DESTAQUE EM FÍSICA
Prof. Maurice de Koning da Unicamp, em colaboração com a Universidade Politécnica de Catalunya e de Stanford, publica sobre “propriedades fundamentais do 4He” na PRL
Em meados de 2004, resultados experimentais de Kim e Chan da Universidade de Pennsylvania sugeriram que uma substância na sua fase sólida, neste caso o Hélio-4, poderia apresentar o que é chamado de superfluidez. A superfluidez, que é um fenômeno intrinsecamente quântico, foi descoberta em 1937 por Kapitsa, Allen e Misener em Hélio-4 líquido. Eles observaram que, abaixo de uma temperatura de 2,17 K, as propriedades do líquido mudaram radicalmente, a mais espetacular sendo o desaparecimento da sua viscosidade, permitindo a movimentação de matéria sem atrito interno.
Leia mais
ACONTECE NA SBF
Mensagem da Presidente
Prezad@s Diretoras, Diretores, Conselheiras, Conselheiros, Sócias e Sócios,

Estes últimos 20 meses na Presidência da SBF me proporcionaram um grande aprendizado e me fizeram passar a admirar um número enorme de pessoas que dedicam uma parte não desprezível do seu tempo para contribuir, de forma voluntária, para as atividades apoiadas e patrocinadas pela SBF. 
Leia mais
Candidaturas – Diretoria e Conselho – 2023
Veja os candidatos
Candidaturas – Comissões de Área – 2023
Veja os candidatos
A SBF compartilha as preocupações em relação ao MCTI externadas pelas entidades que compõem a ICTP.Br
As entidades que compõem a ICTP.Br, entre elas a Academia Brasileira de Ciência e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, demonstraram preocupação com dificuldades enfrentadas pelo MCTI em carta divulgada no dia 22/03/2023. A SBF compartilha essas preocupações e alinha-se com as entidades no sentido de colocar-se à disposição para cooperar e colaborar para que tais dificuldades sejam superadas.

Veja a carta (PDF)
6º Prêmio Mulheres Brasileiras na Química abre nomeações até 2 de abril
Premiação promove a igualdade de gênero e destaca o trabalho das pesquisadoras na ciência. As vencedoras serão anunciadas em maio

Washington, 22 de março de 2023 – Pesquisadoras, cientistas e executivas já podem se candidatar ao Prêmio Mulheres Brasileiras na Química. As nomeações estão abertas até o dia 2 abril. A premiação é oferecida pela Sociedade Americana de Química (ACS, sigla em inglês), em parceria com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ).
Leia mais
 
Processo de renovação de membros dos Comitês de Assessoramento – CNPq
O CNPq comunica que, no período de 20/03 a 10/04, estará recebendo indicações da comunidade científica para o processo de renovação de membros dos Comitês de Assessoramento (CAs) cujos mandatos se encerrarão em junho de 2023. Poderão indicar nomes os bolsistas de Produtividade em Pesquisa e Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, ambos do nível I, assim como os bolsistas de Produtividade Sênior.

O link para realizar indicações pode ser acessado através de
https://www.gov.br/cnpq/pt-br/composicao/comites-de-assessoramento/renovacao
Prof. Sekazi Mtingwa, um dos fundadores da UFPLP, oferece pagamento de anuidades a estudantes brasileiros
Esta é uma oportunidade de se associar à União dos Físicos dos Países de Língua Portuguesa – A quota da primeira anuidade, 2023, é oferecida!

A União dos Físicos de Países da Lingua Portuguesa (UFPLP) foi fundada a 15 de novembro de 2019, e tem como missão promover o desenvolvimento de oportunidades e condições de colaboração entre físicos, contribuindo para a afirmação profissional, o desenvolvimento cultural, científico, tecnológico e económico dos diferentes países e territórios de Língua Portuguesa, particularmente dos menos desenvolvidos em termos de infraestruturas de educação e investigação. 
Leia mais
Assista ao vídeo do Física ao Vivo realizado ontem sobre "Justiça, Equidade, Diversidade e Inclusão na SBF"
Assista agora!
EVENTOS DA SBF
XVIII Escola Brasileira de Estrutura Eletrônica
III Encontro de Primavera da SBF
XXXVII Encontro de Física do Norte e Nordeste
2023 Autumn Meeting of the Brazilian Physical Society (EOSBF-2023)
SEJA SÓCIO DA SBF
Para tornar-se Sócio da SBF, o candidato deve preencher o formulário de proposta online e providenciar os documentos conforme a categoria pretendida. Sócio Aspirante (estudantes universitários de graduação de cursos relacionados à Física); Sócio Regular* (estudantes universitários de mestrado ou doutorado de cursos relacionados à Física); Sócio Efetivo (doutores de cursos relacionados à Física ). Todos os os associados terão descontos nas inscrições dos eventos realizados pela SBF.

*Professores de física de Ensino Médio e Fundamental têm desconto de 50% no valor da anuidade de Sócio Regular.

Saiba mais
ANÚNCIOS DA SBF
Mensagens em Anúncios da SBF recebidas de 23/03 a 30/03/2023

Concursos
Departamento de Física - UFF

Eventos
Palestra virtual da União de Físicos de Países de Língua Portuguesa
Paraty Quantum Information School & Workshop 2023
Holography@25: ICTP-SAIFR School & Workshop
SAIFR/Principia Program: Gravitational Waves meet Amplitudes in the Southern Hemisphere
Seminários do PPGCosmo/Núcleo Cosmo-ufes
Astroparticle Physics: Postdoc Position Open
ICTP-SAIFR Física de Fronteira em Campinas
Clube do Livro Sci-SAIFR

Oportunidades
Position opening: post-doctoral fellowship at the Physics Institute - University of São Paulo (Brazil)
Facebook Facebook
Twitter Twitter
Website Website
Esta é uma mensagem automática.
Favor não responder este e-mail, pois não será lido.
Para entrar em contato conosco, relativo aos Anúncios da SBF,
escreva para anuncios@sbfisica.org.br.