Líder de grupo apresenta avanços no estudo da antimatéria

Destaque em Física, semana de 29 de Setembro de 2016

destaque 29092016Se houver alguma diferença entre o hidrogênio e o anti-hidrogênio – versão de antimatéria do átomo mais simples do Universo, composta por um pósitron circulando um antipróton –, o experimento ALPHA, no CERN, está determinado a descobrir. É o que diz Jeffrey Hangst, pesquisador da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, e porta-voz da iniciativa.

“Estamos agora trabalhando no experimento que queríamos fazer por tantos anos: espectroscopia a laser de anti-hidrogênio capturado”, diz Hangst, que apresentou os últimos avanços da colaboração ALPHA, que envolve cerca de 50 pesquisadores de diversos países, inclusive o Brasil, durante o Encontro de Física de 2016, organizado pela Sociedade Brasileira de Física em Natal (RN).

Leia mais...

Uso de átomos ultrafrios para compreender supercondutividade

Destaque em Física, semana de 22 de Setembro de 2016

destaque 15092016

A compreensão da supercondutividade de altas temperaturas, a capacidade dos elétrons de um material de formar pares e carregar corrente sem atrito a temperaturas razoavelmente altas, pode revolucionar tecnologias que fazem uso da eletricidade e é um dos maiores desafios da Física na atualidade. Simuladores quânticos, onde átomos fortemente interagentes se comportam de maneira análoga aos elétrons em supercondutores de alta temperatura, têm sido usados para estudar o fenômeno.

Um trabalho recém-realizado por físicos nos Estados Unidos, com participação brasileira, conseguiu um importante avanço na área e ganhou as páginas da edição de 16 de setembro da prestigiosa revista científica americana “Science”.

Leia mais...

SBF esclarece dúvida formulada em carta aberta

Acontece na SBF, semana de 22 de Setembro de 2016

Em carta aberta o Prof. Emérito do CBPF Mario Novello questiona o livro "Sociedade Brasileira de Física-SBF: 50 anos (1966-2016)", manifestando estranheza quanto à "inexplicável ausência de qualquer referência à Cosmologia, uma área extremamente ativa em nosso país envolvendo uma comunidade grande de cientistas que possuem respeitabilidade internacional". A SBF apresenta esclarecimento sobre o assunto e aponta que a Cosmologia está incluída no Capítulo sobre "Física de Partículas e Campos".

Leia mais...

Um método geral para a função de grafos aleatórios

Destaque em Física, semana de 15 de Setembro de 2016

destaque 15092016Tão importante quanto a compreensão de fenômenos físicos é a existência de ferramentas matemáticas que permitam descrevê-los de forma adequada e precisa. E uma das ferramentas que tem ganho muito destaque na última década é a dos grafos aleatórios (random graphs).

Trata-se de um termo genérico que designa a distribuição de probabilidades em gráficos e que tem encontrado uso em diversos ramos da ciência, como em redes complexas e teoria da informação, além do estudo de propriedades de transporte em sistemas eletrônicos desordenados.

Leia mais...

SBF se manifesta sobre situação do financiamento à pesquisa

Acontece na SBF, semana de 15 de Setembro de 2016

Diante da situação preocupante do financiamento do sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Conselho e a Diretoria da Sociedade Brasileira de Física lançaram uma manifestação formal a formuladores de políticas em fundações de amparo à pesquisa e órgãos governamentais, sugerindo prioridades e indicando a necessidade de medidas emergenciais.

“A situação de financiamento à pesquisa encontra-se em estado crítico, muitos grupos de pesquisa consolidados não dispõem dos recursos minimamente necessários à subsistênica dos mesmos. Tal situação é potencialmente catastrófica para a ciência brasileira e no entender da Sociedade Brasileira de Física merece atenção em caráter de emergência”, diz o documento.

Leia mais...

Quantos Online

Temos 26 visitantes online


Edifício Sede

Caixa Postal  7545 
São Paulo - SP - Brasil
CEP 06298-970

Tel: 55-11-3034.0429
Fax: 55-11-3814.6293

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física