Destaque do BJP
Projetando guias de ondas ópticas

Em artigo da revista Brazilian Journal of Physics, uma publicação da SBF, Muddassir Iqbal e colegas da Universidade de Ciências da Informação e Tecnologia de Nanjing, China, apresentam uma revisão dos métodos numéricos utilizados para projetar e analisar guias de ondas ópticas de tamanhos micro e nanométricos, com estruturas variadas.
Leia mais

Acontece na SBF
Apoie o abaixo-assinado pela liberação dos recursos do FNDCT
Esta semana a SBF participou da manifestação #cienciasalva, pela liberação dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o FNDCT,  uma das principais fontes de financiamento da Ciência, Tecnologia e Inovação do país. Ano passado, o FNDCT teve 90% de seus recursos contingenciados. 

Em 13 de janeiro deste ano, o Congresso Nacional aprovou uma nova lei, transformando o FNDCT em um fundo de natureza mista, atendendo a uma antiga demanda da comunidade científica e acadêmica. Isso permitiria, por exemplo, que saldos do fundo de anos anteriores pudessem ser utilizados.
Leia mais
11 de Fevereiro: Dia Internacional das Mulheres e das Meninas na Ciência

A partir de uma iniciativa da UNESCO e da ONU, desde 2015 comemora-se o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência em 11 de fevereiro. Em celebração à data, e visando incentivar e atrair mais meninas para a Física, o GT de Gênero da SBF preparou uma sequência de postagens com alunas de graduação em Física de todo o país que participaram da 2021 CUWiP - Conferences for Undergraduate Women in Physics, organizada de maneira virtual pela American Physical Society - APS, nos últimos dias 22 a 24 de janeiro.
Leia mais

AAAS reconhece defesa de Ricardo Galvão pela liberdade e responsabilidade científica
Nessa quarta-feira, dia 10 de fevereiro, a  American Association for the Advancement of Science (AAS), a principal sociedade científica dos Estados Unidos, concedeu ao físico Ricardo Galvão, ex-presidente da SBF, o 2021 Scientific Freedom and Responsibility Award, por sua defesa ao trabalho de monitoramento do desmatamento da Amazônia realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Leia mais
Mensagens em Anúncios da SBF recebidas de 04/02 a 11/02/2021

Concursos
UFV - Campus Rio Paranaíba

Eventos
Workshop LIneA
II Encontro de Astronomia
25º Congresso Brasileiro de Física Médica - 2021
Seminários do Cosmo-ufes

Informes
Segundo número dos Cadernos de Astronomia

Oportunidades
Especialização em Teoria da Relatividade - UNIFESP - Campus Diadema
Processo Seletivo para Doutorado - PPGCOSMO
Facebook
Twitter
Website
Esta é uma mensagem automática.
Favor não responder este e-mail, pois não será lido.
Para entrar em contato conosco, relativo aos Anúncios da SBF,
escreva para anuncios@sbfisica.org.br.