DESTAQUE EM FÍSICA
Estudo pode contribuir com a fidelidade da computação quântica
Artur Soriani Alves publicou artigo no qual analisa a computação quântica sob o aspecto termodinâmico

Por Roger Marza

As gigantes empresas de tecnologia Alphabet, Microsoft, IBM e centros de pesquisas de governos como a China e a Rússia realizam uma disputa acirrada para desenvolver a computação quântica, capaz de realizar operações milhões de vezes mais rápidas que a computação tradicional. Apesar dos avanços obtidos desde a primeira máquina construída no fim da década dos anos 2000 pela D-Wave Systems, a grande dificuldade das iniciativas atuais é garantir a confiabilidade dos dados dessas máquinas.
Leia mais
 
ACONTECE NA SBF
Seminário Quantum Optics and Information Talks “The subtleties of self-testing” da professora Laura Mancinska (Universidade de Copenhagen)
A Sociedade Brasileira de Física (SBF) convida todos os interessados a participar de um webinário sobre ótica quântica na próxima sexta-feira, dia 24 de março de 2023, às 10:00.

A palestra será ministrada pela Profa. Laura Mancinska, da Universidade de Copenhagen, e terá como título “The subtleties of self-testing”.
Leia mais
 
JEDI-SBF sugere: Programa de Bolsas de Estudos British Council Scholarships for Women in STEM abertas para inscrições
A JEDI-SBF está divulgando o início das inscrições para a edição de 2023 do programa de bolsas de estudos British Council Scholarships for Women in STEM. Este programa oferece suporte financeiro para mulheres brasileiras e latino-americanas interessadas em realizar mestrado em uma renomada universidade britânica, com enfoque nas áreas de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática, na sigla em inglês).
Leia mais
JEDI-SBF – Dia Internacional contra a Discriminação Racial
No dia 21 de março de 1960, 20 mil africanos e africanas, em Johanesburgo, protestavam contra a Lei do Passe que limitava sua circulação baseada na cor de pele e etnia. A manifestação era pacífica e desarmada, mas um grupo de policiais decidiu abrir fogo contra os manifestantes, matando 69 e ferindo 186 em Sharpeville.
Leia mais
 
Web MiniCurso da SBF: Física para Sustentabilidade e Redução de Riscos de Desastres
A Sociedade Brasileira de Física (SBF) anuncia o lançamento da sua plataforma de cursos online e traz para você o MiniCurso 5 – Física para Sustentabilidade e Redução de Riscos de Desastres. Este curso tem como objetivo apresentar conceitos básicos da área ambiental, ressaltando as bases físicas e as demandas e oportunidades para aplicações nessas áreas de técnicas consagradas na física multidisciplinar, como modelagem por equações diferenciais, autômatos celulares e redes complexas.
Leia mais
A Atuação do Professor de Física no Ensino Fundamental
A presidência do FONLIFI apresentará um material colaborativo sobre a curricularização da extensão, que reúne relatos de experiências e sugestões provenientes de discussões realizadas nas últimas reuniões do fórum. Além disso será discutido a atuação do professor de Física nos anos finais do Ensino Fundamental. A reunião será realizada de forma remota.
Leia mais
 
Eleições para Diretoria e Conselho da SBF: Sócios precisam estar quites até 15 de abril de 2023
A Sociedade Brasileira de Física (SBF) informa que está aberto o período de eleições para a Diretoria e o Conselho da entidade. De acordo com o artigo 13º do estatuto da SBF, somente os sócios e as sócias efetivos/as e regulares quites com a SBF até o ano anterior à eleição (2022 na presente eleição) podem votar e ser votados.
Leia mais
Física ao Vivo – Flora Bacelar – Justiça, Equidade, Diversidade e Inclusão na SBF
Edições anteriores
ANTESSALA DO ENSINO
SBF convida grupos e equipes a submeterem proposta para organizar as atividades de Núcleo de Referência do XXV SNEF
A SBF convida grupos a apresentarem propostas para organizar as atividades de um Núcleo de Referência (NR) para o XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física (XXV SNEF), que ocorrerá nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2023. O evento está sendo organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) por meio da Comissão de Área: Pesquisa em Ensino (CAPEF), da Secretaria para Assuntos de Ensino e Comissão de Reuniões.
Leia mais
EVENTOS DA SBF
2023 Autumn Meeting of the Brazilian Physical Society (EOSBF-2023)
SEJA SÓCIO DA SBF
Para tornar-se Sócio da SBF, o candidato deve preencher o formulário de proposta online e providenciar os documentos conforme a categoria pretendida. Sócio Aspirante (estudantes universitários de graduação de cursos relacionados à Física); Sócio Regular* (estudantes universitários de mestrado ou doutorado de cursos relacionados à Física); Sócio Efetivo (doutores de cursos relacionados à Física ). Todos os os associados terão descontos nas inscrições dos eventos realizados pela SBF.

*Professores de física de Ensino Médio e Fundamental têm desconto de 50% no valor da anuidade de Sócio Regular.

Saiba mais
ANÚNCIOS DA SBF
Mensagens em Anúncios da SBF recebidas de 16/03 a 23/03/2023

Concursos
Vaga em Informação Quântica Experimental

Eventos
ESCOLA DE COSMOLOGIA E GRAVITAÇÃO (ECG)
VUVX-23 no BRASIL
ELI-Extreme Light Infrastructure
Encontro de Astronomia 2023
São Paulo Advanced School on Multi-Messenger Astrophysics
Óptica Quântica e Palestras Informativas
Workshop: Física de Hádrons no LFTC - 2023

Informes
Livro "Ensino de Física na Educação do Campo: perspectiva histórico-crítica"

Oportunidades
Prêmio Mulheres Brasileiras na Química abre nomeações até 2 de abril
Processo Seletivo Professor Visitante da UNIFAL-MG
Inscrições prorrogadas para a Especialização em Teoria da Relatividade da Unifesp/Diadema
Processo Seletivo da Pós-Graduação do IFSC/USP para ingresso no 2º/2023
Credenciamento de Novos Membros Permanentes do PPGCosmo
PGF/UNIFEI - Processo Seletivo para Bolsa de Pós-doutorado Em Física da Matéria Condensada Experimental
Facebook Facebook
Twitter Twitter
Website Website
Esta é uma mensagem automática.
Favor não responder este e-mail, pois não será lido.
Para entrar em contato conosco, relativo aos Anúncios da SBF,
escreva para anuncios@sbfisica.org.br.