Destaque em Física
Estudo quantifica falta de diversidade e inclusão entre físicos brasileiros

A revista Physical Review Physics Education Research publicou dia 5 de junho os resultados de estudo feito pelo Grupo de Trabalho sobre Questões de Gênero da SBF, traçando um perfil quantitativo da identidade de gênero, orientação sexual e etnia dos físicos e físicas trabalhando no país. Celia Anteneodo (PUC-RJ) e seu colegas analisaram os dados de um questionário online divulgado pela SBF em 2018 e respondido por 1695 estudantes e profissionais. O trabalho apresenta também conclusões sobre as principais motivações e dificuldades sentidas pelos físicos ao longo de sua carreira, além de dados preocupantes sobre a ocorrência de assédio sexual e moral dentro da comunidade.
Leia mais

Acontece na SBF
SBF condena o racismo

Em várias partes do mundo aconteceram manifestações contra o racismo desencadeadas pelo assassinato de George Floyd nos Estados Unidos. 

A American Physical Society, a Optical Society of America, os arXiv e várias colaborações internacionais pararam no dia 10/06 para refletir sobre o problema racial. Encabeçada por físicos de partículas, a iniciativa Particles for Justice (www.particlesforjustice.org) é uma das lideranças desse movimento.
Leia mais

Físico da Unicamp faz previsões sobre a COVID-19 para o Reino Unido, Suécia e Estados Unidos e analisa dados brasileiros

No estudo realizado pelo professor Stefano De Leo do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC), da Universidade Estadual de Campinas, (Unicamp), são analisadas as características da COVID-19 em diferentes países e a maneira como os respectivos governantes atuaram. A partir de uso da distribuição “skew-normal”, são apontadas previsões para o Reino Unido, Suécia e Estados Unidos. Segundo o autor, essas distribuições assimétricas dariam uma estimativa mais próxima da realidade no final da pandemia. 
Leia mais

Mensagens em Anúncios da SBF recebidas de 04/06 a 12/06/2020

Eventos
ICTP-SAIFR organiza escola internacional de física de partículas
Ciclo de colóquios 2020 do Instituto de Física da UFF

Oportunidades
Prazo para a candidatura GTG-SBF prorrogado
Bolsa de Doutorado Direto FAPESP em Astropartículas no IFSC-USP
Mestrado Profissional Formação em Ciências para Professores - UFRJ
Curso de Extensão: Nanociências e Nanotecnologia para Iniciantes - EaD
Facebook
Twitter
Website
Esta é uma mensagem automática.
Favor não responder este e-mail, pois não será lido.
Para entrar em contato conosco, relativo aos Anúncios da SBF,
escreva para anuncios@sbfisica.org.br.