Plasticidade gigante do hélio-4

Destaque em Física, semana de 28 de Julho de 2016

destaque 28072016O elemento hélio (He) tem duas formas estáveis nucleares, chamadas isótopos: He3 e He4. O comportamento do He é singular entre todos os elementos: é o único elemento que se torna superfluido à pressão atmosférica e é o único elemento que resiste a se solidificar a temperatura zero, mesmo a pressões de 20 atm.

À temperatura ambiente, o hélio se comporta como um gás. Mas, ao se reduzir a temperatura abaixo de 4K  ele se torna líquido. Reduzindo-se ainda a temperatura abaixo de 2K o He4 apresenta uma fase chamada  superfluida, na qual o líquido flui sem viscosidade. O estado sólido do He4 só é estabelecido a altas pressões, acima de 25 vezes a pressão atmosférica.

Leia mais...

Prof. Ricardo Galvão assume a direção do INPE em agosto

Acontece na SBF, semana de 28 de Julho de 2016

MANIFESTAÇÃO DO CONSELHO DA SBF

Prezados e prezadas colegas

No início  de agosto o professor Ricardo Galvão assume a direção do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A sua escolha a partir da recomendação  de um comitê de busca é mais um  reconhecimento de sua liderança científica e capacidade gerencial.

Apesar de estarmos contentes em ver o colega assumindo um posto de tamanha relevância, ficamos tristes, pois ele se afasta da presidência da SBF.  Durante estas duas gestões, o prof​essor​ Galvão liderou a sociedade com o perfil equilibrado e meticuloso. Muitas foram as atividades lançadas e consolidadas durante este período.

No âmbito internacional, consolidando projetos com a American Physical Society e Institute of Physics. A SBF esteve presente e deu voz aos apelos da comunidade em questões ligadas ao financiamento à pesquisa, ao ensino de física e a questões de direitos humanos.  A página e o boletim da SBF representam hoje um canal de visibilidade interna e externa dos avanços da pesquisa nacional.

Estamos certos de que o prof. Galvão terá sucesso nesta nova etapa profissional e, ao mesmo tempo, damos as boas-vindas à professora​ Belita Koiller que assume a presidência.

 

Vibrações nas bordas do fósforo bidimensional

Destaque em Física, semana de 21 de Julho de 2016

destaque 21072016Assim como carbono apresenta formas estáveis em várias dimensões (diamante, grafeno, nanotubos), o fósforo também forma um cristal constituído por camadas bidimensionais superpostas. Esta forma é conhecida como fósforo negro ("black phosphorous" ou BP) e, como o grafite, pode ser mecanicamente esfoliada. A camada monoatômica resultante é conhecida como fosforeno.

O fosforeno é um material bidimensional com um enorme potencial para aplicações em microeletrônica, pois, ao contrário do grafeno, é um semicondutor. Porém, como qualquer material real, não é infinito, ou seja, apresenta bordas. Além disso, espera-se que os efeitos das bordas possam afetar suas propriedades mecânicas e eletrônicas, como já determinado em estudos de grafeno.

Leia mais...

SBF solicita esclarecimentos sobre a deportação do Físico Adlène Hicheur

Acontece na SBF, semana de 21 de Julho de 2016

Em ofício enviado ao Ministro da Justiça em 19/07/2016, o presidente da SBF manifestou preocupação da Diretoria e Conselho com o episódio de deportação do Professor de Física Adlène Hicheur. Segundo o documento enviado, 

“A SBF não tem como avaliar, por absoluta falta de informação, a eventual adequação dessa medida; nem lhe cabe questionar ações relativas à segurança interna do país, cuja condução está legitimamente a cargo das autoridades legalmente constituídas. No entanto, sendo o Professor Hicheur seu associado, e obedecendo ao que prescreve o Artigo 2 de seu Estatuto, “zelar pela liberdade de ensino, de pesquisa e pelos interesses e direitos dos físicos e professores de física”, a SBF tem o dever de solicitar que as razões para a deportação sejam devidamente esclarecidas. Físicos brasileiros, alguns dos quais trabalharam diretamente com o professor deportado, pedem e merecem receber esclarecimentos razoáveis e compatíveis com a tradição legalista e democrática da diplomacia brasileira”.

Para ler o texto completo clique aqui

Olimpíada Internacional de Física

Acontece na SBF, semana de 21 de Julho de 2016

Notável Resultado Alcançado por Alunos Brasileiros na International Physics Olympiad

acontece 21072016A Sociedade Brasileira de Física realiza a Olimpíada Brasileira de Física, OBF, e a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas, OBFEP, em todo o território nacional. Entre os mais de 250.000 alunos que se inscrevem nestas olimpíadas, a SBF organiza um treinamento especial para os cerca de 80 alunos melhores colocados, enviando cinco para a Olimpíada Internacional de Física e quatro para a Olimpíada Ibero-Americana de Física, patrocinando suas participações.

Temos a grande satisfação de comunicar que na International Physics Olympiad, IPhO, de ensino médio, realizada entre os dias 10 a 17 de julho  em Zurich, Suiça, com a participação de 87 países, a equipe brasileira, composta pelos estudantes Thiago Ross White Bergamaschi(SP), Henrique Corato Zanarella (SP),Italo Rennan Lima Silva(CE),Leonardo Almeida Lessa(DF) e Diogo Correia Neto(SP) conquistou uma medalha de Ouro, uma medalha de Prata , e três de Bronze. A última vez que havíamos conquistado uma medalha de Ouro foi em 2012, com uma de Ouro e quatro de Bronze. A conquista deste ano foi a melhor participação histórica do Brasil na IPhO.

Parabenizamos os professores que, com grande dedicação, organizam as provas e participam do treinamento dos alunos, em especial os coordenadores Jose David M Viana e Munemasa Machida.

A Diretoria

 

Quantos Online

Temos 46 visitantes online


Edifício Sede

Caixa Postal  7545 
São Paulo - SP - Brasil
CEP 06298-970

Tel: 55-11-3034.0429
Fax: 55-11-3814.6293

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física