Prêmios SBF de Tese de Doutorado 2016/2017

Os Prêmios SBF de Tese de Doutorado foram criados pela Sociedade Brasileira de Física com o propósito de estimular e valorizar os trabalhos de excelência e padrão internacional nas diferentes áreas da Física. Conforme estabelecido no regulamento dos prêmios SBF de Tese, a seleção dos premiados foi realizada pelas comissões de área da SBF, e o resultado é o seguinte:

Comissão de Plasmas 

Tese Premiada

Dr. Vinicius Njaim Duarte com a tese " Dinâmica quase-linear  e não-linear de automodos de Alfvén excitados por íons energéticos”,  orientada pelo Prof. Ricardo Galvão  (USP).

Comissão de Ótica e Fotônica

Tese Premiada 

Dr. Diego Paiva Pires com a tese "Geometria da informação quântica: uma abordagem geral acerca do tempo de evolução", orientada pelo Prof. Diogo O. Soares Pinto (IFSC – USP).

Comissão de Matéria Condensada e Materiais

Tese premiada

Dr. Bruno Carvalho com a tese "Raman Spectroscopy in MoS2-type transition-metal dichalcogenides",  orientada pelo Prof. Marcos Pimenta (UFMG).

Menção Honrosa 

Dra. Flavia Regina Estrada com a tese "Técnicas de difração de elétrons e de caracterizações elétricas e térmicas combinadas para análise de  transformações de simetria em estruturas perovskitas distorcidas: caso de soluções sólidas (Pb1-xCax)TiO3", orientada pela Profa. Ducinei Garcia (UFSCAR)

Comissão de Partículas e Campos

Tese premiada

Dra  Carolina Benone com a tese :"Scalar Fields in Black Hole Spacetimes and Analogues" , orientada pelo Prof. Luis Carlos Crispino (UFPA). 

Menção honrosa

Dr. Ricardo Landim com a tese "Cosmologia do Setor Escuro", orientada pelo Prof. Elcio Abdalla (USP)

Comissão de Física Atômica e Molecular

Tese premiada

Dra. Alessandra Souza Barbosa com a tese "Espalhamento elástico de elétrons e pósitrons por moléculas cíclicas", orientada pelo Prof. Marcio Bettega (UFPR).

Comissão de Física Nuclear a Aplicações

Tese premiada

Dr. Caio Laganá Fernandes com a tese  Evidência da existência do hipernúcleo Λnn  com o detector ALICE no LHC", orientada pelo Prof. Alexandre Suaide (USP) 

Comissão de Pesquisa em Ensino de Física

Tese premiada

Dr. Claudio da Silva Dantas com a tese "Avaliação no ensino de ciências no Nível Fundamental: investigando orientações oficiais e práticas docentes, fazendo "escuta" e intervenção em escolas", orientada pela Profa. Neusa Teresinha Massoni (UFRGS).

Destaque em Física

Sociedade Brasileira de Física