Destaque em Física
Experimento mede oscilações características de análogo de buraco negro

Um buraco negro resultante da fusão de outros dois emite ondas gravitacionais até atingir um estado de equilíbrio. O estágio final desse processo é caracterizado por ondas conhecidas como modo quase-normais, semelhantes às oscilações amortecidas de um toque de sino. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Nottingham, Reino Unido, da qual participa o físico Maurício Richartz, da Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André, São Paulo, mediu as frequências das oscilações quasi-normais de um análogo de buraco negro em laboratório.
Leia mais

Acontece na SBF
Confira os novos artigos da Revista Brasileira de Ensino de Física

Só este ano, a Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF) já publicou 150 artigos sobre tópicos em todas as áreas da física, pesquisas em ensino de física, produtos e materiais didáticos, história da física e ciências afins, além de notas, discussões e resenhas de livros. Confira a lista abaixo de seus artigos mais recentes. 
Leia mais

Aplicativo desenvolvido por físicos ajusta modelos matemáticos aos dados da COVID-19

O aplicativo ModInterv COVID-19, desenvolvido por um grupo de físicos pode ser acessado pelo celular e pela internet. Os pesquisadores que integram esse trabalho formam a Rede de Pesquisa Modinterv-Covid19 e atuam nas Universidades Federais do Paraná, Pernambuco e Sergipe. O usuário tem a facilidade de obter informações sobre qualquer cidade no Brasil e nos Estados Unidos, e também tem dados de outros países. Em entrevista para a SBF, o físico Arthur Araújo Brum, doutorando na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e que integra o grupo de pesquisa, descreveu com mais detalhes e também mostrou em tempo real como usar o app.
Leia mais

Participe do Ato Virtual em Defesa de um Orçamento Justo para a Educação

Hoje, dia 17, à 18h, acontece o Ato Virtual em Defesa de um Orçamento Justo para a Educação. Mais de 50 entidades científicas e acadêmicas, bem como 16 frentes parlamentares estão se mobilizando contra os cortes de quase R$ 2 bilhões nos recursos do governo federal para a Educação e a Ciência. Além disso, os orçamentos para 2021 da CAPES e do CNPq dependem de créditos suplementares, o que pode comprometer o pagamento de bolsas. Manifeste seu apoio utilizando em suas redes sociais a hashtag #OrçamentoJustoParaEducação.
Leia mais

Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro

Estão abertas até 14/12/2020 as inscrições para a terceira edição do Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro para pesquisadores com reconhecida contribuição ao longo de sua carreira para a Física da Matéria Condensada e de Materiais no Brasil. Poderão concorrer pesquisadores brasileiros ou estrangeiros com pelo menos 20 anos de atuação profissional em universidades ou centros de pesquisa no Brasil.
Leia mais

Assista ao vídeo do Física ao Vivo realizado ontem sobre "Pode-se conciliar Física e Religião?"

Assista agora!

Mensagens em Anúncios da SBF recebidas de 10/09 a 17/09/2020

Eventos
Colóquio do IF-UFRGS
Estudando Informação Quântica com Luz e Átomos | COLÓQUIOS IFUSP
A Nova Era de Ouro dos Buracos Negros | Convite à Física
Ciclo de colóquios 2020 do Instituto de Física da UFF
Aulas Remotas de Física do Professor Rafael da UFCG
Entrevista com Herch Moysés Nussenzveig - Parte 2
Colóquio do IFSC/USP
I Encontro sobre Divulgação e Ensino de Física de Partículas IPPOG-Brasil
Webinário da Profa. Roser Valentí (Goethe Universität, Frankfurt, Alemanha)

Informes
Especial multimídia do ICTP-SAIFR

Oportunidades
Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) - UFSC - Campus Blumenau
Processo Seletivo para Doutorado da UFV
Processo Seletivo da Pós-Graduação do IFSC/USP
Facebook
Twitter
Website
Esta é uma mensagem automática.
Favor não responder este e-mail, pois não será lido.
Para entrar em contato conosco, relativo aos Anúncios da SBF,
escreva para anuncios@sbfisica.org.br.