
Esquema de um divisor de frequências optomecânico (acima) e suas possíveis aplicações.
Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) demonstrou como sincronizar uma fonte de luz laser e cavidades optomecânicas oscilando com frequências diferentes, separadas por oitavas de frequência. No trabalho publicado dia 24 de setembro na revista Nature Communications, o físico Gustavo Wiederhecker e seus colegas demonstram como essa sincronização permite uma nova tecnologia para divisores de frequência puramente optomecânicos, que serviriam de componentes mais eficientes para aparelhos tais como radares, celulares, GPS e roteadores de wifi.
Os pesquisadores já haviam realizado uma primeira demonstração, em 2012, de sistemas optomecânicos constituídos por cavidades simultaneamente ópticas e mecânicas, capazes de estabelecerem sincronia umas com as outras, sem contato mecânico entre elas. Essas cavidades, porém, tinham uma limitação fundamental, pois o sincronismo só podia acontecer se suas frequências de oscilação mecânica fossem praticamente idênticas. "Demonstramos agora que, apesar de ter sistemas separados por oitavas de diferença de frequência, ainda conseguimos explorar o fenômeno do sincronismo", Wierhecker afirma.
O trabalho foi liderado pelos estudantes de doutorado Caíque Rodrigues, Cauê Kersul e André Primo, e os professores Michal Lipson, da Universidade de Columbia, Estados Unidos, Thiago Alegre e Gustavo Wierhecker, da Unicamp.
A pesquisa foi realizada com financiamento da FAPESP e da CAPES.
Artigo científico
Optomechanical synchronization across multi-octave frequency spans
Caique C. Rodrigues, Cauê M. Kersul, André G. Primo, Michal Lipson, Thiago P. M. Alegre & Gustavo S. Wiederhecker
Nature Communications v.12, 5625 (2021)
Contato para imprensa
Igor Zolnerkevic
Assessor de comunicação
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.