Destaque em Física
Físicos aplicam geometria curva para projetar circuitos atômicos

A atomotrônica é uma nova área da física, análoga à eletrônica. Ao invés de circuitos de elétrons, estuda o desenvolvimento de circuitos para átomos, controlados por meio de lasers e campos magnéticos. Um estudo teórico realizado por François Impens, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Romain Duboscq e David Guéry-Odelin, da Universidade de Toulouse, França, mostra como projetar um guia de onda para átomos mais eficiente que os atualmente utilizados em laboratório. Explorando a dualidade onda-partícula da mecânica quântica, os pesquisadores aplicaram técnicas da mecânica clássica para geometrias curvas, conseguindo reduzir a oscilação dos átomos quando passam pelas curvas acirradas de um circuito.
Leia mais

Acontece na SBF
Físico da UFPR fala sobre o Portal COVID-19 no Paraná e a disseminação da doença no estado

O professor Marcus Werner Beims da Universidade Federal do Paraná (UFPR) fala sobre os dados divulgados no “Portal COVID-19 no Paraná” e ressalta de que maneira estão medindo a disseminação da doença no estado. As estradas que cortam as cidades paranaenses e seu fluxo de trânsito têm sido o principal meio pelo qual o coronavírus se propaga. Essa é a última entrevista da série “Físicos e a COVID-19”.
Leia mais

Comissões de área anunciam teses de doutorado premiadas

As comissões de área da SBF anunciaram as melhores teses de doutorado em física defendidas no Brasil entre 2016 e 2017. Confira aqui a lista das teses premiadas. A Diretoria da SBF agradece ao trabalho das comissões e parabeniza os vencedores.
Leia mais

Mensagens em Anúncios da SBF recebidas de 25/06 a 02/07/2020

Eventos
Física em Casa: Sistemas Complexos - ICTP-SAIFR
Semana de Física 2020 – IF Sertão PE campus Petrolina
Webinários do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPA
SEMINÁRIOS on-line da DIVISÃO de ASTROFÍSICA do INPE - 2020
Seminários e Colóquios UDESC

Oportunidades
Mestrado em Física UFSJ-UNIFAL/MG
Facebook
Twitter
Website
Esta é uma mensagem automática.
Favor não responder este e-mail, pois não será lido.
Para entrar em contato conosco, relativo aos Anúncios da SBF,
escreva para anuncios@sbfisica.org.br.