Desvendado mistério no plasma de quark-glúon

Destaque em Física, semana de 30 de Junho de 2016

destaque 30062016O chamado plasma de quark-glúon é um estado da matéria intrigante, ainda em investigação pela física moderna. Ele se forma apenas em regimes de altas energias e provavelmente representou o estado geral do Universo durante os instantes que sucederam o Big Bang, 13,8 bilhões de anos atrás.

Diversos experimentos têm sido realizados nos últimos anos visando produzir este plasma e estudá-lo. No LHC (Large Hadron Collider), o maior acelerador de partículas do mundo, núcleos atômicos são levados a colidir para produzir o plasma de quark-glúon – neste estado os quarks, constituintes básicos de prótons e nêutrons e os gluons, meadiadores da força de coesão nuclear, se comportam como um fluido que não distingue esses componentes fundamentais, algo que os físicos chamam de fluido sem fricção.

Leia mais...

A luta pela educação precisa ser feita com educação

Opinião, 30 de junho de 2016

 ​Por ​PAULO A. NUSSENZVEIG

Artigo publicado em 25/06/2016 na Folha de SP on-line

"Um indivíduo encosta uma pistola em minha orelha e grunhe, por entre os dentes, 'Entregue-me seus pertences ou atirarei e então você se tornará um assassino!'" (Abraham Lincoln, Discurso na "Cooper Union", 27/02/1860)

As universidades estaduais paulistas enfrentam novamente manifestações violentas por parte de sindicatos de funcionários e associações estudantis com apoio velado de sindicatos de professores.​

Leia mais...

CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

 São Paulo 23 de junho de 2016

De acordo com o estatuto da Sociedade Brasileira de Física (SBF) convocamos os (as) sócios(as) para a Assembléia Geral Ordinária a ser realizada no dia 6 de julho de 2016, das 18h00 às 20h00 no auditório Trancoso, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Sosigenes Costa, localizado à Rodovia Porto Seguro, BR 367 – Km 10, Porto Seguro, BA, para deliberar a seguinte pauta:

1) Comunicados do Presidente;
2) Relatório das ações da Diretoria;
3) Relatório financeiro.

Ricardo Magnus Osório Galvão
Presidente
Sociedade Brasileira de Física

 

SBF na 68ª Reunião Anual da SBPC

Acontece na SBF, semana de 01 de Junho de 2016

Em comemoração ao seu cinquentenário, a SBF está organizando uma programação especial durante a 68ª reunião anual da SBPC.

O destaque é para a sessão do dia 5 de julho, uma mesa redonda, que sob a coordenação do atual Presidente da SBF, Prof. Ricardo Galvão, contará com a presença dos Profs. Francisco César de Sá Barreto, Humberto Siqueira Brandi e Adalberto Fazzio, presidentes de gestões anteriores e terá como tema a história da SBF e sua contribuição para a ciência brasileira. 

Leia mais...

Buscando física além do Modelo Padrão

Destaque em Física, semana de 23 de Junho de 2016

destaque 23062016A bem sucedida busca e descoberta do bóson de Higgs consagrou o Modelo Padrão da Física de Partículas. O acelerador LHC (Large Hadron Collider), que viabilizou o feito, tem agora como missão a busca de sinais  ou de fenômenos que transcendam o entendimento que temos hoje dos constituites básicos do Universo.

O LHC, localizado na fronteira entre a França e a Suíça, recentemente teve mais uma rodada de experimentos, dessa vez operando à energia inédita de 13 TeV. E os resultados já colhidos apontam para algo inesperado: um pequeno excesso de eventos fóton-fóton.

Leia mais...

Quantos Online

Temos 43 visitantes online


Edifício Sede

Caixa Postal  7545 
São Paulo - SP - Brasil
CEP 06298-970

Tel: 55-11-3034.0429
Fax: 55-11-3814.6293

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física