Acontece na SBF
A Ciência pode salvar o Brasil

Neste momento de crise, a Sociedade Brasileira de Física (SBF) junta-se às demais sociedades científicas em defesa da ciência. Essa defesa que deveria ser assumida pelos governantes de um país que depende de tecnologias cotidianamente, como é o Brasil de hoje.

A ciência deveria começar a ser introduzida em plena infância, ser atiçada nos bancos das escolas e tomar força e volume nas universidades e centros de pesquisa, o que parece não ter espaço em nossa realidade. A atual gestão do Ministério da Educação e Cultura (MEC) não cumpre o papel de defesa das escolas, das Universidades e da ciência, sendo, ao contrário, seu maior opositor. Esta gestão do MEC não é somente conivente com os cortes em educação e ciência, mas está em cruzada permanente para censurar o que se ensina e desacreditar quem mais produz ciência, a universidade pública.
Leia mais

Confira o primeiro volume de 2020 da RBEF

Como usar uma câmera de celular e um brinquedo fidget spinner para ilustrar os conceitos de inércia, torque e momento angular? Em um artigo da Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), Daniel Guilherme Gomes Sasaki e Vitor Luiz Bastos de Jesus, do CEFET-RJ, apresentam um experimento de fácil execução para analisar a trajetória do lançamento oblíquo de um spinner com ou sem rotação. O artigo faz parte do primeiro fascículo completo de 2020 da RBEF, disponível online desde março.
Leia mais

MNPEF mantém atividades presenciais suspensas por conta da quarentena 

O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) tem vivido o desafio, assim como muitos setores da educação, em manter as atividades. Sobre como tem sido essa fase inédita de quarentena devido a pandemia de COVID-19 a Profa Dra Iramaia Jorge Cabral de Paulo coordenadora nacional do programa respondeu em entrevista à SBF. 

O MNPEF é uma atividade da SBF em nível nacional profissionalizante. Professores atuantes do nível fundamental e médio são o público alvo do curso que visa oferecer reflexão e ferramentas didáticas para serem aplicadas em sala de aula. Atualmente são 63 polos em todo país 
Leia mais

Brasileiros ganham medalhas na olimpíada de física dos países bálticos

Esta foi a primeira vez que estudantes brasileiros participaram da olimpíada de física dos países bálticos, a Nordic-Baltic Physics Olympiad (NBPhO). Os estudantes conquistaram uma medalha de ouro, duas de prata e duas de bronze. A disputa ocorreu online por conta da pandemia de COVID-19. 
Leia mais

Física ao Vivo - Marcelo M. Guzzo - O que são neutrinos?

Edições anteriores

Mensagens em Anúncios da SBF recebidas de 14/05 a 21/05/2020

Questionário
- Um associado da SBF (Luciano Denardin de Oliveira, PUC-RS) desenvolveu um questionário sobre as percepções relativas a atual pandemia (comitê de ética CAAE 31541220.8.0000.5336). Caso exista interesse de sua parta em participar da pesquisa, acesse https://bit.ly/3fHQ22d

Eventos
Física em Casa - Possível ou Impossível - ICTP-SAIFR
Ciclo de colóquios 2020 do Instituto de Física da UFF

Oportunidades
PhD position - Universidade de Pádua, Itália
Seminários online OSA & SPIE Student Chapters Recife
Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado em Física na UFMG
Facebook
Twitter
Website
Esta é uma mensagem automática.
Favor não responder este e-mail, pois não será lido.
Para entrar em contato conosco, relativo aos Anúncios da SBF,
escreva para anuncios@sbfisica.org.br.