Destaque em Física
Como projetar redes 2D de metais em sílica

Novas simulações computacionais mostram como é possível construir redes de átomos de metal em uma camada monoatômica de sílica (óxido de silício) com as propriedades eletrônicas desejadas. No artigo publicado na revista Nano Letters, Felipe Crasto de Lima (CNPEM) e Roberto Miwa (UFU) simulam a construção de uma rede hexagonal com a mesma capacidade extraordinária de condução elétrica do grafeno. Mostram também como construir outras redes bidimensionais com estados eletrônicos diferentes, conhecidos teoricamente, mas ainda não observados em laboratório.
Leia mais

Acontece na SBF
BJP incentiva artigos multidisciplinares com novos editores

O Brazilian Journal of Physics (BJP), revista da SBF, está ampliando seu escopo, incentivando pesquisadores das áreas multidisciplinares da Física, em particular a Física Médica e a Biofísica, bem como a Física Aplicada, a submeterem seus trabalhos à nossa revista.

Dois novos Editores Associados foram incorporados ao corpo editorial do BJP. Os Professores Drs. Oswaldo Baffa (USP – Ribeirão Preto) e Newton Cesário Frateschi (UNICAMP) estarão dedicados a essas áreas.
Leia mais

Carta pede suspensão da Chamada 25/2020 do CNPq

O Grupo de Trabalho do MCTI da SBPC, do qual a SBF faz parte, enviou dia 22 de julho ao Presidente do CNPq um carta pedindo a suspensão da Chamada 25/2020 para bolsas de mestrado e doutorado vinculados a projetos de pesquisa do CNPq. O documento lista uma série de problemas no texto da chamada, com sugestões de soluções.

Acesse aqui a carta

Relatório de gestão da Diretoria 2019

O relatório de gestão anual de 2019 da diretoria da SBF está disponível para consulta em nosso site. O relatório de gestão foi discutido juntamente com os relatórios financeiro e da comissão fiscal na Assembleia Geral Ordinária da SBF, excepcionalmente realizada online no dia 17 de julho.
Leia mais

Mensagens em Anúncios da SBF recebidas de 16/07 a 23/07/2020

Eventos
Seminários on-line da Divisão de Astrofísica do INPE - 2020
II Dia Internacional da Mulher na Ciência - Recife
Ciclo de colóquios 2020 do Instituto de Física da UFF
16ª edição da conferência Integrability in Gauge and String Theory (IGST)
Física para Estudantes de Ensino Médio - ICTP-SAIFR

Oportunidades
Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial – FAPERGS
Curso de Especialização em Ensino de Nanociências e Nanotecnologia totalmente em formato EaD
Mestrado e Doutorado em Física na UFABC
Facebook
Twitter
Website
Esta é uma mensagem automática.
Favor não responder este e-mail, pois não será lido.
Para entrar em contato conosco, relativo aos Anúncios da SBF,
escreva para anuncios@sbfisica.org.br.