Estados coerentes são tema de artigo de revisão no BJP

O Brazilian Journal of Physics, publicação da Sociedade Brasileira de Física, confirma sua ascensão nos últimos anos com a obtenção, em 2014, do mais alto fator de impacto de sua história (leia mais sobre isso aqui). 

O periódico abre um espaço importante para artigos de revisão, como é o caso de "Coherent States of Systems with Quadratic Hamiltonians", publicado no fascículo 3, Volume 45, de junho de 2015 (Braz. J. Phys. vol. 45, 369-375, 2015).

No trabalho, selecionado pelo Editor do BJP, os autores V. G. Bagrov e D. M. Gitman, da Universidade Estadual de Tomsk, na Rússia, e A. S. Pereira, do Instituto de Fisica da USP (Universidade de São Paulo), apresentam uma revisão dos principais resultados recentes sobre os chamados estados coerentes generalizados, que são atualmente de grande interesse, tanto do ponto de vista físico como matemático.

Estados coerentes têm uma longa história na mecânica quântica, com inúmeras aplicações de importância. Tecnicamente definidos como os auto-estados do operador de aniquilação para o caso de um oscilador harmônico, têm certas propriedades que lhes permitem ser considerados como os estados quânticos "mais clássicos" possíveis.

Diversas generalizações para os estados coerentes foram introduzidas nas últimas décadas. As que são tratadas neste artigo correspondem às situações não estacionárias, com hamiltonianas que dependem explicitamente do tempo, com vastas possibilidades de aplicações.

Para ler o artigo completo, clique aqui (para assinantes) ou aqui (acesso livre).

 

Física ao Vivo

novembro fisica ao vivo

Destaque em Física

Sociedade Brasileira de Física