Penrose, Genzel e Ghez dividem o Prêmio Nobel de Física 2020 por sua pesquisa em buracos negros
A Real Academia Sueca de Ciências concedeu o Prêmio Nobel deste ano a três pesquisadores por suas contribuições à física de buracos negros: Roger Penrose(1/2), Reinhard Genzel(1/4) e Andrea Ghez(1/4).

A história da descoberta dos buracos negros transcende a ficção. Dois meses depois de Einstein ter anunciado sua teoria da Relatividade Geral na Academia Prussiana de Ciências em 1915, segundo a qual a gravitação seria uma consequência do espaço-tempo ser elástico e não rígido, o astrofísico alemão, Karl Schwarzschild, que havia se alistado voluntariamente e servia como oficial no front russo, descobriu uma das soluções mais importantes das Eqs. de Einstein; uma que continha aquilo que mais tarde seria denominado “buraco negro.” Schwarzschild morreria poucos meses depois, ignorando isto completamente. Em resumo, buracos negros são regiões compactas de puro vácuo que curvam o espaço-tempo sob si próprios impedindo que qualquer informação possa escapar de seu interior. A fronteira (de não-retorno) que caracteriza os buracos negros é chamada de horizonte de eventos. 
Leia mais
Destaque do BJP
Estudo investiga atrator oculto em novo sistema caótico

Jacques Kengne e seus colegas da Universidade de Dschang, Camarões, em colaboração com pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Golpayegan e da Universidade de Tecnologia Amirkabir, ambas no Irã, investigaram as propriedades dinâmicas de um novo sistema de equações diferenciais em três dimensões. Eles identificaram no espaço de fase do sistema o que a literatura recente chama de atrator oculto: uma bacia de atração, ou região de estabilidade no espaço de fase que não possui intersecção com nenhum ponto de equilíbrio, sendo portanto mais difícil de ser identificada matematicamente. Entender os atratores caóticos pode ser útil em aplicações em engenharia, uma vez que podem produzir respostas inesperadas e potencialmente desastrosas a perturbações em sistemas tais como uma ponte ou as asas de um avião.
Leia mais

Acontece na SBF
SBF entrevista físico autor da tese premiada pela CAPES na área de astronomia/física 2020
O físico Pedro Simoni Pasquini teve a tese premiada na categoria astronomia/física 2020, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O trabalho foi defendido no Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e foi orientado pelo Prof. Dr. Orlando Peres. O tema da tese foi “Física de Neutrinos: Fenomenologia de Neutrinos e suas Consequências”. Assista abaixo a entrevista que Pasquini concedeu para a SBF.
Leia mais
Revista Física na Escola lança canal no Youtube

A Física na Escola, publicação da SBF, estreou essa semana seu canal no Youtube. “O espaço é destinado a todos os interessados na formação e divulgação da física no ensino médio e fundamental”, afirma Nelson Studart, editor da revista, no vídeo de apresentação do canal.
Leia mais

Física ao Vivo - Carolina Brito - O que é molhabilidade e para que serve?

Edições anteriores

Mensagens em Anúncios da SBF recebidas de 01/10 a 08/10/2020

Eventos
ICTP-SAIFR Física em Casa: Física dentro do copo de água
ICTP-SAIFR Minicursos para Estudantes de Ensino Médio
Chamada de Simpósios do XIX B-MRS Meeting + IUMRS ICEM
Seminário virtual do IIF-UFRN, com o Prof. Francisco Alcaraz (IFSC-USP)
Ciclo de colóquios 2020 do Instituto de Física da UFF
III OLIMPÍADA BRASILEIRA DE NEUROCIÊNCIAS PARA GRADUANDOS
XI Encontro Científico de Física Aplicada
Sociedades de redes neurais: Dinâmica de Interação, Polarização em Facções | Convite à Física
Pontos Quânticos de Carbono: Propriedades Fotoluminescentes e Aplicações | COLÓQUIOS IFUSP
Interview with Prof. Carl E. Wieman - Part 1
Webinário Prof. Anthony James Leggett

Informes
Prêmio John Wheatley - ICTP-SAIFR
"Notas de Aula" da disciplina de "Evolução dos Conceitos da Física" escritas pelo professor João Zanetic, do IFUSP

Oportunidades
Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado em Física na UFS
Processo Seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Física da UFSC
Facebook
Twitter
Website
Esta é uma mensagem automática.
Favor não responder este e-mail, pois não será lido.
Para entrar em contato conosco, relativo aos Anúncios da SBF,
escreva para anuncios@sbfisica.org.br.