Acontece na SBF
Chamada para financiamento de projetos de atividades no âmbito das Secretarias Estaduais da SBF
Vimos, através desta, divulgar uma nova chamada de projetos a serem desenvolvidos no âmbito de Secretarias Estaduais, que visem o desenvolvimento de atividades ligadas à pesquisa, ensino ou divulgação da física localmente. As atividades propostas podem ser Encontros regionais, Escolas temáticas, série de seminários, Escolas das Licenciaturas, ou sobre transformações no ensino de Física (superior ou básico), ações junto a escolas de ensino fundamental ou médio, palestras, exposições, programas de universidade aberta, etc. Ações mais criativas também são bem vindas. Estimulamos, em especial, o envio de propostas de iniciativas que envolvam e fortaleçam os programas da SBF, como Olimpíadas e Mestrado Profissional (MNPEF). 
Leia mais
Brazilian Journal of Physics melhora seu fator de impacto
Acaba de ser divulgado o fator de impacto de 2021 das revistas científicas e o Braz. J. Phys. (BJP) melhorou sua posição entre as revistas de Física.

O nosso fator de impacto é 1.364, acima do valor dos anos anteriores!
Leia mais
Comitê de Busca para Editor da FnE
O Conselho da SBF nomeou um Comitê de Busca para indicação da nova pessoa para a Editoria-chefe da revista “A Física na Escola” em substituição a Nelson Studart que pediu exoneração do cargo.

Por meio deste comunicado, o Comitê de Busca, abaixo nomeado, vem conclamar associados e associadas a propor nomes de professores, professoras, pesquisadores e pesquisadoras de Física e Ensino de Física com interesse em assumir o cargo.
Leia mais
Ano Internacional da Ciência Básica para o Desenvolvimento Sustentável (AICBDS/IYBSSD)
O Ano de 2022-2023 foi escolhido pela Unesco como o ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA BÁSICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (AICBDS/IYBSSD). Certamente, esse é um tema de grande relevância e que nos oferece a oportunidade de discutirmos a importância da ciência básica como pilar na construção dos conhecimentos e para a aplicação da ciência, com destaque para aquelas associadas ao desenvolvimento sustentável. Também nos abre a possibilidade de promovermos atividades junto à sociedade e escolas em torno desses temas.
Leia mais
Assembleia Geral Ordinária da SBF - 27/07/2022
De acordo com o estatuto da Sociedade Brasileira de Física (SBF) convocamos os sócios e sócias para a Assembléia Geral Ordinária a ser realizada no dia 27 de julho de 2022, às 14h00, para deliberar a seguinte pauta:

1. Relatório de gestão;
2. Relatório financeiro e aprovação do balanço de 2021;
3. Apresentação da nova página da SBF;
4. Entrega do Prêmio Ernesto Hamburger;
5. Entrega do Prêmio Carolina Nemes.
Leia mais
Eventos da SBF
Prorrogadas as inscrições para a XXII Escola de Verão Jorge André Swieca de Física Nuclear Experimental - Até 08 de Julho
Página do evento
Webinário Ótica Quântica - Palestrante: Prof. Nadja Kolb Bernardes (UFPE, Brasil)
A Sociedade Brasileira de Física (SBF) organiza, como parte do programa Quantum Optics and Information Talks, o seminário "Sistemas quânticos abertos: da teoria a aplicações".

Nenhum sistema físico está completamente isolado do ambiente em que se encontra. Em sistemas quânticos, essa inevitável interação entre sistema e seu entorno é responsável pela perda de coerência e emaranhamento, recursos fundamentais para o processamento de informação quântica.
Leia mais
Webinars - SBF - ATO - 11/07
A Comissão de Física Atômica e Molecular (ATO) da Sociedade Brasileira de Física (SBF), está dando continuidade à temporada de 2022 da sua série de seminários. O objetivo é promover o encontro das comunidades brasileira e internacional na área de ATO, em um ambiente de amplo debate sobre temas de pesquisa atuais.
Leia mais
Mensagens em Anúncios da SBF recebidas de 30/06 a 07/07/2022

Concursos
Universidade Federal da Grande Dourados

Eventos
Conferências FAPESP 60 Anos - 12ª Conferência: Materiais Quânticos
School on Applications of Nonlinear Systems to Socio-Economic Complexity
ICTP-SAIFR Física de Fronteira On-line
Seminários do PPGCosmo/Núcleo Cosmo-ufes

Oportunidades
Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado em Física na UFU
Facebook Facebook
Twitter Twitter
Website Website
Esta é uma mensagem automática.
Favor não responder este e-mail, pois não será lido.
Para entrar em contato conosco, relativo aos Anúncios da SBF,
escreva para anuncios@sbfisica.org.br.