Destaque do BJP
Barreiras no transporte de plasma em tokamaks

Em sua dinâmica turbulenta, o plasma confinado magneticamente em um tokamak sofre mudanças caóticas de trajetória que podem piorar ou melhorar o seu confinamento. Muita informação sobre esse transporte caótico de grupos de trajetórias de uma região do espaço de fase para outra pode ser obtida analisando sistemas dinâmicos mais simples, como os mapeamentos bidimensionais que preservam áreas, os mapas simpléticos. 
Leia mais

Acontece na SBF
O Brazilian Journal of Physics abre a seção “CLASSICS”

Após conversas desta Editoria com o Prof. Alberto Saa, (Editor Associado do BJP), decidimos propor à Springer a abertura de uma nova seção no BJP dedicada a artigos já publicados, mas sem versão digital.

Em princípio, esta nova seção ira reproduzir artigos que contam com pesquisadores brasileiros, mas também serão considerados artigos de pesquisadores estrangeiros.
Leia mais

Brasil conquista cinco medalhas na EuPhO/2021

Toda a equipe brasileira sai premiada da European Physics Olympiad 2021 (EuPhO/2021). Pela ordem de classificação no evento: Bruno Makoto Tanabe de Lima (Colégio Etapa, SP) e Alícia Duarte Silva (Colégio Objetivo, SP) conquistaram medalhas de prata; Wesley Antônio Machado Andrade de de Aguiar (Colégio Militar de Manaus, AM), Pedro Ulisses de Lima Quadros (Colégio Ari de Sá, CE) e Ian Seo Takose (Colégio Etapa, SP) conquistaram medalhas de bronze.
Leia mais

Balanço do EOSBF 2021

Aconteceu entre 21 e 25 o Encontro de Outono da Sociedade Brasileira de Física, EOSBF 2021. Devido ao cenário de pandemia de COVID-19, o evento foi realizado pela segunda vez no formato remoto. Apesar disso, o encontro contou com uma participação significativa da comunidade, que aproveitou o ambiente virtual para interagir da melhor maneira possível e discutir seus resultados científicos mais recentes. Do total de 1355 inscritos, 46% foram estudantes de graduação, que se beneficiaram da isenção da taxa de inscrição.
Leia mais

Workshop SBF: Presente e Futuro - 13/07

O Workshop "SBF: Presente e Futuro" fará um balanço das atividades desenvolvidas pela nossa sociedade e discutidas propostas de iniciativas futuras. A programação compreende apresentações dos diversos GTs (Grupos de Trabalho), Comissões, MNPEF, Olimpíadas de Física, EUF, Eventos, Revistas/Publicações, etc..

O evento é uma excelente oportunidade para se informar sobre o que está acontecendo na SBF e conhecer alguns dos futuros desafios da nossa sociedade.
Leia mais

Chicago Brazil Quantum Forum

A Sociedade Brasileira de Física está colaborando com o Consulado Geral do Brasil em Chicago em sua iniciativa de promover o primeiro Chicago Brazil Quantum Forum, dentro do Innovation Diplomacy Program do Itamarati.
Leia mais

Webinars - SBF - ATO

O quarto evento da série de seminários online de Física Atômica e Molecular (ATO) da SBF será:

Quantum Fractals
Cristiane de Morais Smith (Institute for Theoretical Physics, Utrecht University, The Netherlands)
Leia mais

Física ao Vivo
Física ao Vivo - Peter Schulz - Números da Física no Brasil 2020
Edições anteriores
Mensagens em Anúncios da SBF recebidas de 24/06 a 01/07/2021

Concursos
Professor Adjunto (quadro permanente) na UFPR - Área: Física Teórica

Eventos
III Circular do II Encontro Mineiro de Ensino de Física
Entrevista com o Prof. Nelson Studart Filho - Parte 2
Seminários do PPGCosmo/Núcleo Cosmo-ufes
II Jornada de Física do IFB
Seminários On-line da Divisão de Astrofísica do INPE - 2021
Ciclo de seminários sobre Astrobiologia (UFES/UFOP)
Colóquio - Elisa Ferreira @ IF-UFF

Oportunidades
Vaga de pós-doc com Bolsa FAPESP
Bolsa de Pós Doutorado no IFUSP
Processo seletivo para mestrado e doutorado em Física e Química dos Materiais na UFSJ
Astroparticle Physics: POSTDOC
Posição de pesquisador no CNPEM
Facebook
Twitter
Website
Esta é uma mensagem automática.
Favor não responder este e-mail, pois não será lido.
Para entrar em contato conosco, relativo aos Anúncios da SBF,
escreva para anuncios@sbfisica.org.br.