Coerência quântica preservada ao longo do tempo

Destaque em Física, semana de 01 de dezembro de 2016

destaque 01122016A coerência quântica – fenômeno que ocorre quando um sistema quântico existe numa sobreposição de dois ou mais estados simultâneos – é um fenômeno importante para o desenvolvimento de aplicações como computadores mais avançados, baseados nas propriedades fundamentais de partículas.

Contudo, um dos desafios é preservar a coerência por longos períodos de tempo. Ela tende a se perder por interações do sistema quântico com o ambiente circundante.

Leia mais...

Premiações

“Prêmio Professor José Leite Lopes de Melhor Tese de Doutoramento de 2015"

Este Prêmio foi criado pela Sociedade Brasileira de Física com o propósito de estimular e valorizar o trabalho de qualidade na Física e Ensino de Física, que culminaram com a apresentação e aprovação de uma tese de doutoramento em programa brasileiro de pós-graduação avaliado pela CAPES. O Prêmio consiste de um diploma e de um apoio financeiro.

A tese premiada deverá conter resultados originais que tenham contribuído significativamente para o avanço do conhecimento da natureza e de suas propriedades. Além do Prêmio, também poderão ser atribuídas Menções Honoríficas.

Leia mais...

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO BRASIL - EUA (Quinta chamada)

A Sociedade Brasileira de Física (SBF) e a American Physical Society (APS) têm o prazer de anunciar a QUINTA CHAMADA DE PROPOSTAS para o programa de intercâmbio APS-SBF, para estudantes e professores de pós-graduação em Física.

Através do Programa Visitas de Estudantes de Física Brasil-EUA, estudantes de pós-graduação poderão se candidatar a bolsas de viagem para uma variedade de oportunidades em física, tais como: 1) participar de cursos de curta duração ou escolas de verão; 2) visita a um professor na sua área específica de pesquisa; 3) trabalho temporário em laboratórios; ou 4) qualquer outra sugestão de atividades que professores e alunos julguem merecedoras de apoio para a viagem. As bolsas tem um valor máximo de 3 000 dólares americanos

Programa Cátedras Brasil–EUA patrocina os físicos no Brasil e nos Estados Unidos que desejem ministrar cursos de curta duração ou série de palestras no outro país. As bolsas tem um valor máximo de 4 000 dólares americanos.

Este ano, a Sociedade Brasileira de Física oferecerá 5 bolsas de viagem para o Programa Visitas de Estudantes de Física Brasil-EUA e 1 bolsa de viagem para o Programa Cátedras Brasil-EUA.

Os candidatos brasileiros devem enviar seus projetos até o dia 31/12/2016 para Maria Beatriz Mattos Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Primeira edição da RBEF de 2017 já está online

Destaque em Física, semana de 24 de novembro de 2016

destaque 24112016O fascículo 39.1 da Revista Brasileira de Ensino de Física, o primeiro de 2017, referente ao trimestre de janeiro a março, já está fechado e disponível na página da publicação no Scielo.

Como de costume, diversos artigos interessantes e com os mais variados alcances. Confira a seguir alguns dos principais destaques.

Raios cósmicos como mensageiros do céu

Em artigo redigido em inglês, com resumo em português, Alessandra Abe Pacini, da Universidade do Vale do Paraíba, em São José dos Campos, SP, aborda o impacto do estudo dos raios cósmicos para o campo que viria a ser conhecido como física de altas energias ao longo do século 20, bem como sua influência para estudos de física espacial, solar e atmosférica. O artigo discute como o conhecimento científico sobre os raios cósmicos evoluiu e apresenta uma breve revisão sobre os conceitos físicos que envolvem esses mensageiros celestes.

Leia mais...

CT&I no Brasil: teto de gastos repercute no exterior enquanto ABC anuncia indícios de avanços no país

Acontece na SBF, semana de 24 de novembro de 2016

A ameaça de congelamento do Orçamento para ciência, tecnologia e inovação por duas décadas em razão da Proposta de Emenda Constitucional 55/2016, a famosa "PEC do Teto", atualmente tramitando no Senado Federal após aprovação pela Câmara (como PEC 241/2016), causa repercussão internacional, enquanto no Brasil a comunidade científica encontra alguma razão para cauteloso otimismo.

Em reportagem publicada em 18 de outubro no periódico "Nature", o jornalista Claudio Angelo ressalta que orçamento para CTI encolheu 40% nos últimos três anos e que um congelamento nesse patamar seria catastrófico para o futuro do setor no país.

Leia mais...

Quantos Online

Temos 29 visitantes online


Edifício Sede

Caixa Postal  7545 
São Paulo - SP - Brasil
CEP 06298-970

Tel: 55-11-3034.0429
Fax: 55-11-3814.6293

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física