Applied Physics". Nele, líderes internacionais da física e de comissões da IUPAP mostraram as perspectivas futuras em suas áreas respectivas.

Leia mais...

Dificuldades no ensino da relação entre trabalho e energia

Destaque na Revista Brasileira de Ensino de Física, semana de 19 de outubro de 2017

As relações entre trabalho e energia, embora sejam básicas, são difíceis de serem compreendidas. Mesmo em cursos introdutórios de física na universidade esses tópicos são complicados para os alunos. Pensando nisso, um grupo de pesquisadores de ensino de física da Espanha, do México e do Chile resolveram colocar uma lupa sobre a questão.

O trabalho foi publicado, em espanhol, na primeira edição do volume 40 da RBEF – Revista Brasileira de Ensino de Física –, uma publicação da Sociedade Brasileira de Física.

Leia mais...

Primeira detecção de ondas gravitacionais de um par de estrelas de nêutrons

Destaque em Física, semana de 19 de outubro de 2017

destaque 19102017

Mesmo depois de conquistarem o Prêmio Nobel em Física de 2017, as ondas gravitacionais não param de trazer novidades. Na última segunda-feira (16), a Colaboração LIGO-Virgo anunciou a detecção da primeira fusão de estrelas de nêutrons, ocorrida numa galáxia a 130 milhões de anos-luz de distância.

O artigo da detecção inicial foi publicado no periódico "Physical Review Letters", mas o mais interessante foi que, pela primeira vez, além das ondas gravitacionais, também foi detectada uma contraparte óptica um disparo de raios gama, detectado pelos satélites Fermi, da Nasa, e Integral, da ESA, seguido por um brilho que durou dias, em uma ampla região do espectro eletromagnético, e tornou a fonte das ondas gravitacionais visível aos telescópios.

Leia mais...

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física