Destaque em Física
Átomo em cavidade óptica pode emitir luz sem excitação

A luz do Sol, das lâmpadas fluorescentes e de outras fontes de luz que encontramos no dia-a-dia funcionam por um processo cíclico de excitação e decaimento atômico. Em geral, uma fonte de energia fornece energia aos átomos de modo que seus elétrons passam de um estado de energia fundamental a um excitado, de energia mais alta. Uma vez no estado excitado, os elétrons emitem luz e decaem para o estado de energia mais baixa, ficando prontos para ser excitados novamente. A emissão de luz continua enquanto for fornecida energia para excitar os átomos. Agora, um estudo teórico demonstra outra possibilidade além da excitação atômica. “Mostramos que é possível ter um processo de emissão de luz sem excitar um átomo”, afirma Celso Jorge Villas-Boas, professor do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos.
Leia mais

Acontece na SBF
Divulgação de iniciativas de físicos brasileiros na pesquisa e enfrentamento da COVID-19

A SBF inicia a divulgação das iniciativas de físicos brasileiros relacionadas à COVID-19. 

O  Boletim da SBF publicará notas curtas (com links) sobre os trabalhos dos grupos envolvidos e a cada semana uma matéria mais detalhada sobre um deles.
Leia mais

Físico da Unicamp analisa dados da Covid-19 e colabora na produção de EPIs

Essa é a primeira matéria da série de iniciativas de físicos brasileiros que pesquisam sobre a Covid-19. Entrevistamos o professor Rickson Coelho Mesquita do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) da Unicamp, que tem trabalhado na análise de dados da doença no Brasil e ao redor do mundo. Juntamente com colegas do instituto e dois alunos, também estão produzindo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para o Hospital de Clínicas da universidade. 
Leia mais

SBF participa como convidada do Fórum de Coordenadores das Pós-Graduações em Física e Astronomia

A SBF reconhece a importância das ações do Fórum de Coordenadores das Pós-Graduações em Física e Astronomia do qual agora participa como convidada. Também colocamos em nossa página um link para a página do Fórum.
Leia mais

SBF participará de Marcha Virtual pela Ciência

Dia 7 de maio acontecerá a Marcha Virtual pela Ciência no Brasil, uma manifestação com atividades transmitidas pelas redes sociais ao longo do dia, com o objetivo de chamar a atenção para a importância da ciência no enfrentamento da pandemia de covid-19 e de suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas. O evento é uma iniciativa da SBPC, junto a suas Secretarias Regionais e Sociedades Científicas Afiliadas, entre elas a SBF.
Leia mais

Física ao Vivo - Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho - Tecnologia Nuclear no Brasil: o Programa Nuclear da Marinha

Edições anteriores

Escola de Professores no CERN adiada para 2021

Devido à pandemia de COVID-19, o CERN decidiu suspender todos os programas para professores de ensino médio até setembro de 2020. Assim os coordenadores da 14ª edição da Escola de Professores no CERN em Língua Portuguesa decidiram adiar o evento para 2021. As inscrições começam em abril do próximo ano. 

Quaisquer dúvidas poderão ser enviadas para: escolacern@gmail.com.

Mensagens em Anúncios da SBF recebidas de 16/04 a 23/04/2020

Eventos
Workshop Fundamental Aspects of String Theory realizado em formato on-line
ICTP-SAIFR Minicurso Online sobre Partículas para Alunos de Ensino Médio

Oportunidades
Processo seletivo doutorado - CEFET/UFF
Duas Bolsas de Doutorado IFUSP - Design de Materiais - Grupo SAMPA
Facebook
Twitter
Website
Esta é uma mensagem automática.
Favor não responder este e-mail, pois não será lido.
Para entrar em contato conosco, relativo aos Anúncios da SBF,
escreva para anuncios@sbfisica.org.br.