Destaque em Física
Físicos desenvolvem pulsos laser para detecção de gases

Uma equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST), no Colorado, Estados Unidos, com a participação de Flávio Caldas da Cruz, físico da UNICAMP, demonstrou como gerar luz infravermelha com frequências ideais para medidas de espectroscopia de moléculas de gases orgânicos, combinando técnicas de óptica não-linear com feixes laser de pulsos ultra-curtos. A combinação de técnicas  permitiu a detecção de moléculas de acetona e de sulfeto de carbonila em uma concentração gasosa de cerca de uma parte por bilhão. O novo método abre a possibilidade para a fabricação de sensores de gases de alta precisão mais rápidos e compactos que os usados atualmente em aplicações na biologia, química ou medicina.
Leia mais

Acontece na SBF
SBF organiza painel em homenagem a Roberto Salmeron

Em parceria com a ABC e a SBPC, a SBF realiza um painel em homenagem ao físico brasileiro Roberto Salmeron, falecido dia 17 de junho, aos 98 anos.

Acompanhe AMANHÃ, dia 26, às 14hs, em nosso canal no Youtube.

Físico da UFLA coordena projeto que adapta máscaras de mergulho para respiradores no combate à COVID-19

O professor Jefferson Esquina Tsuchida da Universidade Federal de Lavras (UFLA), MG, coordena um projeto desenvolvido por alunos que propõe a adaptação de máscaras de mergulho para serem utilizadas em UTI, nos aparelhos respiradores em pacientes com COVID-19. De acordo com o pesquisador, o custo-benefício em torno dessa máscara é desde o valor da produção que fica em torno de 400 reais até o conforto do paciente. O preço do equipamento tradicional é de 2000 reais.
Leia mais

Segundo volume de 2020 da RBEF online

Já está disponível online o segundo fascículo completo de 2020 da Revista Brasileira de Ensino de Física, com artigos em português, inglês e espanhol, abordando diversos tópicos de Física, Pesquisa em Educação, Recursos Didáticos, História da Física e Ciências Afins, voltados para professores de Física de todos os níveis, do Ensino Médio à Pós-Graduação. 
Leia mais

Física ao Vivo retorna em agosto

Ontem aconteceu a última edição do semestre do Física ao Vivo. A Profa.Ivone Albuquerque (USP) fez uma transmissão ao vivo sobre o que é a Matéria Escura no Universo. Todas as 17 edições do programa de divulgação científica estão disponíveis na página da SBF. 
Leia mais

Mensagens em Anúncios da SBF recebidas de 18/06 a 25/06/2020

Eventos
Ciclo de colóquios 2020 do Instituto de Física da UFF
VIII Semana Acadêmica da Física
Colóquios Interdisciplinares de Ciências e Inovação Tecnológica - CICIT
IV Escola de Invernos em Física Aplicada á Medicina e Biologia (EIFAM)

Oportunidades
Postdoc/PhD em laboratorio na UCLA
Processo Seletivo FÍSICA/UFPR
Facebook
Twitter
Website
Esta é uma mensagem automática.
Favor não responder este e-mail, pois não será lido.
Para entrar em contato conosco, relativo aos Anúncios da SBF,
escreva para anuncios@sbfisica.org.br.