12º Encontro Brasileiro de Física dos Plasmas

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB , 01 A 05 DE DEZEMBRO DE 2013

Em nome do comitê organizador do 12º. EBFP gostaria de dar as minhas boas vindas ao evento para professores, estudantes, pesquisadores e a profissionais de empresas atuando em áreas correlatas a física e a tecnologia dos Plasmas.

O encontro será realizado na FINATEC - L3 - Norte Campus Darci Ribeiro, Quadra 603

O EBFP já possui mais de 20 anos e é um evento da SBF que ocorre de forma bianual desde 1991, abordando áreas como fenômenos básicos em plasmas, fusão termonuclear controlada, plasmas espaciais e astrofísicos e aplicações tecnológicas dos plasmas. Além dos trabalhos científicos tradicionais, neste encontro em particular, estaremos dando uma importância especial para a discussão de temas que irão ter grande impacto e nortear as pesquisas na área nos próximos 10-20 anos. As aplicações dos plasmas no processamento de novos materiais, com destaque para a nanotecnologia, fenômenos não lineares, caos ,turbulência e sua importância no confinamento de plasmas termonucleares, simulação computacional de fenômenos em plasmas espaciais e astrofísicos, projetos de exploração espacial utilizando plasmas, além de aplicações dos plasmas em novas áreas como bio-materiais, descontaminação hospitalar e eliminação de poluentes. A formação de recursos humanos para área de plasmas também terá destaque no evento com a realização de uma mesa redonda para discussões sobre estratégias para incentivar a formação de novos cientistas e técnicos para a área.

O evento vai contar com todo o apoio possível da UnB e deverá ser patrocinado pela CAPES. CNPq, FAP –DF e também por fundações de apoio a pesquisa estaduais como a FAPESP que deverão dar apoio aos participantes oriundos do estado de São Paulo.

Sejam todos muito bem vindos ao 12º. EBFP. Espero que a realização deste evento pela primeira vez em Brasília-DF possa contribuir ainda mais para a continuidade e engrandecimento da Física e da Tecnologia de Plasmas no Brasil. 

José Leonardo Ferreira
Laboratório de Plasmas, Instituto de Física- UnB
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

REALIZAÇÂO:

logo sbf

 

APOIO:

cnpq           CAPES