Acontece na SBF
Comissão para Assuntos de Ensino da SBF organiza a série Ensino Médio em Debate
A Comissão para Assuntos de Ensino da SBF está organizando a série Ensino Médio em Debate. A proposta é dialogar com professoras e professores da Educação Básica, estudantes, docentes do Ensino Superior, pesquisadoras e pesquisadores em geral. Nesses primeiro encontro, vamos discutir os impactos do Novo Ensino Médio na Educação Científica de estudantes e na atuação docente em Física.
Leia mais
Fernanda Matias recebe prêmio L’Oréal Brasil para Mulheres na Ciência
Fernanda Matias recebe prêmio L’Oréal Brasil para Mulheres na Ciência. Escolhida como a vencedora na área de física por um júri da L’oreal, Academia Brasileira de Ciências e Unesco, a cientista, mãe e docente no Instituto de Física da UFAL é membra da Comissão de Justiça, equidade, diversidade e inclusão (JEDI) da SBF e uma das suas fundadoras. Seu trabalho interdisciplinar envolve a física de sistemas complexos, dinâmica cerebral, neurociência computacional e análise de dados eletrofisiológicos.
Leia mais
A SBF lamenta o inaceitável corte financeiro que afetou o pagamento de bolsas de pós-graduandos brasileiros

Desde a veiculação do ofício da Capes avisando que não iria honrar com o pagamento de mais de 200 mil bolsas no mês de dezembro, várias notas de protesto e repúdio escritas por Instituições e Sociedades Científicas tornaram-se públicas, dentre as quais, SBPCICTP.br e FOPROP. A SBF entende que esse descaso não pode ser aceito e reforça que a situação deve ser regularizada imediatamente.

A revista Física na Escola tem novos editores
A SBF dá boas vindas e deseja muito sucesso aos novos editores da revista Física na Escola (FnE), o Prof. Marcelo Ferreira (Editor-Chefe) e o Prof. Paulo Henrique D Menezes (Editor-Executivo). Eles substituem o Prof. Nelson Studart, que devido a outros compromissos assumidos, solicitou a transição. A SBF agradece ao Prof. Studart pelo excelente trabalho à frente da FnE, que tornou a revista um sucesso.

Aproveitamos para convidar todos e todas a acessarem a revista.
Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro

O Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro reconhece a contribuição de pesquisadores ao longo de sua carreira para a Física da Matéria Condensada e de Materiais no Brasil. 

Descobridor do efeito termodielétrico em 1944, Joaquim da Costa Ribeiro foi um dos pioneiros da Física da Matéria Condensada e de Materiais no Brasil. Foi um dos fundadores do CNPq e seu primeiro diretor científico.
Leia mais

Mensagens em Anúncios da SBF recebidas de 01/12 a 08/12/2022

Eventos
Ciclo de Palestras Virtuais da UFPLP
Universo no Parque neste sábado: Luiz Filipe Guimarães (UFES)
III Minicursos de Cosmologia da UERN
Workshop Brasileiro de Mecânica Estatística - Desenvolvimentos Recentes
IV Escola de Verão de Física de Curitiba (UFPR)

Oportunidades
Postdoctoral Researcher in Experimental AMO at University of Central Florida
Processo Seletivo ao Doutorado em Física na UFS
Processo Seletivo Simplificado 2023-1, Mestrado Acadêmico em Física da UDESC
PhD position in modelling of thin film growth in Tübingen/Germany
Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado do PPGF/UFSCar
Facebook Facebook
Twitter Twitter
Website Website
Esta é uma mensagem automática.
Favor não responder este e-mail, pois não será lido.
Para entrar em contato conosco, relativo aos Anúncios da SBF,
escreva para anuncios@sbfisica.org.br.