Acontece na SBF
APS lança nova estrutura de preços escalonada para registro em encontros e congressos para garantir equidade global para físicos
A Sociedade Americana de Física (APS, na sigla em inglês) está lançando uma nova iniciativa para garantir a equidade de preços para Físicos em todo o mundo. A nova estrutura de preços escalonada será aplicada aos registros para os encontros presenciais e virtuais de março e abril de 2023. A APS criou uma página para apresentar todos os detalhes da iniciativa, incluindo os benefícios para a comunidade global de Física e o processo de desenvolvimento da nova estrutura de preços.
Leia mais
Série Ensino Médio em Debate – Episódio 2
A série Ensino Médio em Debate realizará o episódio 2 no dia 02 de março de 2023 às 19 h. Os convidados para dialogar sobre “A Física no Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais” são os professores Danilo Almeida Souza do IFBA (Instituto Federal da Bahia) e Ricardo Rechi Aguiar do IFSP (Instituto Federal de São Paulo).

Acompanhe a transmissão pelo canal da SBF por este link [https://www.youtube.com/watch?v=E70l4K9o8uQ] e participe desta importante discussão.
 
SBF oferece webminicursos em Inteligência Artificial e Educação em Ciências – Física na infância
A Sociedade Brasileira de Física (SBF) anunciou o lançamento de dois webminicursos voltados para estudantes, professores e interessados em física e educação em ciências. As aulas serão síncronas e online, ministradas por renomados professores da área.
Leia mais
Programa de Mentorias para Mulheres
Parceria Sociedade Brasileira de Física & Sociedade Brasileira de Matemática

A Sociedade Brasileira de Matemática e a Sociedade Brasileira de Física lançam a Primeira Edição do Programa de Mentorias para Mulheres da área de STEM.
Leia mais
Carta convite aos associados das Sociedades Afiliadas à SBPC
Caro(a) colega,

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) gostaria de convidá-lo(a) para ser nosso associado. Venha fazer parte desta entidade que, desde sua fundação, em 1948, exerce um papel importante na expansão, na defesa e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no país.
Leia mais
Seção 137
SBF entrevista o Professor Marcelo Knobel (UNICAMP) - "O que move o mundo são perguntas."
As ideias do prof. Marcelo Knobel para se encantar com ciência e combater as pseudociências 

Por Mariana Hafiz

O que curiosidade tem a ver com negacionismo? Por que é importante que o pensamento crítico seja estimulado especialmente a partir da infância? Isso pode ter diferença na hora de se vacinar, tomar algum remédio ou consumir informação sobre ciência na internet?
Leia mais
SBF celebra as Meninas e Mulheres na Física – Professora Nadja Bernardes: “Um pouco de física entre o café e o pão de queijo”
Por Eloah Corrêa

Para a Professora Nadja Bernardes, o interesse pela Física partiu de dentro de casa. Seu pai era físico e foi a sua primeira inspiração. Iniciou seus estudos na sua cidade natal, Belo Horizonte. Cursou física na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), defendeu sua dissertação de mestrado pela mesma instituição. Começou seu doutorado na Universidade de São Paulo (USP), porém resolveu ir para a Alemanha recomeçar o curso em uma nova área de pesquisa. Estudou no Instituto Max Planck em uma cidade chamada Erlangen, no sul do país. Retornou à sua alma Matter (UFMG) para realizar pós-doutorado e entrou para o Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde se dedica às áreas de Óptica Quântica e Informação Quântica.
Leia mais
SBF celebra as Meninas e Mulheres na Física – Professora Carleane Reis: “De Imperatriz para o Brasil!”
Eloah Corrêa

Doutora Carleane Reis é recém doutora em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Ela é membra da JEDI (dizemos jêdai!) Comissão de Justiça, Equidade, Diversidade e Inclusão da SBF. Carleane reconhece ainda ser uma menina em muitos aspectos. Ela está florescendo como uma mulher na ciência. Fruto da maternidade solo de uma mãe preta e nordestina, Reis divide apenas com sua mãe, a existência desta família. Reis admitiu sua paixão pelo ensino. Sempre se colocou no lugar de apoiar pessoas que ainda estão no início de suas descobertas acadêmicas. A jovem pesquisadora compreende a importância de mostrar o cotidiano da pesquisa. 
Leia mais
Eventos da SBF
2023 Autumn Meeting of the Brazilian Physical Society (EOSBF-2023)
XVI Escola de Verão Jorge André Swieca de Óptica Quântica e Não-Linear
XXI Escola de Verão Jorge André Swieca Física Nuclear Teórica
Seja sócio da SBF
Para tornar-se Sócio da SBF, o candidato deve preencher o formulário de proposta online e providenciar os documentos conforme a categoria pretendida. Sócio Aspirante (estudantes universitários de graduação de cursos relacionados à Física); Sócio Regular* (estudantes universitários de mestrado ou doutorado de cursos relacionados à Física); Sócio Efetivo (doutores de cursos relacionados à Física ). Todos os os associados terão descontos nas inscrições dos eventos realizados pela SBF.

*Professores de física de Ensino Médio e Fundamental têm desconto de 50% no valor da anuidade de Sócio Regular.

Saiba mais
Anúncios da SBF
Mensagens em Anúncios da SBF recebidas de 23/02 a 02/03/2023

Eventos
PRIMEIRA CIRCULAR – XV Conferência (CIAEF) e III Encontro (EnMNPEF) 2023
Física no Mercado Privado
II Escola de Optoeletrônica e Spintrônica
Cosmologia é o tema do primeiro Minicurso ICTP-SAIFR para Estudantes do Ensino Médio de 2023
Workshop Fundamentos sob o Sol da Meia-Noite 2023
Escola de Física - UFF - 2023

Oportunidades
Mestrado/Doutorado em Física na UFABC - Edital Especial (Ações Estratégicas)
Researcher Position at Extreme Methods of Analysis Beamline of Brazilian Synchrotron Light Laboratory (Sirius)
Curso de Especialização em Teoria da Relatividade - Unifesp/Diadema
Processo seletivo para professor substituto - Seleção On-line
Curso gratuito aborda conceitos e aplicações da biofotônica na área da saúde
Facebook Facebook
Twitter Twitter
Website Website
Esta é uma mensagem automática.
Favor não responder este e-mail, pois não será lido.
Para entrar em contato conosco, relativo aos Anúncios da SBF,
escreva para anuncios@sbfisica.org.br.