Destaque do BJP
Estruturas periódicas em um modelo predador-presa

Uma mesma equação matemática governando a dinâmica de um sistema físico pode dar origem tanto a um movimento caótico, praticamente imprevisível, quanto a outro estável, quase ou totalmente periódico. Tudo pode depender das condições iniciais, ou então dos valores dos parâmetros das equações do sistema. Em um trabalho publicado na revista Brazilian Journal of Physics, Paulo Rech, do Departamento de Física da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), analisa a dinâmica de um modelo matemático ecológico para o equilíbrio da população de duas espécies, uma presa e seu predador, convivendo em um certo habitat.
Leia mais

Acontece na SBF
SBF colabora na realização da Olimpíada Nacional de Ciências 

Nesta quinta-feira, dia 6 de agosto, e sexta-feira, dia 7, acontecem as provas da 1ª fase da quinta edição da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Mais de 2 milhões de estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Técnico se inscreveram na competição realizada em conjunto pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de Química (ABQ), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Departamento de História da UNICAMP, com apoio financeiro do MCTI e colaboração administrativa da UFPI.
Leia mais

Física participa de nota técnica da Fiocruz relacionada à Educação Básica na pandemia

Pesquisadores e profissionais da área da saúde e educação ligados ao Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), elaboraram nota técnica com o objetivo de orientar membros da comunidade escolar e mitigar possível transmissão de COVID-19 em sala de aula na rede básica de ensino. A iniciativa se deu por conta da decisão de municípios ao permitirem o retorno das atividades escolares. A física Deise Miranda Vianna, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (EBS/IOC) está dentre os docentes que assinam e colaboraram com o relatório.   
Leia mais

SBPC pede mais mudanças para a Chamada 25/2020 do CNPq
O Grupo de Trabalho do MCTI da SBPC,  coordenado por Rogério Rosenfeld, Presidente da SBF, escreveu mais um Ofício ao CNPq, enviado nessa quarta-feira, após a publicação da Retificação da Chamada 25/2020 sobre Bolsas de Mestrado e Doutorado. A carta solicita a remoção do item que elimina cursos de Pós-Graduação com nota 3 do processo de seleção, e sugere que o Conselho Deliberativo do CNPq participe na elaboração de chamadas futuras.

Leia o documento na íntegra aqui.
Pesquisadores de Mato Grosso protestam contra perda de autonomia da FAPEMAT
A SBF endossa a campanha de abaixo assinado para a carta aberta de pesquisadores do Estado do Mato Grosso contra o Decreto nº 575, de 23 de julho, no qual o governo estadual retira a autonomia da Fundação de Apoio à Pesquisa do Mato Grosso (FAPEMAT). 
Leia mais
Assista ao vídeo do Física ao Vivo realizado ontem sobre o Projeto Sirius
Assista agora!
Mensagens em Anúncios da SBF recebidas de 30/07 a 06/08/2020

Eventos:
SEMINÁRIOS on-line da DIVISÃO de ASTROFÍSICA do INPE - 2020

Informes:
A nova composição do Grupo de Trabalho sobre Questões de Gênero da SBF  (GTG-SBF) está definida
"Nonlinear Field Theories and their Applications" no Advances in High Energy Physics (AHEP)
Revista "Cadernos de Astronomia"

Oportunidades
Bolsa de Pó-doutoramento: Estudo de Catálise em Nanofios Metálicos e superfícies
Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC
Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada - INPE
Curso on-line Microsocpia eletronica de transmissão - IFGW-UNICAMP
Seleção Mestrado em Física/UFLA - 2020/2
Facebook
Twitter
Website
Esta é uma mensagem automática.
Favor não responder este e-mail, pois não será lido.
Para entrar em contato conosco, relativo aos Anúncios da SBF,
escreva para anuncios@sbfisica.org.br.