Destaque do BJP
BJP republica artigo de Elisa Frota-Pessôa e Neusa Margem

A edição de dezembro do Brazilian Journal of Physics publica pela primeira vez em inglês o artigo "On the Disintegration of the Positive Heavy Meson". Pouco conhecido fora do Brasil, o trabalho pioneiro das pesquisadoras do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) Elisa Frota-Pessôa (1921-2018) e Neusa Margem (1926-2015) apresentou fortes evidências para a descrição de corrente vetor-axial para as  interações fracas. 
Leia mais

Acontece na SBF
Nota sobre o Exame Unificado de Física (EUF)
Após a última edição do EUF, aplicada em 21/11/2021, foram feitos pedidos de impugnação de algumas questões. A empresa responsável pela aplicação do exame cometeu um erro de programação e 50% das questões foram do exame anterior, que se encontra publicado online e com gabarito.  Além disso, alguns candidatos reportaram que fizeram a mesma questão mais de uma vez.
Leia mais
Anuidades de 2022

A Sociedade Brasileira de Física é uma associação sem fins lucrativos que tem, dentre seus principais objetivos, fortalecer e defender ações vinculadas ao desenvolvimento da física em suas diversas frentes no Brasil (veja também).  As anuidades e as inscrições dos congressos são as duas principais fontes de recurso da SBF, e portanto é fundamental que os sócios se mantenham em dia.  Ao mesmo tempo, a SBF reconhece as dificuldades econômicas de nosso país, e principalmente o fato de que as bolsas de pesquisa dos estudantes  de graduação e pós-graduação não são reajustadas há muitos anos. Devido a isso, a diretoria resolveu não reajustar as anuidades dos sócios aspirantes e regulares para o ano de 2022. 
Leia mais

Quarta edição do Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro

Estão abertas até 14/12/2021 as inscrições para a quarta edição do Prêmio Joaquim da  Costa Ribeiro para pesquisadores com reconhecida contribuição ao longo de sua carreira  para a Física da Matéria Condensada e de Materiais no Brasil. Poderão concorrer pesquisadores brasileiros ou estrangeiros com pelo menos 20 anos de atuação profissional em universidades ou centros de pesquisa no Brasil. 
Leia mais

Física ao Vivo
Assista ao vídeo do Física ao Vivo realizado ontem sobre "Sociedades Científicas e Política Nacional de Educação Básica - um diálogo necessário"
Assista agora!
Mensagens em Anúncios da SBF recebidas de 25/11 a 02/12/2021

Eventos
Seminários do PPGCosmo/Núcleo Cosmo-ufes
The quantum reform of the International System of Units | Colóquio Gleb Wataghin
Sistemas complexos e o problema das mudanças do clima | Convite à Física
Colóquio PPGF com HORÁRIO ESPECIAL
Seminário da UERJ, organizado pelo Instituto de Física, Lacustamm (Laboratório de Acústica Ambiental e Musical
Seminário do PPG/Fisica da Unesp de Rio Claro

Informes
Novos membros da ABC eleitos em 2021

Oportunidades
FAPESP Position at ICTP-SAIFR
Canada Research Chair Faculty Position
Inscrições prorrogadas para a pós-graduação no IFGW/UNICAMP_Ingresso 1s2022
Graduate Program in Physics of the Federal University of Santa Catarina
PPGF/UFRN - Processo seletivo para Mestrado e Doutorado em Física
Facebook
Twitter
Website
Esta é uma mensagem automática.
Favor não responder este e-mail, pois não será lido.
Para entrar em contato conosco, relativo aos Anúncios da SBF,
escreva para anuncios@sbfisica.org.br.