Coerência quântica preservada ao longo do tempo

A coerência quântica – fenômeno que ocorre quando um sistema quântico existe numa sobreposição de dois ou mais estados simultâneos – é um fenômeno importante para o desenvolvimento de aplicações como computadores mais avançados, baseados nas propriedades fundamentais de partículas.

Contudo, um dos desafios é preservar a coerência por longos períodos de tempo. Ela tende a se perder por interações do sistema quântico com o ambiente circundante.

Agora, um grupo de pesquisadores com participação brasileira conseguiu demonstrar a preservação da coerência quântica por longos períodos de tempo.

O arranjo experimental, que demonstrou a capacidade de preservar um grande conjunto de spins de núcleos atômicos num estado "congelado" por um segundo ou mais, foi reportado em artigo publicado em 14 de outubro pelo periódico "Physical Review Letters".

O artigo contou com as participações de Isabela A. Silva, Diogo O. Soares-Pinto e Eduardo R. de Azevedo, do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo, e de Alexandre M. Souza, Roberto S. Sarthour e Ivan S. Oliveira, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio de Janeiro. Também participaram cientistas na Itália e no Reino Unido.

Para ler o artigo, clique aqui (só para assinantes) ou aqui (acesso livre).

 

Física ao Vivo

novembro fisica ao vivo

Destaque em Física

Sociedade Brasileira de Física