Escola de Física CERN 2017

PROFESSORES(AS) SELECIONADOS(AS) PARA A ESCOLA DE FÍSICA CERN 2017

São Paulo, 2 de maio de 2017.

Dos Profs. Drs. Nilson Marcos Dias Garcia / Nelson Barrelo Junior

Coordenadores da Escola de Física CERN 2017

Sociedade Brasileira de Física

Assunto: Participação de professores brasileiros na Escola de Física no CERN 2017 – Lisboa e Genebra

O CERN, um dos maiores laboratórios de pesquisa em Física no Mundo, recolocou em funcionamento, no ano de 2009, o grande colisor de prótons “Large Hadron Collider” (LHC).

Dentre os seus diversos programas, o CERN mantém um de Educação, destinado a professores de diversos países da Europa, do qual constam visitas a suas instalações e laboratórios, além de cursos sobre tópicos de Física, ministrados no idioma dos participantes.

No âmbito deste programa de Educação, desde 2007 o CERN tem mantido em suas instalações uma Escola de Física destinada a professores de escolas secundárias portuguesas, na qual são desenvolvidas aulas sobre Física de Partículas e áreas associadas, sessões experimentais e visitas aos laboratórios do CERN, iniciativa que acontecerá também em 2017.

Como resultado de negociações por parte de pesquisadores brasileiros e da diretoria da Sociedade Brasileira de Física, foi aberta, como uma ampliação da cooperação do CERN com Portugal, a possibilidade de participação de professores brasileiros no programa deste ano, que acontecerá no período de 03 de setembro a 08 de setembro de 2017, ao lado dos professores portugueses do Ensino Médio e também de outros professores africanos. Além da participação na Escola de Física no CERN, em Genebra, os professores brasileiros também participarão de uma visita ao LIP, em Lisboa, nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, preparando-se para a Escola no CERN, havendo ainda a possibilidade de visitação ao Museu e à Casa de Einstein, localizados em Berna, entre os dias 09 e 10 de setembro.

Visando estimular a participação da mais diversa gama de professores brasileiros, nossa expectativa é levar para o LIP e o CERN até vinte professores de Física do Ensino Médio oriundos das redes municipal, estadual, federal e particular de ensino. Para tanto, a Sociedade Brasileira de Física, através de sua Secretaria para Assuntos de Ensino, está coordenando o processo de inscrição e seleção de professores brasileiros de Ensino Médio que participarão desse projeto.

Certo de seu interesse, informamos que o edital relativo a essa atividade já está disponível na página da Sociedade Brasileira de Física e as inscrições estarão abertas do dia 05 até o dia 05 de junho de 2017, exclusivamente através de site específico da SBF.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia

Prof. Dr. Nelson Barrelo Junior

Coordenadores da Escola de Física CERN 2017

Sociedade Brasileira de Física

EDITAL