Liderança da Minoria - no centro, Deputado Daniel Almeida
A convite do Deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA), autor do Projeto de Lei (PL) que institui o dia 19/05 como Dia do Físico, estiveram na Câmara dos Deputados a Profa. Débora Peres Menezes, presidente da SBF, o Prof. Rodrigo Capaz, vice-presidente, o Prof. Paulo Artaxo, conselheiro da SBF e vice-presidente da SBPC e o Prof. Amando Ito, membro da Comissão de Criação dos Conselhos Federal e Regionais de Física. Os temas discutidos foram o PL de criação do Dia do Físico, os valores das bolsas de pós-graduação, que requer atenção imediata dos parlamentares (veja manifestação aqui) e a criação do Conselho Federal de Física (CFFís). O próprio Deputado Daniel Almeida comprometeu-se com o encaminhamento de Projeto de Lei que institua o CFFís.
A SBF compreende que desigualdades de raça, cor, gênero e habilidades, que ocorrem na sociedade, de forma mais ampla, se refletem em todos os espaços sociais, acadêmicos e institucionais. Dessa forma, dentro do escopo de ações da SBF, podemos contribuir para uma sociedade mais justa e equânime ao adotarmos novas práticas nos nossos espaços de socialização de conhecimento e de reconhecimento de contribuições científicas. Entendemos que um ambiente de justiça, equidade e inclusão dignifica as relações pessoais e institucionais e fortalece a ciência.

O Comitê avaliador formado pelas Profas. Andrea Latge, Andreia Guerra, Denise Rocha Gonçalves, Gabriela Barreto Lemos e Marina Nielsen, decidiu por indicar ao Prêmio Carolina Nemes, neste Edital de 2021, Indianara Lima Silva considerando o destacado trabalho que vem realizando na formação de jovens estudantes em história e ensino da Física e na bela carreira acadêmica que inclui a discussão de temas contemporâneos da física quântica e histórias das mulheres nas ciências.


Conteúdo a ser checado:
https://www.earthing.com/pages/what-is-earthing
https://earthinginstitute.net/what-is-earthing/
Os links anteriores tratam de uma prática de medicina alternativa chamada de aterramento corporal (ou “grounding”, ou “earthing”, em inglês), cuja proposta é simples: recomenda-se que as pessoas permaneçam em contato corporal direto com o solo – com os pés descalços, por exemplo – por alguns minutos ao dia. Dessa forma, alegam que os praticantes receberão um fluxo constante de elétrons a partir do solo, que será suficiente para melhorar uma diversidade grande de condições médicas: ansiedade, insônia, dores crônicas, estresse, envelhecimento e assim por diante.
Leia mais