Escola de Física CERN 2010

São Paulo, 01 de junho de 2010

Do Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia

Secretário para Assuntos de Ensino da Sociedade Brasileira de Física

Assunto: Participação de professores brasileiros na Escola de Física no CERN, em Genebra

Caro(a) dirigente, Caro(a) professor(a)

O CERN, um dos maiores laboratórios de pesquisa em Física no Mundo, recolocou em funcionamento, no ano de 2009, o grande colisor de prótons “Large Hadron Collider” (LHC).

Dentre os seus diversos programas, o CERN mantém um de Educação, destinado a professores de diversos países da Europa, do qual constam visitas às suas instalações e laboratórios, além de cursos sobre tópicos de Física, ministrados no idioma dos participantes.

No âmbito deste programa de Educação, desde 2007 o CERN tem mantido em suas instalações uma Escola de Física destinada a professores de escolas secundárias portuguesas, na qual são desenvolvidas aulas sobre Física de Partículas e áreas associadas, sessões experimentais e visitas aos laboratórios do CERN, iniciativa que acontecerá também em 2010.

Como resultado de negociações por parte de pesquisadores brasileiros do CBPF e da diretoria da Sociedade Brasileira de Física, foi aberta, como uma ampliação da cooperação do CERN com Portugal, a possibilidade de participação de professores brasileiros no programa deste ano, que acontecerá no período de 05 a 10 de setembro de 2010, ao lado de cerca de 50 professores portugueses do Ensino Médio.

Visando estimular a participação da mais diversa gama de professores brasileiros, nossa expectativa é levar para o CERN professores de Ensino Médio oriundos das redes particular, municipal, estadual e federal de ensino. Para tanto, é fundamental contar com sua participação e estímulo para que seus professores e colegas pleiteiem sua participação no projeto.

Os custos estimados para a participação de cada professor na Escola de Física foi estimado em R$ 5.000,00, razão pela qual estamos, no momento, buscando obter os recursos necessários. Tendo em vista o fato de que estamos pretendendo levar ao CERN 20 professores brasileiros, temos também a expectativa de eventual participação financeira (por exemplo assumindo as diárias internacionais) por parte das instituições de origem dos professores participantes, apesar de isto não ser um elemento desclassificador das pretensões individuais. Como vantagem adicional, esse envolvimento das instituições pode auxiliar na participação de um maior número de professores brasileiros.

Nesse sentido, e visando dar andamento ao processo de seleção de professores brasileiros para participar da Escola de Física no CERN 2010, estamos solicitando que, em caráter de urgência, o edital de seleção de professores de Física seja amplamente divulgado. Esta mensagem está sendo enviada para a mais ampla gama de instituições de Ensino Médio do Brasil, assim como para os professores participantes da Olimpíada Brasileira de Física.

Contando com sua colaboração e atenção, antecipadamente agradecemos o rápido encaminhamento dessas informações aos professores de Física e nos colocamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia

Secretário para Assuntos de Ensino da Sociedade Brasileira de Física


ESCOLA DE FÍSICA CERN 2010

Genebra, 05-10 de Setembro, 2010

Edital de seleção de professores brasileiros

Acham-se abertas as inscrições, até a data de 21 de junho de 2010, ao processo seletivo de professores de Física de Ensino Médio, das redes particular, municipal, estadual e federal, para participar da Escola de Física CERN 2010, em Genebra, na Suiça, que ocorrerá entre 5 e 10 de setembro de 2010, decorrendo quase todo o programa em língua portuguesa.

Poderão se inscrever apenas professores de Física de Ensino Médio, que:

- sejam licenciados em Física ou que tenham habilitação para ministrar Física;

- estejam em atividades de docência e em sala de aula de turmas, predominantemente, de cursos de Ensino Médio ou Ensino Técnico ou Tecnológico.

Serão considerados elementos de análise para a seleção:

- a eventual titulação pós-graduada do candidato (especialização, mestrado, doutorado) e a área de sua realização, que poderá ser verificada pelo seu Currículo Lattes;

- a explicitação de compromisso por parte do interessado em ser um polo irradiador e divulgador, na sua instituição e na sua área de atuação, dos conhecimentos aos quais tiver acesso durante a Escola de Física CERN 2010 (ministrando palestras, cursos, etc.);

- o eventual envolvimento do professor em projetos e/ou atividades de pesquisa ou extensão ligados ao ensino, inclusive a Olimpíada Brasileira de Física, que devem estar explicitados em seu Currículo Lattes;

- as justificativas de seu interesse em participar do projeto assim como a explicitação de suas propostas de divulgação das atividades relativas ao curso, ao retornar;

- a declaração da instituição à qual o candidato esteja vinculado, em conceder as diárias internacionais necessárias ao desenvolvimento da atividade (apesar da não concordância em concessão não ser um elemento desclassificador da pretensão, esse envolvimento das instituições pode auxiliar na participação de mais professores brasileiros);


Da inscrição

A solicitação de inscrição será feita apenas através de email redigido conforme modelo e enviado, juntamente com a documentação abaixo especificada, até o dia 21 de junho de 2010, para o endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., indicando na linha assunto Escola de Física CERN 2010.

A documentação necessária para a plena aceitação da inscrição deverá ser enviada através de arquivos anexados à solicitação de inscrição e deverá seguir rigorosamente os modelos de documentos disponíveis em www.sbfisica.org.br/ensino/escola-fisica-cern:

- solicitação de inscrição (Modelo 0):

- arquivo com dados pessoais (inclusive o endereço eletrônico do Lattes, atualizado) e institucionais do candidato (Modelo 1);

- declaração da instituição a que estiver vinculado, em papel timbrado, permitindo e concordando com a participação do docente na Escola de Física CERN 2010 e explicitando o tipo de contrato que mantém, do seu tempo de serviço, do seu regime de contrato de trabalho, de sua carga horária semanal e respectivos cursos (com respectivo nível de ensino) aos quais ministra aulas, devidamente assinada pela administração da instituição (Modelo 2);

- documento pessoal declaratório de compromisso de, ao retornar, divulgar o evento, suas experiências e impressões (Modelo 3);

- texto pessoal (de até 300 palavras) explicitando suas razões e interesses em pleitear a participação na atividade, assim como sua proposta de divulgação das atividades vivenciadas ao retornar (Modelo 4);

Deverá também ser anexado, caso a instituição se comprometa a conceder as diárias, documento declaratório de compromisso da instituição em em conceder as respectivas diárias internacionais ao professor, caso ele seja selecionado, em papel timbrado e devidamente assinado pela administração da instituição (Modelo 5).

A inscrição só se concretizará se todos os documentos solicitados, com exceção do documento relativo à concessão das diárias, que é facultativo, forem enviados e estiverem de acordo com os modelos.

Tratando-se de um evento realizado no exterior, é necessário que o candidato selecionado esteja com passaporte atualizado, com pelo menos 6 meses de validade.

O pedido de inscrição e a documentação solicitada será julgada por comissão indicada pela Diretoria da Sociedade Brasileira de Física.

São Paulo, 01 de junho de 2010.

Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia
Secretário para Assuntos de Ensino da Sociedade Brasileira de Física