Acontece na SBF
Assembleia Geral Ordinária da SBF - 27/07/2022
De acordo com o estatuto da Sociedade Brasileira de Física (SBF) convocamos os sócios e sócias para a Assembléia Geral Ordinária a ser realizada no dia 27 de julho de 2022, às 14h00, para deliberar a seguinte pauta:

1. Relatório de gestão;
2. Relatório financeiro e aprovação do balanço de 2021;
3. Lançamento do livro “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável: o Papel da Física”;
4. Apresentação da nova página da SBF;
5. Entrega do Prêmio Ernesto Hamburger;
6. Entrega do Prêmio Carolina Nemes.
Leia mais
Premiações 2020
“Prêmio Professor José Leite Lopes de Melhor Tese de Doutoramento de 2020"

Dr. Victor Hugo de oliveira e Souza com a tese:
"Desenvolvimento de instrumentação para neuronavegação e estimulação magnética transcraniana”, orientada pelo Prof. Oswaldo Baffa Filho (FFCLRP- USP). 

Menção Honrosa 
Dr. Natanael de Carvalho Costa com a tese:
“Numerical studies of charge ordering, magnetism and pairing”, orientada pelo Prof. Raimundo Rocha dos Santos e pela Profa Thereza Cristina de Lacerda Paiva (UFRJ).   

Dr. Matheus Araújo Marques com a tese:
“Estruturas localizadas em teoria de campos”, orientada pelo Prof. Dionisio Bazeia (UFPB). 
Leia mais
Prêmios SBF de Tese e Prêmio PJLL de Melhor Tese de Doutorado 2021 – submissões até 31/7
Prêmio terá edição extra para aproximar os anos de defesa com o ano de outorga. 

Criados pela Sociedade Brasileira de Física com o propósito de estimular e valorizar os trabalhos de excelência e padrão internacional nas diferentes áreas da Física. As teses premiadas deverão conter resultados originais que tenham contribuído significativamente para o avanço do conhecimento da natureza e de suas propriedades.
Leia mais
SBF subscreve documento que repudia Nota Técnica do CNE
Junto com outras 200 entidades, a SBF subscreve documento que questiona a Nota Técnica de esclarecimento sobre a Resolução CNE/CP n. 2/2019.

Para ler o documento completo, acesse aqui.
Proposta da SBF para Presidenciáveis
A educação é um direito social básico e universal, vital para a soberania do País, sendo um dever do Estado, conforme estabelece a nossa constituição. Nas últimas décadas, a educação brasileira apresentou avanços relevantes, embora ainda tenha desafios significativos de qualidade e equidade. Observa-se que a educação nacional, no presente momento, pode estar se afastando dos objetivos definidos na Constituição Federal, o que dificulta atender às metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação aprovado pela Lei no 13.005/2014.
Leia mais
Brasil na Olimpíada Internacional de Física (IPhO 2022)
Brasil conquista duas medalhas de prata, duas de bronze e uma menção honrosa na 52ª edição da Olimpíada Internacional de Física, IPhO 2022, que ocorreu 10 a 17/07/2022.

Pela ordem de classificação no evento, Matheus Felipe Ramos Borges, do Colégio Christus (CE) e Gabriel Morais Barros, do Colégio Master (CE), conquistaram medalhas de prata; Rafael Moreno Ribeiro, do Colégio Ari de Sá e José Alberto Feijão Tizon, do Colégio Christus (CE), conquistaram medalhas de bronze e Gustavo Esteche Araújo, do Colégio Ari de Sá (CE), conquistou uma menção honrosa.
Leia mais
Proposta instrucional para atender a Resolução CNE/CP Nº 2 de 2019
Na próxima terça feira, 26 de julho, o Fórum Nacional de Coordenadores das Licenciaturas em Física (FONLIFI) se reunirá para finalizar uma proposta para reestruturação dos Cursos de Licenciaturas em Física baseada nas exigências da Resolução Nº 02, de dezembro de 2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Esse material vem sendo discutido nas últimas seções ordinárias e extraordinárias do Fórum.
Leia mais
Webinário Física Biológica (27/07 às 19h)
Virologia Física: Uma perspectiva para o estudo de partículas virais

Resumo: A investigação de propriedades físicas em nanoescala são fundamentais para a compreensão de diversos processos biológicos, especialmente em partículas virais. Para combater um vírus, é necessário entender como funcionam suas principais estruturas, principalmente as responsáveis pela patogenicidade da infecção viral. Entender do ponto de vista físico a estrutura e as propriedades do vírus é extremamente importante para encontrar pontos vulneráveis que possam propor, por exemplo, fármacos ou biomoléculas específicas. A determinação da ultraestrutura e das propriedades físicas de partículas virais podem ser fundamentais para a proposição de marcadores biofísicos e lançar luz sobre novas rotas de tratamento.
Leia mais
Mensagens em Anúncios da SBF recebidas de 14/07 a 21/07/2022

Concursos
Física Experimental - DFis UFPR
Professor Doutor – EDITAL ATAc/IFSC-30/2022
Professor Doutor – EDITAL ATAc/IFSC-31/2022
Professor Doutor – EDITAL ATAc/IFSC-32/2022

Eventos
XIV Latin American Symposium on High Energy Physics

Oportunidades
Processo Seletivo para Mestrado em Física na Universidade Federal do Pará [com adesão ao Exame Unificado das Pós-Graduações em Física (EUF)]
Processo Seletivo Simplificado- Contratação de Professor Substituto - UEPB
Postdoctoral Fellowships 2022- High Energy Physics Group
Bolsa de pós-doutorado no grupo de pesquisa do Dr. Goran Neshich
Processo seletivo para a seleção de dois bolsistas FAPESP Mídia Ciência
Seleção Extra de Doutorado do PPG Física UFPel
Postdoc Positions - UFABC
Seleção para Mestrado e Doutorado em Física - UFJF
Facebook Facebook
Twitter Twitter
Website Website
Esta é uma mensagem automática.
Favor não responder este e-mail, pois não será lido.
Para entrar em contato conosco, relativo aos Anúncios da SBF,
escreva para anuncios@sbfisica.org.br.