
Todos os artigos que compõem a edição referente ao trimestre janeiro-março de 2018 já estão disponíveis para consulta no site da Scielo.
Confira a lista completa.
ARTIGOS
The photograph in the study of the lunar eclipse
Bertuola, Alberto; Romão, Kelmy Victória
Self-similar resistive circuits as fractal-like structures
Santos, Claudio Xavier Mendes dos; Mendes, Carlos Molina; Freire, Marcelo Ventura
The force of static friction is not conservative
Silva, Dêivid Rodrigo da; Peixoto, Paulo
On mechanical vibration analysis of a multi degree of freedom system based on arduino and MEMS accelerometers
Varanis, Marcus; Silva, Anderson Langone; Mereles, Arthur Guilherme
Fourier analysis of nonlinear pendulum oscillations
Singh, Inderpreet; Arun, Palakkandy; Lima, Fabio
A didactic problem: how to determine trigonometric parallax angles
Catelli, Francisco; Giovannini, Odilon; Hoffmann, Paula
The development of an optical shutter from a computer hard disk
Tomazio, N. B.; Romero, A. L. S.; Mendonca, C. R.
Simple and convenient analytical formulas for studying the projectile motion in midair
Chudinov, Peter; Eltyshev, Vladimir; Barykin, Yuri
Guitar: acoustic, structural and historical aspects
Zaczéski, Monicky E.; Beckert, Carlos H.; Barros, Thales G.; Ferreira, Ana L.; Freitas, Thiago C.
Quantum mechanical principles of Nuclear Magnetic Resonance
Dieguez, Celia M. Tokarski; Montanheiro, Lecio V.; Cleto, L. Berbeka; Bonfim, Marlio J.C.; Dartora, C.A.
Classical gauge theories as systems with constraints: a geometric point of view
Resende, M. F. Araujo de
100 Years of Relativistic Cosmology (1917–2017). Part I: From Origins to the Discovery of Universal Expansion (1929)
Lima, J. A. S.; Santos, R. C.
PESQUISA DE EDUCAÇÃO EM FÍSICA
Application and evaluation of an active learning methodology (ISLE type) in mechanics classes, in engineering courses
Parreira, J. E.
The integration of the teaching of trigonometric functions and simple harmonic motion through Modellus software
Pastana, Claudionor de Oliveira; Neide, Italo Gabriel
University students' ideas on the relations between work and energy in Mechanics in introductory Physics courses
Gutierrez-Berraondo, Jose; Zuza, Kristina; Zavala, Genaro; Guisasola, Jenaro
RECURSOS DIDÁTICOS
Daytime astronomy: measure of the Sun's angular aperture and local latitude
Costa, Ivan Ferreira da; Maroja, Armando de Mendonça
Production of parabolic mirrors and construction of the concept of 2nd degree polynomial function
Rodrigues, Marco Aurélio Torres; Mackedanz, Luiz Fernando
The study of Brownian motion with low cost material
Perez, Silvana; Castro, Barbara F. N.; Maia, Noel C.; Nascimento, Cristovão S.
Photogate system with six analogic channels suitable for physics learning laboratories
Carvalho Neto, João T. de; Apolinário, Fernando R.; Soares, Aline de A.
Development of a low cost experimental apparatus for the falling objects study: analysis of the magnets movement in vertically oriented pipes
Szmoski, Romeu M.; Doff, Adriano; Lenart, Vinícius M.; Schwiderke, Samuel K.; Fachini, Luis V. G.
HISTÓRIA DA FÍSICA E CIÊNCIAS CORRELATAS
North-American expedition and unpublished iconography from Sobral in 1919
Crispino, Luís Carlos Bassalo; Lima, Marcelo Costa de
by Johannes Kepler: a translation of the first hard sci-fi text
Ribeiro, Jair Lúcio Prados
NOTAS
Gauss's law without gaussian surfaces
Gomes, André Herkenhoff
Scaling: Archimedes and a voltaje divider
Wörner, C. H.

Em 22 de outubro de 2015, uma espaçonave da Nasa em órbita da Terra registrou um evento que deu aos cientistas uma ótima chance de estudar o processo de reconexão magnética. Trata-se de um fenômeno que acontece quando a interação entre o campo magnético da Terra e o do plasma circundante no ambiente espacial leva a um realinhamento das linhas de força, muitas vezes com grande liberação de energia.
A reconexão magnética é um dos fenômenos fundamentais para a melhor compreensão da interação entre o vento solar e a magnetosfera terrestre, e essa é a principal missão da sonda MMS (Magnetospheric Multiscale), lançada pela NASA em 2015.

Como já descrito no boletim e na página da SBF, estamos em contato com a Wolfram negociando uma licença ilimitada para o programa Mathematica para associados da SBF, que seria disponibilizado em várias plataformas em versões sempre atualizadas.
Estimamos um custo anual adicional de R$40 (R$20) para doutores (estudantes) que seria pago junto com a anuidade da SBF apenas pelos que optarem em ter acesso ao programa. Lembramos que o contrato com a Wolfram é de 3 anos, renovável por iguais períodos.

Um estudo realizado por pesquisadores brasileiros, em parceria com americanos, demonstrou que o produto das queimadas florestais, quando inalado, causa danos ao DNA e morte celular em tecido pulmonar humano.
O resultado foi publicado em 7 de setembro pela revista "Scientific Reports", do grupo Nature, em artigo que tem como primeira autora Nilmara de Oliveira Alves, da Escola de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).

Era um lance polêmico de uma partida de futebol do Campeonato Paulista. Mas, nas mãos de um professor ligado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, tornou-se um problema para ser resolvido com os alunos em sala de aula, envolvendo astronomia e geometria.
Em 12 de fevereiro de 2017, Santos e RB Brasil se enfrentaram no Pacaembu, em São Paulo. Aos 47 minutos do segundo tempo, o goleiro do RB Brasil consegue espalmar uma bola, mas o árbitro diz que ele o fez depois que ela já havia cruzado totalmente a linha de gol. O lance polêmico definiu a vitória santista por 3 a 2 e se tornou matéria-prima para programas esportivos na TV.

O movimento Escola Sem Partido pode se tornar um perigoso instrumento para ameaçar o ensino de ciência nas escolas e deve ser repelido. O alerta é da Sociedade Brasileira de Física, que lançou um manifesto, aprovado por seu Conselho e sua Diretoria, em favor de um ensino pleno, sem restrições ao conhecimento ou à liberdade de expressão.
Para a organização de físicos, a suposta tentativa de eliminar posicionamentos ideológicos nas escolas constitui uma ideologia, e uma que lança “um forte olhar de desconfiança sobre a figura do professor, propondo censura por parte dos estudantes e pais com o objetivo de restringir conteúdo e metodologia em sala de aula”.

Um dos fenômenos mais interessantes da física de matéria condensada, com um grande potencial de aplicações práticas, é o da supercondutividade. Um material é supercondutor quando uma corrente elétrica pode fluir por ele sem resistência, e essa propriedade está atrelada a aplicações que vão desde trens levitantes até máquinas de ressonância magnética.
Na maioria dos materiais, as propriedades supercondutoras só se revelam a temperaturas muito baixas, próximas do zero absoluto. Mas, aos poucos, os físicos têm descoberto arranjos "não convencionais", assim chamados por não obedecerem à teoria clássica de supercondutividade, conhecida pela sigla BCS e formulada nos anos 1950 pelos físicos John Bardeen, Leon Cooper e Robert Schrieffer. Alguns desses supercondutores não convencionais são capazes de exibir essa propriedade a temperaturas mais altas.