Destaque em Física
Vórtices supercondutores e skyrmions formam padrões complexos

Simulações computacionais realizadas pelo físico Clécio Clemente, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e seu aluno de doutorado, José Ferreira Neto, mostram como é possível formar padrões de listras, bolhas e gotículas de tamanho nanométrico na superfície de materiais híbridos, compostos por uma camada supercondutora e outra magnética. O controle da formação desses padrões pode ter aplicações em novas tecnologias de spintrônica e computação quântica.
Leia mais

Acontece na SBF
SBF urge CNPq e Capes a aumentarem os valores das bolsas
Os valores das bolsas da CAPES e do CNPq para doutorado, mestrado, iniciação científica e pós-doutorado refletem o total descaso do governo federal com a pesquisa e a ciência brasileiras. Os valores estão congelados desde 2013. Em valores atualizados, pode-se dizer que CNPq e Capes pagam valores para bolsas de mestrado e doutorado que correspondem a aproximadamente um terço dos valores que eram pagos 26 anos atrás e 40% mais baixos do que a média histórica. Esse quadro é refletido diretamente na quantidade de mestres e doutores que o país forma, que tem se reduzido acentuadamente: em 2020 formamos cerca de 20% a menos do que em 2019.
Leia mais
Seminários Quantum Optics and Information Talks

A Sociedade Brasileira de Física (SBF) organiza, como parte do programa Quantum Optics and Information Talks, o seminário "Metrologia, sensores quânticos e amplificação sem ruído", que será ministrado pelo Prof. Luiz Davidovich, Professor Titular do Instituto de Física da UFRJ e Presidente da Academia Brasileira de Ciências.
Leia mais

Chamada para webminicursos
Estamos abrindo uma chamada para envio de webminicursos que farão parte de uma nova plataforma que a SBF pretende disponibilizar em breve. Seguindo o modelo de sucesso da SBPC, os webminicursos serão abertos ao público a partir de uma taxa de inscrição e oferecidos com desconto aos sócios da SBF.
Leia mais
SBF quer divulgar atividades da física para o desenvolvimento sustentável
A Assembleia Geral da ONU instituiu 2022 como o ano das ciências básicas para o desenvolvimento sustentável (IYBSSD - https://www.iybssd2022.org/en/home/). A SBF pretende divulgar as atividades de sócios que se enquadrarem nesse tema junto com a FEIASOFI (http://www.feiasofi.net/).
Leia mais
Mensagens em Anúncios da SBF recebidas de 10/02 a 17/02/2022

Eventos
PPGEO NUCLEAR ABRIRÁ CALENDÁRIO DE EVENTOS CASA VIVA-2022 EM MAIO
AIEA: Workshop on Innovative Accelerator Science and,Technology Approaches to Sustainable Heritage Management
Universo no Parque, Thiago Gonçalves (UFRJ) fala sobre o Telescópio "James Webb"
Third Circular COSMOSUR VI

Informes
Cadernos de Astronomia celebram o centenário do artigo de Alexander Friedmann.

Oportunidades
IUPAP 100 PHOTO CONTEST
Physics Department at University at Buffalo
Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado PPGF/UFMA
Bolsa de PD em Biofotônica
Candidatura pós-doutoramento em Fotônica, Universidade Mackenzie, SP
Processo Seletivo - Ensino de Fìsica - UDESC
Facebook
Twitter
Website
Esta é uma mensagem automática.
Favor não responder este e-mail, pois não será lido.
Para entrar em contato conosco, relativo aos Anúncios da SBF,
escreva para anuncios@sbfisica.org.br.