Medindo a influência de processos físicos em reações químicas

Há um interesse cada vez maior para compreender, em termos físicos, todas as transições entre os átomos durante a realização de reações químicas. E um problema que tem sido alvo de interesse especial é o estudo de estados de DCH (double-core-holes).

A razão para esse interesse especial é que, quando dois buracos são criados em átomos distintos numa molécula, a mudança química não influencia apenas o ambiente químico, mas também o comprimento da ligação entre os átomos.

Agora, um estudo internacional com participação brasileira conseguiu observar e estudar estados de DCH em átomos de neônio, usando para isso radiação síncrotron. Foi possível assim caracterizar detalhadamente a evolução do surgimento e desaparecimento desses buracos duplos, de forma geral em concordância com as expectativas teóricas.

As medições foram feitas no feixe GALAXIES da instalação síncrotron SOLEIL, na França, e o trabalho de análise foi realizado por pesquisadores na França, na Alemanha, na Suécia, além do brasileiro Alexsandre F. Lago, da Universidade Federal do ABC, em Santo André (SP).

O artigo com os resultados foi publicado em 20 de setembro no "Physical Review Letters".

Para lê-lo, clique aqui (resumo de acesso livre, texto completo só para assinantes).

 

Física ao Vivo

novembro fisica ao vivo

Destaque em Física

Sociedade Brasileira de Física