Escola de Física CERN 2011

Professores selecionados para a Escola de Física CERN 2011

São Paulo, 25 de maio de 2011

Do Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia
Secretário para Assuntos de Ensino da Sociedade Brasileira de Física

Assunto: Participação de professores brasileiros na Escola de Física no CERN, em Genebra

O CERN, um dos maiores laboratórios de pesquisa em Física no Mundo, recolocou em funcionamento, no ano de 2009, o grande colisor de prótons “Large Hadron Collider” (LHC).

Dentre os seus diversos programas, o CERN mantém um de Educação, destinado a professores de diversos países da Europa, do qual constam visitas às suas instalações e laboratórios, além de cursos sobre tópicos de Física, ministrados no idioma dos participantes.

No âmbito deste programa de Educação, desde 2007 o CERN tem mantido em suas instalações uma Escola de Física destinada a professores de escolas secundárias portuguesas, na qual são desenvolvidas aulas sobre Física de Partículas e áreas associadas, sessões experimentais e visitas aos laboratórios do CERN, iniciativa que acontecerá também em 2011.

Como resultado de negociações por parte de pesquisadores brasileiros do CBPF e da diretoria da Sociedade Brasileira de Física, foi aberta, como uma ampliação da
cooperação do CERN com Portugal, a possibilidade de participação de professores brasileiros no programa deste ano, que acontecerá no período de 04 a 09 de setembro de 2011, ao lado de cerca de 50 professores portugueses do Ensino Médio e também de outros professores africanos.

Visando estimular a participação da mais diversa gama de professores brasileiros, nossa expectativa é levar para o CERN, vinte professores de Física do Ensino Médio oriundos das redes particular, municipal, estadual e federal de ensino. Para tanto, a Sociedade Brasileira de Física, através de sua Secretaria para Assuntos de Ensino, com o apoio do CBPF e com recursos oriundos da CAPES e do MCT, está coordenando o processo de inscrição e seleção de professores brasileiros de Ensino Médio que participarão desse projeto.

Certo de seu interesse, informamos que o edital relativo a essa atividade já está disponível na página da Sociedade Brasileira de Física e as inscrições estarão abertas do dia 26 de maio até o dia 23 de junho de 2011, exclusivamente através de site específico da SBF.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia
Secretário para Assuntos de Ensino da Sociedade Brasileira de Física