Violação da causalidade local em redes quânticas

Destaque em Física, semana de 30 de março de 2017

destaque 30032017Um dos aspectos mais surpreendentes da mecânica quântica é o que os físicos chamam de “não localidade”. Ela exprime o fato de que partículas que têm suas propriedades emaranhadas levam a circunstâncias em que as correlações entre elas são tão fortes que aparentemente não importa a distância entre elas para que a medição de uma afete a outra – algo que Einstein chamou de “ação fantasmagórica à distância”.

A não localidade é um aspecto tão difícil de conciliar com nossa visão clássica do espaço e do tempo que levou Einstein a pensar que deveria haver algo além da mecânica quântica que predeterminasse o comportamento dessas partículas – um esquema de “variáveis ocultas” – que pudesse explicar os efeitos não locais da teoria, mas manter algo que Einstein chamou de “realismo local”.

Leia mais...

5º COMUNICADO - ELEIÇÕES PARA DIRETORIA E CONSELHO DA SBF

24 de março de 2017

Este comunicado descreve o encaminhamento do processo eleitoral para os 6 (SEIS) cargos da diretoria da SBF bem como para 6 (SEIS) Conselheiros Titulares e 6 (SEIS) suplentes. Desde já, a diretoria da SBF deseja sucesso aos eleitos em reforçar a presença e o prestígio da SBF

NORMAS E PRAZOS PARA A VOTAÇÃO
De acordo com o artigo 25º do estatuto da SBF, o Conselho é composto por 12 (doze) membros titulares, eleitos com mandatos de 04 (quatro) anos, sendo que bienalmente metade deste se renova. Serão também eleitos 06 (seis) membros suplentes. Assim, estas normas e prazos são para a eleição de membros da Diretoria e do Conselho da SBF,

Leia mais...

No ar a nova edição da RBEF

Destaque em Física, semana de 23 de março de 2017

destaque 23032017O segundo número de 2017 da Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), relativa ao trimestre abril-maio-junho (volume 39.2), já está no ar, no site do Scielo. Confira aqui a lista completa e leia a seguir alguns dos destaques da edição.

Fazendo a ponte entre a teoria e fenômenos macroscópicos

Fabiana Kneubil, da Universidade Federal de Santa Catarina, e Ricardo Karam, da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, apresentam uma nova forma de encarar certas relações matemáticas na física do ponto de vista do ensino, tratando as igualdades entre os termos de uma equação como pontes entre teoria e prática. Os sinais de igual seriam "buracos da fechadura" de onde se pode estudar o inobservável a partir de fenômenos macroscópicos. Para demonstrar isso, eles apresentam três estudos de caso: uma explicação do efeito de Hall, a determinação do raio do átomo de hidrogênio e o cálculo do número de partículas por unidade de volume de gás com a teoria cinética dos gases.

Leia mais...

Prêmio L'Oréal-UNESCO-ABC Para Mulheres na Ciência tem inscrições abertas

Acontece na SBF, semana de 23 de março de 2017

Continuam abertas as inscrições para a 12ª edição do prêmio L'Oréal-UNESCO-ABC Para Mulheres na Ciência. O prazo para submissão de propostas vai até 8 de abril.

As participantes concorrem a uma bolsa de R$ 50 mil e podem submeter seus trabalhos para análise em uma das quatro categorias: Ciências Físicas, Ciências da Vida (Biomédicas, Biológicas e da Saúde), Ciências Matemáticas e Ciências Químicas.

Leia mais...

Carta enviada ao Ministro do MCTIC pela SBF manifesta estranheza sobre exoneração do Presidente da CNEN

São Paulo, 20 de março de 2017

Ao Exmo. Sr.
Gilberto Kassab
Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC
Esplanada dos Ministérios, Bloco E
CEP 70067-900
Brasília – DF

Exmo. Sr. Ministro,

A Sociedade Brasileira de Física vem, através de sua diretoria, manifestar sua estranheza pelo intempestivo afastamento do Presidente da CNEN ocorrido na última semana. A exoneração de Renato M. Cotta, Engenheiro, Acadêmico e membro ilustre da comunidade científica, é motivo de indignação para toda a comunidade ligada a ciência e tecnologia, revelando uma baixa prioridade para nossas atividades na agenda do atual governo.

O Brasil precisa prestigiar suas competências em todas as áreas, em particular nas ciências da Engenharia, e deve buscá-las e apoiá-las quando contribuem exercendo cargos de direção em órgãos governamentais específicos.

Esperamos que essa decisão possa ser revertida

Atenciosamente, 

Belita Koiller
Presidente
Sociedade Brasileira de Física

Quantos Online

Temos 128 visitantes online


Edifício Sede

Caixa Postal  7545 
São Paulo - SP - Brasil
CEP 06298-970

Tel: 55-11-3034.0429
Fax: 55-11-3814.6293

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física