Destaque em Física
Novos dados rejeitam existência de neutrinos estéreis

As colaborações internacionais dos experimentos MINOS e MINOS+, no Fermilab, Estados Unidos, e do experimento Daya Bay, na China, apresentaram uma análise conjunta de seus dados limitando severamente a possibilidade de que exista um quarto tipo de neutrino, o chamado neutrino estéril. A colaboração do Fermilab conta com a participação de grupos de físicos brasileiros da UNICAMP, USP e UFG.
Leia mais

Acontece na SBF
Comissão Nacional da OBFEP decidiu suspender a realização da olimpíada 2020

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2020 foi suspensa pela Comissão Nacional que a coordena. O cancelamento se deu por causa da pandemia e a expectativa é que quando a situação se normalizar, as atividades voltem. “Esperamos que logo ultrapassemos este momento, que tenhamos o término das medidas de restrição de atividades e possamos reprogramar a realização da OBFEP”, diz José David M. Vianna, professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), coordenador da OBFEP.
Leia mais

OBF realiza parceria com o Instituto Principia

A comissão organizadora da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) fez parceria com o Instituto Principia com o objetivo de melhor preparar os estudantes para as competições internacionais e oferecer um espaço de treinamento para os jovens que forem participar do International Young Physicists’ Tournament (IYPT). “A ideia é que isso seja feito agora em conjunto com os alunos selecionados para o IYPT e que sejam em duas fases, em duas semanas, no Instituto Principia", diz o coordenador nacional Airton Deppman. Esta é a primeira vez que seja esse evento será feito em conjunto com o Instituto Principia.
Leia mais

CNPq promete chamada com base em Projetos de Pesquisa em 2021
Em resposta à última carta enviada pelo Grupo de Trabalho do MCTI da SBPC, o Presidente  do CNPq, Evaldo Ferreira Vilela, publicou ofício nessa segunda-feira, dia 10 de agosto, explicando que não será possível alterar os critérios da atual Chamada 25/2020, mas enfatizando que a chamada para bolsas em 2021 terá um modelo de concessão baseado no mérito dos Projetos de Pesquisa, independente do nível de avaliação atribuído pela CAPES.

Leia o ofício na íntegra aqui.
Física ao Vivo - Anderson Gomes - O que é Nanofotônica?

Edições anteriores

Mensagens em Anúncios da SBF recebidas de 06/08 a 13/08/2020

Eventos:
ICTP-SAIFR Física em Casa: Um “POEMMA” - detector de partículas cósmicas ultra-energéticas
I Ciclo de Webinários conjunto do PGCM e PPGQ
GravBR - Seminários, cursos e divulgação em gravitação e cosmologia

Informes:
"Fundamentals of Magnonics" escrito pelo Prof. Sergio M. Rezende (UFPE)

Oportunidades
Pós-doc FAPESP
Curso de Extensão – A Física na Música da UERJ
Bolsas para projeto em Inteligência Artificial para a saúde (COVID-19)
Processo seletivo para bolsas de doutorado - PPGCosmo/UFES
Facebook
Twitter
Website
Esta é uma mensagem automática.
Favor não responder este e-mail, pois não será lido.
Para entrar em contato conosco, relativo aos Anúncios da SBF,
escreva para anuncios@sbfisica.org.br.