Cientistas premiadas enviam carta a Temer contra cortes em Ciência, Tecnologia e Inovação

Acontece na SBF, semana de 23 de novembro de 2017

acontece 23112017

No último dia 20, foi enviada ao presidente da República, Michel Temer, uma carta assinada por 33 cientistas, dentre elas 6 brasileiras. São pesquisadoras reconhecidas internacionalmente, laureadas pelo prêmio "For Women in Science", concedido pela parceria L'Oreal-UNESCO.

A carta manifesta a preocupação com os cortes promovidos no orçamento federal de Ciência, Tecnologia e Inovação. "É nosso entendimento que o investimento do governo brasileiro em C&T caiu 44% com relação ao ano passado, e um corte adicional de 15% é esperado para o próximo ano, somando-se a uma perda de cerca de 50% em um período de dois anos. Como ganhadoras do prêmio L'Oreal-UNESCO, sentimos que é nossa responsabilidade alertá-lo para os danos resultantes desse corte asfixiante", escrevem, em inglês, as pesquisadoras.

Para acessar e ler o texto completo, clique aqui.

 

Plasticidade cerebral estudada em redes neuronais

Destaque no Brazilian Journal of Physics (BJP), semana de 23 de novembro de 2017

destaque bjp 23112017

Uma das intrigantes intersecções da física com outras áreas do conhecimento se dá com a neurociência – a tentativa de compreender como o cérebro e seus componentes funcionam. Por meio de simulações computacionais de redes neuronais, é possível obter lampejos inspirados sobre como neurônios e sinapses interagem e processam estímulos.

Um dos fenômenos cerebrais mais importantes conhecidos da medicina é o da neuroplasticidade – um mecanismo fundamental de adaptação neuronal em resposta a mudanças no ambiente ou a danos no cérebro. Um grupo de físicos brasileiros tem se debruçado sobre este tema em particular e acaba de publicar um artigo de revisão relatando suas descobertas na edição de dezembro (volume 47, número 6) do "Brazilian Journal of Physics" (BJP), publicação da Sociedade Brasileira de Física.

Leia mais...

Quebra de simetria de réplicas em lasers convencionais

Destaque em Física, semana de 23 de novembro de 2017

destaque 23112017

Desde sua base teórica original, a começar com Einstein nos anos 1920, passando pela concepção prática realizada por Charles Townes com os masers, nos anos 1950, o laser sempre foi visto como uma ótima ferramenta para revelar os segredos mais íntimos da luz e da matéria. Claro, no dia a dia, tamanha a gama de aplicações práticas dessa invenção, não pensamos muito em seus aspectos científicos básicos. Mas os físicos jamais perderam isso de vista.

Agora, um novo trabalho feito por pesquisadores brasileiros demonstrou pela primeira vez, com um experimento, que lasers convencionais podem produzir um fenômeno conhecido como quebra de simetria de réplicas e associada à presença de uma transição de fase ocorrendo simultaneamente, algo até então só previsto teoricamente.

Leia mais...

Fótons podem se comportar como elétrons em supercondutores

Destaque em Física, semana de 16 de novembro de 2017

destaque 16112017

A supercondutividade – fenômeno em que os elétrons podem fluir por um material com resistência zero –, embora ainda enseje muitos estudos para ser completamente compreendida, já produziu várias revoluções tecnológicas, com aplicações que vão da medicina à física de partículas, passando pelos transportes.

A teoria que explica o que está por trás desse comportamento dos elétrons sugere que, nas circunstâncias apropriadas, eles vencem a repulsão de Coulomb (que repele cargas de mesma polaridade) e se alinham em duplas, os chamados pares de Cooper. Agora, pesquisadores brasileiros demonstraram que partículas de luz podem ter o mesmo comportamento.

Leia mais...

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física