Convocação - Assembléia Geral Extraordinária

De acordo com o disposto no art. 34, parágrafo único, do Estatuto da Sociedade Brasileira de Física, convocamos os associados para Assembléia Geral Extraordinária para aprovação do balanço anual, findo em dezembro de 2016, e que se encontra anexado a esta convocação, tendo em vista a necessidade de adiantar esta análise.

 A assembléia será feita de forma eletrônica, conforme estabelecido nos Artigos 34 e 52 do Estatuto, entre os dias 24 de abril e 24 de maio de 2017.

Leia mais...

Nota de falecimento - Prof. Carlos Seihiti Orii Yokoi

Com grande tristeza cumprimos o dever de informar o falecimento precoce, no último dia 8 de maio, do nosso colega e amigo Carlos Seihiti Orii Yokoi (1954 - 2017), após longo período de enfermidade. Carlos Yokoi era bacharel (1976), mestre, doutor (1982) e livre-docente pelo Instituto de Física da USP. Ele fez parte de um grupo teórico pioneiro na área de física estatística no IFUSP. Carlos era reservado, um tanto tímido, mas os seus alunos e colaboradores rapidamente percebiam que era uma pessoa muito culta, às vezes irônica, e um pesquisador de excepcional qualidade. No final da década de 1970, os recursos para deslocamentos no Brasil eram mais escassos. No material deixado pelo Carlos nós encontramos uma cópia da programação e das suas notas sobre o "1.o Encontro de Física do Recife", realizado em janeiro de 1979, que foi um dos precursores dos nossos atuais encontros de matéria condensada. Carlos Yokoi e Jürgen Stilck, que eram colegas de graduação e pós-graduação no IFUSP, fizeram uma viagem memorável, de ônibus, para estreitar a nossa colaboração com o "pessoal de Maurício Coutinho".

Leia mais...

Experimento fecha o cerco sobre a busca de fótons escuros

Destaque em Física, semana de 18 de maio de 2017

destaque 18052017A natureza da matéria escura, uma misteriosa substância cuja existência só se fez notar até hoje por suas influências gravitacionais em observações astronômicas, é um problema que tem desafiado astrofísicos e físicos de partículas por décadas.

Uma das hipóteses para explicá-la sugere que ela pode ser feita de "fótons escuros" (hidden photons), partículas similares aos fótons comuns que compõem a luz. Os fótons escuros podem se transformar em fótons comuns e que estes podem ser absorvidos por elétrons em semicondutores como o silício.

Leia mais...

Escola de Física CERN 2017 - Edital

Acontece na SBF, semana de 18 de maio de 2017

A Escola de Física CERN é um evento organizado pela SBF desde 2009. Através dela são selecionados professores​(as) brasileir​os(​as​)​ de Física do Ensino Médio para participarem da Escola de Professores no CERN em Língua Portuguesa, no CERN, em Genebra, e de um curso no LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, em Lisboa.
Nesse ano, ela ocorrerá entre os dias 31 de agosto e 8 de setembro.

O edital de seleção de professores e o formulário de inscrição, assim como detalhes da Escola CERN 2017 já estão disponíveis no endereço www.sbfisica.org.br/escolacern.

Nilson Marcos Dias Garcia e Nelson Barrelo Jr.
Coordenadores da Escola de Física CERN 2017

Em busca da confirmação do efeito Unruh

Destaque em Física, semana de 11 de maio de 2017

destaque 11052017Um dos mais intrigantes efeitos previstos pela teoria quântica de campos é o de que objetos acelerados deveriam experimentar um banho de radiação térmica no vácuo que não apareceria para objetos em repouso

Descrito em 1976, o efeito Unruh (também conhecido como efeito Fulling-Davies-Unruh) é consistente com o que se esperaria teoricamente, mas é extremamente difícil de ser observado. Isso porque, para que o banho térmico do vácuo produza uma variação mensurável de temperatura, a aceleração precisa ser brutalmente alta.

Leia mais...

Quantos Online

Temos 64 visitantes online


Edifício Sede

Caixa Postal  7545 
São Paulo - SP - Brasil
CEP 06298-970

Tels: 55-11-3034.2863 
55-11-3034-2864

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física