Destaque em Física
Estudo analisa semelhanças entre transições Hall quânticas e a turbulência de fluidos
Em um estudo publicado em junho na revista Physical Review Letters, uma equipe de físicos brasileiros apresenta uma análise inédita de um fenômeno que ainda desafia explicações: as flutuações da condutância de uma amostra de material durante uma transição Hall quântica.
Leia mais
Acontece na SBF
MNPEF comemora conceito 5 da CAPES da avaliação quadrienal
Foto: Profa. Dra. Iramaia Jorge Cabral de Paulo, coordenadora nacional do MNPEF

Na semana de encerramento de inscrição para o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), o curso recebeu nota 5 na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “Essa nota é revestida de significados, de um trabalho árduo. Não é só da coordenação, acredito que instituições são pessoas e dessa forma a gente consegue humanizar e alcançar as reais demandas nas tarefas que fazemos”, diz Profa. Dra. Iramaia Jorge Cabral de Paulo, coordenadora nacional do MNPEF.
Leia mais
PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA DA SBF – TURMA 2023 
A Comissão de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (CPG/MNPEF) da Sociedade Brasileira de Física (SBF) divulgou em sua página que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de ingresso no curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.
Leia mais
Física ao Vivo: "James Webb versus Hubble. As histórias dos telescópios espaciais", com a Dra. Duilia F. Demello (Universidade Católica da América) no dia 28, quarta-feira, às 19h
Edições anteriores
Seminários SBF-ATO: "Amostragem conformacional de moléculas em solução com método de Monte Carlo", com o Dr. Henrique Musseli Cezar ((Hylleraas Centre for Quantum Molecular Sciences – University of Oslo) no dia 26, segunda-feira, às 17h
A Comissão de Física Atômica e Molecular (ATO) da Sociedade Brasileira de Física (SBF), está dando continuidade à temporada de 2022 da sua série de seminários. O objetivo é promover o encontro das comunidades brasileira e internacional na área de ATO, em um ambiente de amplo debate sobre temas de pesquisa atuais. O evento ocorrerá com transmissão ao vivo pelo canal da SBF no YouTube, no dia 26 de setembro, às 17h com a apresentação:
Leia mais
Abertura das indicações para o prêmio Joaquim da Costa Ribeiro: Física da Matéria Condensada
Estão abertas até 14/12/2022 as inscrições para a quinta edição do Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro para pesquisadores com reconhecida contribuição ao longo de sua carreira para a Física da Matéria Condensada e de Materiais no Brasil. Poderão concorrer pesquisadores brasileiros ou estrangeiros com pelo menos 20 anos de atuação profissional em universidades ou centros de pesquisa no Brasil.
Saiba mais
MCTI se compromete a fazer o Reator Multipropósito Brasileiro sair do papel 
Em reunião com o Ministro Paulo César Alvim do MCTI, na tarde de 21/09, a Presidente da SBF, Débora Menezes, o Presidente da Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares, Thiago Salazar e os pesquisadores aposentados da CNEN, José Perrotta e Silvia Velasques, receberam a garantia de que o RMB será considerado pelo Conselho Diretor do FNDCT e que recursos iniciais para terraplanagem e preparação do terreno em Iperó (SP) deverão ser liberados ainda este ano.
Leia mais
PROPOSTA INSTRUCIONAL PARA AS LICENCIATURAS EM FÍSICA
Na próxima terça feira, 27 de setembro, o Fórum Nacional de Coordenadores das Licenciaturas em Física (FONLIFI) se reunirá para finalizar sua proposta de orientação aos coordenadores das Licenciaturas em Física baseada nas exigências da Resolução nº 02, de dezembro de 2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).
Leia mais
Mensagens em Anúncios da SBF recebidas de 15/09 a 22/09/2022

Eventos
PRIMEIRA CIRCULAR - Encontros Integrados em Física e seu Ensino 2022
Workshop (POST)MODERN THERMODYNAMICS
CINE Conference
Semana da Física do IF/UFG

Oportunidades
Bolsas FAPESP para Mestrado e Douotrado Direto
Duas vagas de postdoc no grupo da Profa. Annica Black-Schaffer em Uppsala, Suécia
Edital Seleção Pós-Doutorado PPGF/UFPB
Pós-graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC
Postdoctoral Fellow – Nonlinear Photonics – University of Ottawa
Seleção extraordinária para bolsa de ME no PPGF
Inscrições para programa de doutoramento na UEPG (Nota 5 da CAPES)
MESTRADO E DOUTORADO EM FÍSICA - ITA
Duas vagas de pesquisador no LCPNANO da UFMG
Bolsa de posdoc FAPESP
Facebook Facebook
Twitter Twitter
Website Website
Esta é uma mensagem automática.
Favor não responder este e-mail, pois não será lido.
Para entrar em contato conosco, relativo aos Anúncios da SBF,
escreva para anuncios@sbfisica.org.br.