Os segredos das caixas de Majorana

Destaque em Física, semana de 16 de fevereiro de 2017

destaque 16022017A topologia está bastante prestigiada no mundo da física neste momento, ainda mais depois que sua aplicação ao mundo quântico motivou a entrega do Prêmio Nobel de 2016 para David J. Thouless, F. Duncan M. Haldane e J. Michael Kosterlitz. E dentre os sistemas topológicos de maior interesse dos físicos atualmente estão as chamadas caixas de Majorana.

Elas são compostas por um sistema que contém mais de dois estados ligados de Majorana, que por sua vez surgem próximos as pontas de cabos supercondutores topológicos, de acordo com a teoria e com algumas evidências experimentais.

Leia mais...

José Goldemberg recebe título de Professor Emérito da USP

Acontece na SBF, semana de 16 de fevereiro de 2017

acontece 16022017Em cerimônia realizada em 14 de fevereiro, o Conselho Universitário da USP concedeu a José Goldemberg o título de Professor Emérito. A SBF foi representada na cerimônia pelo Prof. Silvio Salinas, tendo também enviado uma nota cumprimentando o homenageado.

O Prof. Goldemberg teve participação decisiva na primeira fase da SBF: ele presidiu a assembleia de fundação em Blumenau e foi secretário-geral das duas primeiras gestões. Mais tarde ele foi presidente, durante duas gestões, justamente na época de discussões sobre o "acordo nuclear".

A Sociedade Brasileira de Física cumprimenta o Prof. Goldemberg nesta ocasião em que recebe o merecido título de Professsor Emérito da USP.

Para ler o material especial preparado pela Poli-USP para homenagear o Prof. Goldemberg, clique aqui.

Condutividade itinerante em redes elétricas

Destaque em Física, semana de 09 de fevereiro de 2017

destaque 09022017O estudo de redes torna-se a cada dia mais importante para a compreensão de fenômenos tão díspares quanto o fluxo de pessoas num estádio de futebol, o tráfego nas grandes cidades, as conexões da internet e o funcionamento do cérebro, entre outros incontáveis exemplos.

Partindo de uma analogia entre fluxo de um fluido num material poroso, através de uma rede de canais tortuosos, um grupo de pesquisadores com sedes no Brasil, em Portugal e na Suíça acaba de revelar a existência de uma nova fase dinâmica em redes elétricas, em que os canais de corrente mudam de forma perpétua com o tempo.

Leia mais...

Colegas prestam homenagem ao Prof. Paulo Gomes, in memoriam

Acontece na SBF, semana de 09 de fevereiro de 2017

Um grupo de pesquisadores nucleares brasileiro publicou na revista Nuclear Physics News um artigo celebrando a vida e a obra do Prof. Paulo Roberto Silveira Gomes, reconhecido físico nuclear experimental brasileiro.

"Sem dúvida, ele teve um papel proeminente no estudo de reações nucleares em baixas energias no cenário internacional", escrevem os autores. "Em todos os aspectos, a morte de Paulo Gomes é uma perda indiscutível para nossa comunidade, tanto como líder com espírito empreendedor entusiástico quanto como colega totalmente informado de desenvolvimentos recentes em temas de pesquisa de nosso interesse. Paulo também era um grande companheiro em nossos momentos de lazer e, acima de tudo, era um grande amigo."

Leia mais...

Usando interferência para criar processador quântico integrado

Destaque em Física, semana de 02 de fevereiro de 2017

destaque 02022017A busca por computadores quânticos – ou seja, sistemas capazes de realizar processamento de dados usando para isso propriedades quânticas – é uma das áreas mais ativas da física atual.

Nesse sentido, um trabalho americano com participação brasileira e alemã deu um importante passo, ao mostrar um meio de permitir processamento robusto e prática de informações quânticas.

O trabalho, que tem como um dos autores Paulo Nussenzveig, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, na capital paulista, foi publicado online em 20 de janeiro na revista "Nature Communications".

Leia mais...

Quantos Online

Temos 21 visitantes online


Edifício Sede

Caixa Postal  7545 
São Paulo - SP - Brasil
CEP 06298-970

Tel: 55-11-3034.0429
Fax: 55-11-3814.6293

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física