ACONTECE NA SBF
2º Comunicado – Eleições para Diretoria, Conselho e Comissões de Área da SBF
Encaminhamento do processo eleitoral para os 6 (SEIS) cargos da Diretoria da SBF (por 2 anos), para 6 (SEIS) Conselheiros/as Titulares (por 4 anos), 6 (SEIS) Conselheiros/as Suplentes (por 2 anos) e membros das Comissões de Área.

NORMAS E PRAZOS PARA A VOTAÇÃO
Leia mais
SBF oferece webminicursos em Inteligência Artificial e Educação em Ciências – Física na infância
A Sociedade Brasileira de Física (SBF) anunciou o lançamento de dois webminicursos voltados para estudantes, professores e interessados em física e educação em ciências. As aulas serão síncronas e online, ministradas por renomados professores da área.
Leia mais
SBF apoia prêmio para homenagear as Mulheres Brasileiras na Química e Ciências Relacionadas
A Sociedade Brasileira de Física (SBF) aceitou o convite a apoiar o prêmio que homenageia as mulheres brasileiras na química e ciências relacionadas, organizado anualmente pela American Chemical Society (ACS), Núcleo Mulheres da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e revista Chemical & Engineering News (C&EN).
Leia mais
Ganhador do Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro 2023
A SBF tem a honra de anunciar o ganhador do Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro deste ano: o físico Ado Jório de Vasconcelos, pela excelência de seus trabalhos científicos reconhecidos internacionalmente, por sua contribuição ao desenvolvimento de instituições científicas e seu papel pioneiro na Física da Matéria Condensada no Brasil. O Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro é concedido anualmente a pesquisadores com reconhecida contribuição ao longo de sua carreira para a Física da Matéria Condensada e de Materiais no Brasil.
Leia mais
 
Nota sobre o Brazilian Journal of Physics
CO Brazilian Journal of Physics  (BJPH) é categorizada como um “Transformative Journal” (TJ), o que significa que ainda é uma revista com modelo de publicação híbrido, e que também é coberta por acordos (TAs – “Transformative Agreements”) entre a Springer Nature e bibliotecas (ou consórcios de bibliotecas). Como uma revista híbrida, atualmente os autores podem escolher como publicar seus artigos: sob um modelo de acesso por assinatura (sem custo para os autores), ou sob um modelo de acesso livre (OA – “Open Access”).
Leia mais
Presidente da SBF, Débora Peres Menezes, comenta sobre seu trabalho em entrevista à TV UFSC
A presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Debora Peres Menezes, concedeu uma entrevista à TV UFSC para falar sobre seu trabalho na SBF e suas atividades como professora e pesquisadora da UFSC. Debora é a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente na SBF e tem se dedicado ativamente ao fortalecimento da sociedade e ao desenvolvimento da Física no Brasil.
Leia mais
A Comissão de Justiça, Equidade, Diversidade e Inclusão – JEDI da SBF celebra o Dia Internacional da Mulher
Neste dia 08 de março de 2023 gostaríamos de parabenizar todas as mulheres da física no Brasil, em especial as mulheres negras, originárias e trans, e motivá-las a persistirem na academia e ocuparem cada vez mais espaços historicamente inacessíveis. Nós da JEDI nos colocamos à disposição para auxiliar esses processos sempre que possível. 
Leia mais
Seminário Quantum Optics and Information Talks “Levitação óptica na PUC-Rio: da biofísica aos fundamentos da mecânica quântica” do professor Thiago Guerreiro
A Sociedade Brasileira de Física (SBF) anuncia que realizará um seminário sobre ótica quântica, intitulado “Levitação óptica na PUC-Rio: da biofísica aos fundamentos da mecânica quântica“, no dia 10/03/2023 às 16:00 hs (horário de Brasília). O seminário será ministrado pelo professor Thiago Guerreiro, da PUC-Rio, e será transmitido ao vivo no canal do YouTube da SBF.
Leia mais
Física ao Vivo – Gustavo Dalpian – Como funcionam as células solares fotovoltaicas?
Edições anteriores
ANTESSALA DO ENSINO
SBF entrevista os novos editores da revista A Física na Escola, os professores Marcello Ferreira (IF/UnB) e Paulo Henrique Dias Menezes (NEC/UFJF)
Novos editores pretendem consolidar o escopo e ampliar o impacto da FnE

Por Flávia Natércia

A revista A Física na Escola, criada há 23 anos, conta agora com novos editores. O professor Nelson Studart Filho, coordenador acadêmico e docente da Ilum Escola da Ciência do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM), responsável pela edição do periódico desde seu início, decidiu se dedicar mais a outros projetos. E, após uma chamada pública, foram selecionados para a tarefa os professores Marcello Ferreira, do Instituto de Física da Universidade de Brasília (IF/UnB), e Paulo Henrique Dias Menezes, do Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (NEC/UFJF). 
Leia mais
SEÇÃO 137
Homenagem da SBF às mulheres cientistas.
Em 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher, uma data que traz reflexões importantes sobre a luta das mulheres por direitos e igualdade. Essa luta também tem sido constante no campo da Física, uma área há muito tempo, dominada por homens. De acordo com um estudo recente, ainda levará 100 anos para que haja equidade de gêneros nas publicações da física.
Leia mais
“Elas estão vindo”: Sônia Guimarães sobre Mulheres e Meninas nas Ciências
Por Mariana Hafiz

Primeira doutora negra em Física no Brasil e primeira mulher negra professora do ITA, Sônia compartilha sua trajetória e conselhos para a futura geração de cientistas mulheres

Segunda melhor aluna das suas turmas, sempre uma das melhores em matemática, Sônia Guimarães é a primeira mulher negra doutora em Física do Brasil. É também a primeira mulher negra a se tornar professora do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), cargo que assumiu quando o Instituto ainda não aceitava meninas entre seus alunos – o que só mudou em 1996. 
Leia mais
Uma antropóloga na pesquisa do ensino de Física
Por Flávia Natércia

Camila Manni Dias do Amaral, 32 anos, estuda as redes sociais de mulheres e pessoas LGBTQIA+ que fizeram doutorado em Física e trabalham na área acadêmica, na indústria ou no setor governamental nos Estados Unidos. Conforme ela explica, a “análise de redes sociais” (em inglês, social network analysis) é um conceito da Sociologia que, no departamento onde trabalha, está sendo aplicado ao Ensino de Física. “Nossa pesquisa tem como objetivo entender o que faz com que pessoas dos grupos mencionados continuem engajadas em suas áreas. Analisamos como essas pessoas se relacionam, quais os momentos fundamentais em suas carreiras e trajetórias pessoais e como instituições podem contribuir para que essas pessoas tenham experiências que contribuam para sua permanência no campo da Física”, conta Camila.
Leia mais
“Mulher cientista e mãe na ciência também” Mulheres na Ciência – Fernanda Matias
Por Mariana Hafiz

Professora do Instituto de Física da Universidade Federal do Alagoas (UFAL), em Maceió, Fernanda Selingardi Matias percebeu que se interessava por ciência no primeiro ano do Ensino Médio, quando fazia Olimpíadas de Física – chegando a participar da etapa nacional. Na época moradora de Recife, no estado de Pernambuco (PE), ela se lembra de comparecer a algumas atividades que a Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) realizava para os participantes das Olimpíadas e de conhecer o departamento de Física da universidade, o que a fez optar e ingressar no curso de Bacharelado em Física em 2004.
Leia mais
Uma pesquisadora engajada no combate à discriminação
Por Flávia Natércia

Gabriela Barreto Lemos, 40 anos, está prestes a ter seu primeiro filho. Ela é professora Adjunta no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IF/UFRJ) e se define como uma mulher branca e mineira, cujos pais são professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Então, eu sempre tive muita inserção na universidade, desde criança. Até a creche ficava na UFMG!”, conta Gabriela.
Leia mais
“Uma investigadora da força do vácuo” Mulheres na Ciência – Larissa Inácio
Por Flávia Natércia

A doutoranda em Física Larissa Maria Pereira Inácio, 27 anos, é também professora substituta na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela é namorada da Flávia e aquilo que mais gosta de fazer, além de sua pesquisa, é ler. Larissa também gosta de jogos no computador que não tomam muito tempo e de atividades manuais, como cozinhar, principalmente para os outros. “Nas reuniões de meu grupo de pesquisa, sempre cozinho alguma coisa e é sempre muito legal”, conta a pesquisadora. 
Leia mais
“Uma astrofísica negra e nordestina na luta pela equidade” Mulheres da Ciência – Monyke Hellen dos Santos
Por Flávia Natércia

A doutoranda em Astrofísica Monyke Hellen dos Santos Fonsêca, 28 anos, é uma mulher negra, nordestina e mãe, que desde criança queria ser cientista, porque sempre teve a curiosidade de saber como as coisas funcionam. Além da pesquisa em Física, Monyke gosta de ler, passear com sua família e assistir a séries. Ela também gosta de praticar atividades físicas – já foi adepta da musculação e do pole dance–, apesar de não o fazer tanto quanto gostaria.
Leia mais
EVENTOS DA SBF
2023 Autumn Meeting of the Brazilian Physical Society (EOSBF-2023)
XVI Escola de Verão Jorge André Swieca de Óptica Quântica e Não-Linear
XXI Escola de Verão Jorge André Swieca Física Nuclear Teórica
SEJA SÓCIO DA SBF
Para tornar-se Sócio da SBF, o candidato deve preencher o formulário de proposta online e providenciar os documentos conforme a categoria pretendida. Sócio Aspirante (estudantes universitários de graduação de cursos relacionados à Física); Sócio Regular* (estudantes universitários de mestrado ou doutorado de cursos relacionados à Física); Sócio Efetivo (doutores de cursos relacionados à Física ). Todos os os associados terão descontos nas inscrições dos eventos realizados pela SBF.

*Professores de física de Ensino Médio e Fundamental têm desconto de 50% no valor da anuidade de Sócio Regular.

Saiba mais
ANÚNCIOS DA SBF
Mensagens em Anúncios da SBF recebidas de 02/03 a 09/03/2023

Concursos
Professor Substituto do DEFIS UFRRJ

Eventos
ICTP-SAIFR Física de Fronteira chega em Santa Catarina
XII Workshop de Cristalografia Aplicada à Ciências e Engenharia de Materiais
XIII Encontro Científico de Física Aplicada
Universo no Parque a ser ministrada por Denis Campos Rodrigues (UFES)
Workshop Internacional “Quantum Nonstationary Systems”

Oportunidades
Pós-doutorado em Teoria da Matéria Condensada no IF/USP
Vaga para Pós-doutorado - UFSC
Bolsa de Jornalismo Científico da FAPESP - Física de Altas Energias
Bolsa de Pós-Doutorado na Universidade do País Basco, Espanha
Seleção Mestrado em Física/UFLA - 2023-2 Processo Seletivo
Facebook Facebook
Twitter Twitter
Website Website
Esta é uma mensagem automática.
Favor não responder este e-mail, pois não será lido.
Para entrar em contato conosco, relativo aos Anúncios da SBF,
escreva para anuncios@sbfisica.org.br.